Kit de Viagem

Travessia para o Brasil

Viajei para fora do Chile e fui acompanhada de alunos da minha faculdade chilena. O objectivo desta viagem é chegar a um ponto da América do Sul e nele construir uma obra de arquitectura para dar de presente à comunidade local. Ou seja, devíamos passar da parte do projecto (neste caso simples) à sua concretização, um pouco imprevista e nas condições reais do lugar e sua gente. Esta é a missão em termos didácticos, que é sem dúvida estimulante, embora custosa a nível económico (quem a financia são os próprios alunos). A obra deste ano é um coreto, que vamos construir junto a uma escola primária para que os alunos tenham um espaço para representações teatrais, cenário musical, etc.

Além disto, somos 80 seres humanos a conviver durante duas semanas, o que não é propriamente o estilo de viagem que eu mais aprecio, e tudo serve para aprender muito: cabe-nos cozinhar, construir, entrevistar a população e, ainda, organizar actividades colectivas para nos auto-entretermos. Eu e a Bárbara, uma amiga chilena, somos encarregadas de dar aulas de yoga ao grupo, para estes corpos torpes de tanto viajar em bus, além de fazer um cadastro do pequeno bairro-praia, construir e cozinhar. Acabei por ver bastantes vantagens em, desta vez, ter ido acompanhada, porque me encorajou mais a partir sozinha a viajar. No Chile eu já me sentia em casa e fora não.

O lugar que foi eleito para esta travessia foi a Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro, ao lado de Angra dos Reis. O Brasil esteve, durante vários anos, no meu topo de utopias, no meu número-um de países a visitar. Tinha a bandeira do Brasil no quarto, uma prancha com a bandeira feita de cartão, um berimbau, e consumi bossa nova e mpb desde dos 12 anos. Várias vezes estive para o visitar, mas sempre vi as minhas viagens adiadas para depois. Era uma espécie de obsessão para mim e, na hora de decidir para onde fazia intercambio, o Rio de Janeiro era a minha segunda opção. O Chile, que tem uma das ondas que mais queria surfar, era a minha primeira opção.

Toda a filosofia da Escola de Arquitectura que estou a frequentar cá se baseia na ideia de uma América como continente para se “atravessar”, para se reconhecer enquanto território que engloba diferenças drásticas na sua extensão, e que para tal há que recorrê-lo, viajá-lo.

E eu, encantada com a ideia: cruzar a América do Sul, do Pacífico ao Atlântico, que não é o mesmo que eu conheço porque aqui o sol nasce no mar. Do Chile ao Brasil, em bus, 4 dias, cruzando toda a Argentina, depois de passar na fronteira de Paso Los Libertadores (ponto da cordilheira com neve, que se tornou comum para mim depois de algumas viagens e onde os cães labradores da polícia me revistam sempre a mochila.

A Argentina surge-me como país de planícies verdes até perder a vista, palmeiras ao longe, vacas, muito calor, e insectos enormes a voarem à noite. Atravesso até chegar à fronteira com o Brasil, de Mendonza a Corrientes. Cruzamos na fronteira da Foz do Iguaçu, outra das maravilhas mundiais, esta dividida entre dois países. Mas os professores “proíbem-nos” de vê-la: “não há tempo depois para construir a obra, etc…” e fico com mais este destino por ver, atravessado na cabeça.

São Paulo do bus: viadutos, favela de tijolo laranja, cabos, trânsito, sambódromo. Fica-me, obviamente, muito por ver (museu-praça da Lina Bo Bardi, e toda a cidade que consome arte contemporânea e muita cultura, a favela de outros ângulos…).

Curitiba: cidade universitária, com o melhor índice de qualidade de vida do Brasil, Museu-olho do Oscar Niemeyer, uma parte da cidade com jardins que são fruto de projectos de urbanismo modernistas e pós modernistas, em que o Brasil foi pioneiro e cobaia.

Estado do Rio de Janeiro: estou ao lado daquela que, para mim, é a cidade mais bonita do mundo, e não a podemos ir ver, não há tempo: “não é uma viagem para turistas, e sim para ir construir arquitectura”. Eu sei que o encontro está marcado, o Rio de Janeiro é perigoso, segue no meu imaginário como uma das cidades mais fotogénicas, mais bonitas do mundo.

Paramos na estrada que vai para Angra para perguntar como está o resto do caminho. A senhora que faz o favor de parar explica-me, em Português, que não convém muito estarmos aqui parados pois são frequentes os assaltos a buses. Além disso, a estrada está cortada mais à frente. Traduzo aos professores o que ela me diz e vemos, como única solução, voltar para trás até encontramos a uma nova estrada que segue para Angra.

Chegámos de noite e chuviscava, estava um calor húmido que atrapalhou o traslado de 80 mochilas e passageiros para os pequenos botes, que nos haviam de levar até à ilha. Temos campismo reservado para uma praia, onde chegámos depois desta travessia nocturna. Mar morno, estrelas, calor e uma pequena trilha de selva até montar a tenda, para depois ir “morrer” na praia. Banho nocturno de boas vindas. Não há luz nem na praia, nem na trilha, ouve-se a bicharada toda, e com a chuva os cheiros florescem da terra-lama. Esta foi a primeira introdução a algo parecido com selva, que tive na vida.

Por Sofia Valente
A Sofia é uma surfista do Porto que está na América do Sul a fazer um ano do curso de arquitectura e, claro está, a viajar e a surfar sempre que pode.

Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.