Kit de Viagem

Um baptismo de Pacífico em Pichilemu

Fui directa a Pichilemu, o encontro estava mais que marcado… estava ansiado há muito tempo. Foi o meu baptismo de Pacífico. A primeira viagem que realizei neste continente foi a um lugar que veio a ter proporções mágicas sobre mim. Primeiro porque ansiei muito chegar aqui (tornou-se mítico) e depois porque, ao chegar, não sabia que a realidade ia superar as minhas expectativas. Esta sensação tornou-se algo comum e ainda bem: a realidade tem sido, muitas vezes, muito melhor que qualquer plano ou ideia.

E, mais uma vez, as pessoas certas estão aí. Na hora certa, no lugar certo… o quadro pinta-se de forma mestra. Foi, sem saber, sem a conhecer, que falei à Rafaela sobre ir surfar. Ela é brasileira e eu pus-me a falar sobre ir a Pichilemu. Resultado à vista: a Rafaela é bodyboarder, fala o mesmo idioma que eu, também conhecia Pichilemu antes de lá chegarmos, também quer ir lá enquanto as aulas não começam a sério, também quer ir a Machu Pichu, à Patagónia, etc, etc. Resultou, conjunção perfeita.

Partimos poucos dias depois de nos conhecermos. Na verdade, ainda não nos conhecíamos e não sabíamos, também, que nos tornaríamos grandes amigas e companheiras de momentos únicos. Várias vezes imaginei ter, em Portugal, uma companhia para surfar e viajar tão motivada como ela. Entendo agora o sentimento de união e reunião que toca a todos os imigrantes portugueses, que se unem em comunidades. Eu e a Rafaela arranhamos um “portinhol”: eu nunca tive aulas, ela não gostava das dela.

Chegámos a Pichilemu de noite, sem saber onde íamos ficar, e as peripécias começaram cedo. Alojamo-nos num hotel barato, saímos para jantar e, com o nosso péssimo espanhol, conhecemos um local (que viemos a saber no dia seguinte que era o film-maker de um bom filme de surf chileno “Chile Oculto”). Perguntei onde havia lugares baratos para ficar uns dias e… mudança de planos: entrámos no hotel e tirámos as nossas coisas, o film maker leva-nos até a umas cabanas em frente à praia, mais baratas e ainda nos oferecem, no dia seguinte, um peixe pescado de tarde, cozinhado na lareira. Naada planificado, “só tínhamos que vir, go with the flow”. Mais tarde usámos o método da não planificação e vimos que o bom resultado depende de saber quando usar a não planificação! Sem dias marcados, sem chegadas a lugares certos, com inversão repentina de destinos… mas com consciência de cada passo. Regra sagrada: evitar chegar de noite (tudo o que não fiz desta primeira vez).

Na manhã seguinte chegámos ao lugar mágico de “colectivo”, o transporte parecido ao táxi, que levava a minha prancha metade de fora e… uns quantos palavrões saíram-me da boca: “quantas secções dizias que tem a onda??? Meu Deus, isto é o paraíso, parece uma revista, um clássico!”. Passado o espanto de chegar e ver o mar, surfámos as primeiras duas sessões na segunda secção do inside, para nos habituarmos. Foi aqui que conhecemos ao legendário Yeye, um chileno que abandonou a sua cidade para ir viver em Punta Lobos e aí construiu a sua cabana onde vive feliz da vida. Dá umas aulas de surf, trabalha na construção de cabanas, surfa Punta lobos quando está grande… Vive sem água quente e sem luz eléctrica, deixou tudo para surfar, para surfar sempre que está bom (360 dias por ano). Foi o Yeye quem me levou a conhecer a entrada pelos morros e a primeira secção da onda e que me ensinou a ler o mar nesta onda: a estar atenta ao set, ao local onde está o banco onde ninguém apanha a onda e onde estava mais fácil dropá-la. As primeiras ondas foram, lembro-me bem, um misto de medo com adrenalina. Vê-las perfeitas, sempre iguais, com as pernas e braços cansados de tantos metros, com medo de dropar e ao mesmo tempo querer fazê-lo.
Sem sabermos, eu e a Rafaela passámos durante estes dias um dos momentos mais felizes das nossas vidas, que recordamos muitas vezes. O pouco que escrevo aqui não faz jus ao que vivemos lá.

– “Não vale a pena contar isto a quem não surfa, ninguém vai perceber. E mesmo os que surfam não vão entender…”.

– “Ai guria”, dizia ela, “ainda bem que você estava lá para ver, porque assim eu sei que não delirei e não preciso explicar o que senti, como tento fazer com os meus pais…”

A Rafaela referia-se às ondas que vimos uma da outra, aos pinguins que nadaram ao nosso lado e ao lobo-marinho enorme que nos pôs em êxtase e medo ao rebolar-se ali ao lado. Foi, provavelmente, uma das experiências mais intensas que já tive de relação com natureza animal, com esse natural não zoológico e enjaulado.

Agora sou eu quem diz: Ai “guria”, ainda bem que foram os teus olhos que viram o mesmo que os meus naqueles dias. Há pouca gente com este privilégio. Isto não se rouba, não se vende, não se compra. De cada vez que volto de lá é a ti que penso contar as altas ondas, os medos e sustos, porque há pouca gente que se interessa por isto e assim não corro o risco de exagerar ou diminuir o que vivi. Aquele lugar é mágico.

Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

Siga-me no Instagram

, ,

One Response to Um baptismo de Pacífico em Pichilemu

1. Laertes 19/08/2015 at 23:03 #

Boa noite Sofia, gostaria de saber quando vc fez esta viagem, pois pretendo ir para lá e estou coletando o maior número possível de informações.