Vinho, ceviche e leões-marinhos

Islas BallestasÀ tarde, perguntei ao Marco onde poderia provar o famoso vinho de Pisco. Guiou-me a uma casa privada onde bebemos vários copos na companhia de um casal de velhinhos muito acolhedor. O homem fazia recauchutagem de pneus e a oficina e a casa estavam debaixo do mesmo tecto. Já agora, a sala de estar onde nos colocamos, entre ferros e cheiros a óleo, era no passeio da rua. Deixamo-nos estar por um par de horas e fomos bebendo. O vinho era branco, forte e muito saboroso. Era fabricado na cidade vizinha, Ica, mas Pisco era o nome do vinho, por isso é que também era muito famoso aqui. A verdade é que Marco e eu nos deixamos lentamente embebedar sem passar dos limites. Estávamos bem. A apanhar sol com um copo na mão. Já tocados, saímos. Perguntei quanto era e o simpático senhor disse que era oferta. Envergonhado agradeci e ainda tentei dar algum dinheiro que recusaram. Saí agradecido e borracho. Marco voltou ao trabalho e eu fui passear, sem destino, pelo centro. Se um dia cá vierem, passem na Calle Cerro Azul, 59 para darem um abraço aos senhores que vos abrirem a porta. Sou eu que recomendo e digam que vão da parte do português com nome de santo.

Voltei ao meu hotel e, pouco antes do jantar, fui até a Plaza Belén que tem o nome da igreja que a apadrinha. A igreja, de clara influência colonial (claro!!!), tem uns tectos muito bonitos. Enquanto pedia um emoliente nos pequenos carros que estão no meio das praças comecei a falar com um senhor. Começou-me a explicar como eram os peruanos e os cuidados que eu deveria ter. Estivemos na conversa mais de uma hora. Chamava-se Augustin e tinha nascido no dia 28 de Agosto, dia de Santo Agostinho, exactamente como eu chamar-me Inácio e ter nascido no dia de Santo Inácio. Graças a esta coincidência desenvolvemos logo uma afinidade muito grande. Augustin deveria ter perto de 60 anos e trabalhava no porto como guarda alfandegário. Ao fim da tarde vinha sempre à Plaza para não estar em casa a ouvir os desvarios da mulher. A mulher era serrana, por isso, Augustin não sentia nenhuma diferença em relação aos peruanos das montanhas mas, advertiu-me que na costa muita gente não gosta dos serranos. Perguntei-lhe por um restaurante para jantar. Levou-me ate à porta para me indicar o local e recomendou-me ceviche para comer. Perguntei o que era. Respondeu-me: “Peixe e algas marinhas usadas em Itália para fazer produtos de beleza. Nós aqui comemo-las.”. Claro que tinha que experimentar. E experimentei! Muito salgado com um forte sabor marinho. Augustin deu-me o seu número de telefone e parti de regresso ao meu hotel. Ainda passei num internet café onde comecei a escrever esta crónica. Deitei-me e tive uma noite sossegada. Deitei-me cedo porque no dia seguinte teria de partir às 7h para a minha visita ao Parque Natural de Paracas.

Despertei cedo e tomei um forte pequeno-almoço mesmo ao lado do local de encontro. Começaram a chegar umas camionetas velhas que iriam transportar os turistas até Chaco, local onde se apanharia o barco. De cada camioneta saía uma mulher com uma lista de nomes na mão. Passaram aí umas 10 e o meu nome não apareceu. Comecei a duvidar da honestidade de Marco Zapata. Enfim, chegou o meu meio de transporte. A guia, gordinha e com um chapéu de palha muito castiço, chamou em voz alta pelo Ignácio… e o Inácio entrou! Demos mais não sei quantas voltas à cidade para ir buscar alguns turistas ao hotel e, num dos casos, a guia entrou no hotel e ainda foi busca-los ao quarto. Era uma família de peruanos cujo despertador não tinha despertado. O tempo estava cinzento e eu esperava pacientemente por uma aberta de sol para tirar umas fotos. A aberta não veio e tirei na mesma as fotos. Chegamos a Chaco e estava uma confusão de turistas. Fomos apresentados a Octávio, o nosso guia no barco. Octávio é peruano, novo, bem disposto e com a mania que fala inglês. Um guia muito castiço que me deu um local privilegiado na frente para tirar as melhores fotos.

O barco arrancou. O condutor era um velhinho pequeno com um chapéu da marinha e com uma camisa com tantos galões que dava ideia de ter o título de patrão de costa. Mas não de uma costa qualquer. Para a quantidade de galões que ostentava parecia ser o dono de toda a costa pacífica americana! Da cintura para baixo uns jeans sujos e maltratados, rasgados num dos bolsos de trás. No entanto, perante todo este figurino, portou-se brilhantemente como o patrão da embarcação Humboldt II. O barco desatracou e fugiu da costa. Para trás viam-se muitos pelicanos em busca do peixe dos pescadores e milhares de gaivotas que empestavam tudo com a sua caca pestilenta e corrosiva.

Rapidamente nos encontramos num local junto a península de Paracas com o nome de Candelabro. É um local muito famoso que na encosta conta com um desenho com mais de 170 metros de altura de origem desconhecida de um candelabro. É algo muito estranho. Já há registo deste desenho há pelo menos dois séculos atrás. Não se sabe como apareceu e só se sabe que não desaparece com os ventos. Os habitantes locais atribuem este facto a seres de outro mundo ou provavelmente de outra era espacial. Como este candelabro, existem também numerosos desenhos numa povoação mais a sul de nome Nazca que conta com dezenas de representações de animais que mais tarde irei ver e fotografar.

De repente, chegamos a parte mais interessante. Numa pequena praia encontravam-se milhares de leões-marinhos. Era o local conhecido como a maternidade. Um barulho ensurdecedor preenchia o local. Todos os animais gritavam e comunicavam em alto e bom som. Uns tantos leões mais novos mergulhavam na água e nadavam em direcção do barco rebolando dentro de água. Outros, como que modelos profissionais habituados a posar para a fotografia subiam a umas pedras para fazerem as suas melhores poses. Alucinante! Por volta das 11 da manhã estávamos de volta à costa, mais propriamente na praia de Chaco. Tomei um café e parti na camioneta de regresso. Muitos outros turistas continuavam para sul para visitar o Museu do Parque Nacional. Preferi não ir para partir ainda esta tarde rumo a Nazca, a famosa terra das linhas alienígenas. Para alem disso, de museus estou eu farto. Há-os aos pontapés por toda a Europa!

Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.