senegal transportes locais

Transportes locais no Senegal

Avião
A Air Senegal (grupo Royal Air Maroc) liga várias cidades do país como, por exemplo, Dakar, Saint-Louis, Tambacounda e Ziguinchor. Existem também algumas empresas de táxi aéreo e voos privados, que operam nos aeroportos secundários e aeródromos e fazem viagens mais pessoais e “à medida” para os destinos menos acessíveis. Sem grandes alarmismos, gostava apenas de lembrar que África é, de longe, o continente onda acontecem mais acidentes de avião.

Aluguer de carro
Alugar carro é caro. Um médio/económico custa cerca de 500 EUR por semana. Um jipe vai para dobro. As principais agências internacionais que operam lá são a Hertz, Avis, Budget, Europcar. Além deste custo, é preciso não esquecer da gasolina, estacionamentos e arrumadores. As estradas principais são razoáveis, seguindo o padrão standard da África Ocidental, e ligam as maiores cidades do país bem como as fronteiras com os vizinhos Mauritânia, Gâmbia e Guiné-Bissau. As estradas nacionais (melhores) são designadas pela letra N; as regionais pela letra R. Principais eixos rodoviários (ver mapa):

N1: Dakar – Mbour – Fatick – Kaolack – Kaffrine – Koungheul – Koussanar – Tambacounda – Kidira
N2: Pout – Thiès – Tivaouane – Kébémer – Louga – SaintLouis – RichardToll – Dagana – Ourossogui – Kidira
N3: Thiès – Khombole – Bambey – Diourbel – Mbacké – Touba – Dahra – Linguère – Ourossogui
N4: Kaolack – Nioro du Rip – Medina Sabakh – (Gambia) – Bignona – Ziguinchor
N5: Kaolack – Sokone – (Gambia) – Diouloulou – Bignona
N6: Tambacounda – Vélingara – Kounkane – Kolda – Goudomp – Ziguinchor
N7: Ourossogui – Tambacounda – Missira – Parc national du Niokolo-Koba – Kédougou

A primeira auto-estrada senegalesa está em construção (por uma empresa portuguesa) entre Dakar e Diamniadio. Esta nova via, que nasceu da necessidade de resolver o problema caótico da entrada e saída da capital, entrará em serviço em 2012 e vai servir igualmente o novo aeroporto também em construção.

Barco
Barco SenegalDuas vezes por semana o ferry de nome Aline Sitoe Diatta liga Dakar (partidas às Quartas e Sextas) e Ziguinchor (partidas às Quintas e Domingos). A viagem demora cerca de 20 horas e o preço é de 47 EUR em primeira classe (cabine com 2 camas). Um barco que a maioria dos viajantes vai usar é o que liga Dakar à ilha de Goreé (ilha do escravos). Há vários horários por dia (ida e volta) e viagem demora cerca de 20 minutos.

Car-rapid

Os Car-rapid, cheios de decorações coloridas e religiosas, são parte integrante da cultura e paisagem Senegalesa. Os mais antigos e divertidos são os azuis e cor-de-laranja; depois também há umas carrinhas Mercedes brancas, relativamente mais modernas e confortáveis.Car-rapid Senegal Os passageiros viajam em bancos corridos e há sempre lugar para mais um. Ou dois, ou dez! Estas carrinhas têm imensas rotas e cobrem praticamente qualquer trajecto (urbano e interurbano), sendo o meio de transporte mais utilizado pelas populações locais de classe baixa. É raro ver turistas nos car-rapid mas é perfeitamente suportável para distâncias curtas. Como o próprio nome indica, são “rapids” e movem-se pelo meio do trânsito caótico de Dakar e pelas perigosas estradas do país de uma maneira que já lhe valeu o cognome de “Sem medo da morte”. A não perder, pelo menos uma vez na vida!

Táxis
Taxi SenegalSão um transporte bastante utilizado no Senegal, principalmente dentro das cidades e em pequenos trajectos entre cidades próximas. Pintados de preto e amarelo, os carros estão, na sua maioria, em péssimo estado. Alguns mesmo a caírem de podres. Uma viagem desde o aeroporto até ao centro de Dakar, deverá custar cerca de 3.000 CFA (4,5 EUR). Á noite, os preços podem aumentar para o dobro. Estes táxis serão, provavelmente, a forma mais eficiente de andar em Dakar e noutras cidades mas, para trajectos mais longos entre cidades, é melhor procurar um carro em melhores condições.

Autocarro urbano de Dakar (Dem Dikk)

Dem Dikk significa “Ida e Volta”. Estes autocarros têm rotas que cobrem toda a cidade de Dakar e são outra forma eficiente e barata de deslocação. Ver website

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

Siga-me no Instagram


,

No comments yet.

Deixe o seu comentário