Visitar Melbourne como um local – Aldónio Ferreira

Amigos pelo Mundo
Aldónio Ferreira – Melbourne, Austrália

Se bem me recordo, eu e o Aldónio não nos demos especialmente bem quando nos conhecemos. Eu era um aluno rebelde do 3º ano do Curso de Administração e Gestão de Empresas, na Universidade Católica do Porto. Ele era o metódico professor assistente de Controlo de Gestão, um dos “cadeirões” do curso. Não tinha muito para dar certo… :)

Mas lá nos fomos entendendo e, após alguns “embates” sem grande importância durante as aulas, a semana da queima fez milagres. Num ambiente mais descontraído, fomos conversando mais à vontade e com menos reservas…. e, gosto de acreditar, fomos ganhando o respeito um do outro.

Uma imagem que tenho bem presente é do seu desespero ao ver-me completamente bloqueado durante o exame oral da disciplina, em frente a um enunciado meticulosamente escrito pelo Professor Baganha num quadro negro com 5 metros de largura. Se pudesse, o Aldónio tinha resolvido o exercício por mim naquele dia! :) Mas reprovei… e, pela única vez durante todo o curso, tive que ir à época de Setembro. Fiquei com 15 na nota final.

aldonio ferreira andre parente
A única cerimónia ou actividade académica em que participei durante o curso foi a Imposição das Insígnias. O meu Padrinho foi o Dr Aldónio Ferreira! Porto, 1998.

Entretanto, o curso chegou ao fim. Eu fui à minha vida (trabalhar para ser um gestor de sucesso!) e o Aldónio continuou na dele. Não me lembro bem quando e como soube que ele se tinha mudado para a Austrália mas, graças ao Facebook, acabámos por retomar o contacto alguns anos mais tarde.

Conversa puxa conversa, acabei por passar alguns dias em casa dele, em Melbourne, durante a minha viagem de volta ao mundo. Desde aí, vamos mantendo algum contacto e, de longe a longe, ainda nos conseguimos encontrar!

O Aldónio é alguém por quem tenho um enorme respeito. Não só por ter sido meu professor e pela sua inegável competência profissional mas, numa vertente mais pessoal, por ter tido a coragem de fazer o que muitos de nós gostaríamos: pegar nas coisinhas e ir à procura!

Quem é o Aldónio?

Nome: Aldónio Ferreira
Idade: Quarenta e alguns
Profissão: Professor Universitário
Hobbies: Atletismo (trail running e estrada), fotografia, viajar
Família: Casado, uma gatinha
De onde és originalmente: Camacha, Ilha da Madeira
Há quanto tempo estás a viver em Melbourne: 14 anos

melbourne aldonio ferreira

Conta-nos, resumidamente, como foste parar a Melbourne

Foi tudo muito simples. Apanhei o avião no Porto e, zás, dia e meio depois dei por mim em Melbourne!…

… O que me puxou para a Austrália foi a curiosidade e a oportunidade da aventura e descoberta. Emprego já tinha e era bom. Tive de arranjar um outro, cá, para financiar o projecto. Foi na Monash University onde aterrei em 2004 e nunca mais olhei para trás! Ainda cá continuo, mas as responsabilidades cresceram, as expectativas mudaram. Por enquanto, parece que vou dando conta do recado.

Como é o teu dia-a-dia em Melbourne?

monash university melbourne
Um dos campus da Monash University, em Melbourne.

Tipicamente, o meu dia começa às 5:15 da manhã. Levantar cedo não é natural para mim, mas é a rotina que levo. Pelas 7 da manhã estou no escritório para o começo do dia e fico cá até às 5 da tarde. O dia é preenchido com actividades administrativas (o meu cargo actual assim o exige), de investigação, e, dependendo da altura do ano, de ensino.

Para alguém que viaje em turismo, qual a zona que aconselhas ficar em Melbourne?

St. Kilda, Melbourne

Como tenho casa em Melbourne, não costumo fazer check-in nos hotéis cá do sítio. No entanto, se estivesse em viagem escolheria as zonas de St. Kilda ou Fitzroy. Provavelmente, South Yarra também não será uma má escolha. Qualquer uma destas zonas tem excelentes cafés, bares e restaurantes. São, também, pontos de encontro com outros viajantes. São boas bases para explorar esta cidade magnífica, para conhecer pessoas interessantes e para bons momentos de diversão.

Alojamentos em Melbourne

 

Qual é a melhor forma e mais segura de nos deslocarmos em Melbourne?

Melbourne é uma cidade muito segura. Muito mesmo. Desde que se exerçam as precauções básicas, as férias podem ser gozadas na sua plenitude. O sistema de transporte é multi-modal, com comboios, eléctricos e autocarros na mistura. O método mais eficaz para explorar a cidade requer o uso dos icónicos eléctricos. Esta é a minha primeira escolha e recomendação!

eléctricos melbourne
Os transportes em Melbourne são muito eficientes. Aldónio Ferreira, arquivo pessoal.

A cozinha Australiana não é muito conhecida. Quais são os seus pratos típicos?

A cozinha Australiana é o um híbrido que reflecte as diversas nacionalidades de imigrantes. Não existem muitos pratos que se possam considerar Australianos, mas receitas de churrasco são típicas. No capítulo dos doces, o título vai para a Pavlova.

A minha recomendação para quem venha a Melbourne é que abandone a ideia de procurar o esquivo prato Australiano e abrace a diversidade culinária, sem paralelo no mundo, que a cidade oferece. Melbourne tem restaurantes que servem comida de qualidade exceptional das diversas regiões do planeta. Comida grega, italiana, vietnamita, chinesa, etíope, afegã, nepalesa, indiana, tailandesa, etc, etc. A variedade é incrível!

Quais são os locais “obrigatórios” para conhecer em Melbourne?

Melbourne é um pouco como o Porto – uma cidade onde um viajante se sente bem e as pessoas são calorosas. O centro da cidade combina arquitectura moderna com elementos históricos e é de encher o olho. As ruas icónicas como Flinders Lane, as lojas de Melbourne Central, os cafés, as famosas ruas de graffiti (Hosier lane, por exemplo), os jardins e parques como Fitzroy Gardens, Botanical Gardens ou Carlton Gardens. Um lugar mesmo a não perder é o memorial “Shrine of Remembrance”, que oferece uma vista magnifica sobre a cidade!

melbourne street art
As famosas ruas de graffitis no centro de Melbourne. Aldónio Ferreira, arquivo pessoal.
Melbourne memorial Shrine of Remembrance
O memorial “Shrine of Remembrance” é um dos pontos obrigatórios para visitar em Melbourne. Aldónio Ferreira, arquivo pessoal.

Tours e actividades em Melbourne

Costumas sair à noite? Onde recomendarias ir?

Sim, saio para correr! Para bares, nem tanto. Acland St, em St Kilda, é provavelmente para onde iria se tivesse tempo. Brunswick St, em Fitzroy, é igualmente uma excelente escolha. South Bank também é uma zona muito popular, mas é normalmente frequentada por pessoas de um escalão etário mais elevado…e carteiras mais recheadas!

Bares em Melbourne

Que outros locais recomendas conhecer perto de Melbourne ou numa viagem de algumas semanas pelo país?

A Austrália é uma ilha grande… Alguns dos muitos locais que poderia recomendar são as Uluru, Kakadu, Tasmania, Sydney, Blue Mountains, Gold Coast. Aqui no estado de Victoria, os Grampians, o Wilson Promotory, a Philip Island, as Dandenong Ranges and Yarra Ranges. A lista de possíveis destinos é interminável.

grampians melbourne
Grampians National Park. Foto de VisitVictoria.com
philip island melbourne
Philip Island. Foto de VisitMelbourne.com
uluru australia
Uluru, Austrália.
gold coast Australia
Snapper Rocks. Boas ondas na Gold Coast australiana.
sydney opera australia
A Ópera de Sydney é um dos edifícios mais famosos as Austrália e do mundo.
 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou Airbnb.
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre tours à medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

Deixe um comentário