Amigos pelo mundo
Teresa Rebelo – Salzburgo, Áustria
Não conheço a Teresa pessoalmente. É o que se pode chamar de “amiga virtual”, mas por culpa inteiramente minha!
Durante a viagem de autocaravana que fiz pela Europa, em 2019, começamos a trocar umas impressões via Instagram e, simpaticamente, a Teresa deu-me algumas dicas de viagem sobre a Áustria e Salzburgo, onde vive. Fiquei de a contactar quando estivesse na cidade, para nos conhecermos e tomarmos um café, mas não o fiz. Por esquecimento, comodismo, pressa, timidez, whatever… fui trengo! :)
Quem é a Teresa
» Nome: Teresa Rebelo
» Idade: 34
» Profissão: Coordenadora de conteúdo media
» Hobbies: Viagens, caminhar, cotografar, aprender novas línguas, ouvir música
» De onde és originalmente: Lisboa
» Há quanto tempo estás a viver em Salzburgo: 6 anos
Apaixonada pela diversidade humana, línguas e viagens, cujo conteúdo tento partilhar também no meu perfil de Instagram @teresatrebelo.
Como foste parar à Áustria e a Salzburgo?
A vida acabou por me trazer para à Áustria em 2015. Vim com o meu namorado da altura, que foi convidado para vir trabalhar, e eu segui-o. Já tinha estado anteriormente em Salzburgo, mas não imaginava que, uns anos mais tarde, poderia ser a minha casa.
O meu dia-a-dia normal aqui é tranquilo, tipo casa-trabalho-casa. Mas aproveito alguns momentos também para caminhar e absorver a natureza, o ar-puro que esta terra tem para nos dar.
Para alguém que viaje em turismo, qual a melhor zona para ficar em Salzburgo?
Salzburgo é uma cidade pequena e os monumentos mais importantes estão quase todos concentrados nas principais zonas a visitar. O mais prático será ficar num hotel perto de Mirabell, que fica na parte “nova” da cidade. Dessa forma, os viajantes terão oportunidade de visitar facilmente os dois lados da cidade (centro histórico e parte nova), que está dividida pelo rio Salzach.
Onde dormir em Salzburgo
É provável que nem todos os orçamentos comportem uma ou duas noites no histórico e magnífico Hotel Sacher. Por isso, aqui fica uma lista de alguns alojamentos bem localizados e recomendados em Salzburgo.
» Hotel Stein
» Cityhotel Trumer Stube
» Hotel am Mirabellplat
» Hotel Markus Sittikus
» Motel One Salzburg-Mirabell
» The Keep Eco Residence
Qual é a melhor forma de nos deslocarmos em Salzburgo?
Apesar de os transportes funcionarem muito bem, diria que a melhor forma de deslocação em Salzburgo é mesmo a pé! Não conseguiria imaginar de outra forma. A cidade é pequena e facilmente se chega a todo o lado.
Dica de viagem
Para além de entrada gratuita nos principais museus e atracções da cidade, o Salzburg Card inclui a utilização ilimitada de transportes públicos, bem como uma viagem ida/volta no teleférico para Untersberg e no funicular para o forte. Incluin ainda um passeio de barco no rio Salzach. Vale a pena!
O que se deve mesmo fazer e visitar em Salzburgo em dois dias?
No primeiro dia, caminhamos pelas ruas mais típicas, começando pela Linzergasse, do lado novo da cidade. É uma das principais ruas comerciais, mas tem edifícios tom pastel muito bonitos. O fim da rua vai dar ao rio, o Salzach, que marca a divisão entre o centro histórico e a parte nova. Antes de seguirmos viagem para ao centro histórico, passamos primeiro por Mirabell, vemos os seus jardins, tiramos fotos à fortaleza que se avista desde ali.
Cruzamos então a ponte Staatsbrücke, cheia de cadeados de amor, e chegamos ao centro histórico. Passamos pela Getreidegasse, a principal rua comercial de Salzburgo, visitamos a catedral, subimos até à fortaleza e lá de cima caminhamos por Mönchsberg, uma montanha com vistas maravilhosas sobre a cidade. Ao chegar ao museu de arte contemporânea, começamos a descer novamente para o centro histórico. Paramos no Café am Kai, para apreciar a vista e fazer uma pequena pausa.
Num segundo dia, podemos visitar alguns sítios interessantes fora deste circuito de centro histórico, como Hellbrunn, que é uma grande área verde onde está o zoo, museus e palácios. Foi em Salzburg que o filme “Música no Coração” foi gravado, e há muitos pontos de interesse turístico com esta referência. Outro destes locais é palácio de Leopoldskronn, onde foi gravada aquela cena em que caem todos ao lago. Podemos também visitar o Hangar 7, onde estão expostos os carros de Fórmula 1, aviões e outras máquinas da Red Bull. A entrada é gratuita!
E um lugar menos óbvio, onde levarias um amigo que já conhece a cidade?
Levaria a Panzerhalle, que é uma zona da cidade pouco conhecida entre turistas e uma espécie de Mercado de Campo de Ourique. Para caminhar por sítios bonitos e ter alguma paz, ou ver surf no rio, levaria ao Almkanal.
E comer? Recomendas algum restaurante especial em Salzburgo?
Para quem gosta de provar a comida tradicional dos países, sugiro o Sternbräu. É um dos restaurantes com mais espaço na cidade, com comida típica austríaca e os bem conhecidos Schnitzel, o prato mais comum na Áustria que é, basicamente, um panado.
Para vegetarianos ou vegans, recomendo o Indigo, o Ping Pong Poke que abriu recentemente, o Afro Coffee ou o Spicy Spices. Estão todos concentrados na zona ou muito perto do centro histórico.
Que outros locais na Áustria recomendas conhecer? Seja numa escapadinha perto da cidade ou numa viagem pelo país.
No seu conjunto, a Áustria é um país espectacular para fazer umas férias tranquilas e ideal para quem quer relaxar corpo e mente. Todas as regiões têm os seus encantos, com paisagens lindíssimas.
Salzburgo é uma cidade rodeada de lagos com montanhas como pano de fundo. Existem demasiados para conseguir ver tudo com calma! Mas um passeio a não perder é conhecer Fuschl am See, Wolfgangsee e Mondsee. Eventualmente, esticar um bocadinho e ainda conseguir visitar Halltstatt. Durante o Verão, a estrada até ao glaciar de Großglockner está aberta e é uma visita interessante de se fazer.
A sul, mais perto de Itália, temos mais lagos mas também uma região vinícola. O Tirol tem cidades como Innsbruck ou Kufstein, que são muito bonitas e merecem igualmente uma visita.
Voralberg é uma região muito verde, mas também com muita neve, perto da Suíça. Tem imensos caminhos pela natureza, montanhas e as estradas mais bonitas, com paisagens deslumbrantes.
E, claro, Viena é Viena! :)