Andar de avião no Senegal
A Air Senegal chegou a ligar várias cidades do país como, por exemplo, Dakar, Saint-Louis, Tambacounda e Ziguinchor mas, actualmente, tem uma operação muito reduzida. Existem também algumas empresas de táxi aéreo e voos privados, que operam nos aeroportos secundários e aeródromos e fazem viagens mais pessoais e “à medida” para os destinos menos acessíveis.
Alugar carro no Senegal
Alugar carro no Senegal é caro! Um médio/económico custa cerca de 450 EUR por semana. Um jipe vai para dobro. Além deste custo, é preciso não esquecer da gasolina, estacionamentos e arrumadores. As estradas principais são razoáveis, seguindo o padrão standard da África Ocidental, e ligam as maiores cidades do país bem como as fronteiras com os vizinhos Mauritânia, Gâmbia e Guiné-Bissau. As estradas nacionais (melhores) são designadas pela letra N; as regionais pela letra R.
Os principais eixos rodoviários são:
N1: Dakar > Mbour > Fatick > Kaolack > Kaffrine > Koungheul > Koussanar > Tambacounda > Kidira
N2: Pout > Thiès > Tivaouane > Kébémer > Louga > SaintLouis > RichardToll > Dagana > Ourossogui > Kidira
N3: Thiès – Khombole > Bambey > Diourbel > Mbacké > Touba > Dahra > Linguère > Ourossogui
N4: Kaolack > Nioro du Rip > Medina Sabakh > (Gambia) > Bignona > Ziguinchor
N5: Kaolack > Sokone > (Gambia) > Diouloulou > Bignona
N6: Tambacounda > Vélingara > Kounkane > Kolda > Goudomp > Ziguinchor
N7: Ourossogui > Tambacounda > Missira > Parc national du Niokolo-Koba > Kédougou
A primeira auto-estrada senegalesa está em construção (por uma empresa portuguesa) entre Dakar e Diamniadio. Esta nova via, que nasceu da necessidade de resolver o problema caótico da entrada e saída da capital, entrará em serviço em 2012 e vai servir igualmente o novo aeroporto também em construção.
Barco (Ferry boat) no Senegal
Duas vezes por semana o ferry de nome Aline Sitoe Diatta liga Dakar (partidas às Quartas e Sextas) e Ziguinchor (partidas às Quintas e Domingos). A viagem demora cerca de 20 horas e o preço é de 47 EUR em primeira classe (cabine com 2 camas). Um barco que a maioria dos viajantes vai usar é o que liga Dakar à ilha de Goreé (ilha do escravos). Há vários horários por dia (ida e volta) e viagem demora cerca de 20 minutos.
Car-rapide, o transporte “oficial” do Senegal
Os Car-rapide, cheios de decorações coloridas e religiosas, são parte integrante da cultura e paisagem Senegalesa. Os mais antigos e divertidos são os azuis e cor-de-laranja; depois também há umas carrinhas Mercedes brancas, relativamente mais modernas e confortáveis. Os passageiros viajam em bancos corridos e há sempre lugar para mais um. Ou dois, ou dez! Estas carrinhas têm imensas rotas e cobrem praticamente qualquer trajecto (urbano e interurbano), sendo o meio de transporte mais utilizado pelas populações locais de classe baixa. É raro ver turistas nos car-rapid mas é perfeitamente suportável para distâncias curtas. Como o próprio nome indica, são “rapids” e movem-se pelo meio do trânsito caótico de Dakar e pelas perigosas estradas do país de uma maneira que já lhe valeu o cognome de “Sem medo da morte”. A não perder, pelo menos uma vez na vida!
Táxis no Senegal
São um transporte bastante utilizado no Senegal, principalmente dentro das cidades e em pequenos trajectos entre cidades próximas. Pintados de preto e amarelo, os carros estão, na sua maioria, em péssimo estado. Alguns mesmo a caírem de podres. Uma viagem desde o aeroporto até ao centro de Dakar, deverá custar cerca de 3.000 CFA (4,5 EUR). Á noite, os preços podem aumentar para o dobro. Estes táxis serão, provavelmente, a forma mais eficiente de andar em Dakar e noutras cidades mas, para trajectos mais longos entre cidades, é melhor procurar um carro em melhores condições.
Autocarro urbano de Dakar (Dem Dikk)
Dem Dikk significa “Ida e Volta”. Estes autocarros têm rotas que cobrem toda a cidade de Dakar e são outra forma eficiente e barata de deslocação. Para mais informações, trajectos e horários pode ver o site Dem Dikk.