Viajar de Avião no Peru
O Peru está muito bem coberto no que diz respeito a rotas aéreas. As companhias mais imediatas e com maior visibilidade e presença são a LAN e a Avianca, mas há outras como a Star Peru, a Peruvian, a LC Peru ou a Amaszonas. Regra geral, viajar de avião no Peru é seguro e relativamente barato. Para distâncias longas, e poderá haver algumas porque o país é extenso e com algumas dificuldade geográficas, voar pode ser mesmo a melhor opção.
Pesquisar voos no Peru
Autocarros no Peru
O autocarro é, por excelência, o meio de transporte mais utilizado no Peru e uma experiência imperdível para quem gosta do contacto próximo com a população e estilo de vida locais. Há imensas empresas de autocarros, muitas delas regionais (que operam rotas dentro de determinadas províncias) mas também algumas nacionais que cobrem o país de Norte a Sul e mesmo internacionais (que viajam entre vários países da América do Sul). As maiores empresas, como a Linea, a Cruz del Sur ou a Ormeño têm terminais próprios em várias cidades e bons sites onde é possível comprar bilhetes online com antecedência. As mais pequenas utilizam o terminal rodoviário geral nas diferentes cidades e os bilhetes compram-se na hora. Normalmente, não há grandes problemas quanto a lugares disponíveis, uma vez que a oferta é muita e com vários horários. Viajar de autocarro no Peru é uma opção eficiente e económica. Dependendo das rotas e da empresa há diferentes classes de serviço. As melhores classes chegam mesmo a ser bem mais confortáveis do que andar de avião e incluem assentos largos tipo cama, almofada, cobertor, sande e bebidas, Wi-Fi e outros luxos! Para viagens longas nocturnas esta é uma excelente opção porque se consegue dormir bem e poupa-se uma noite de hotel. Nas empresas/classes mais modestas o problema pode ser o frio (levar sempre roupa quente durante a noite), o som alto do filme que for a passar e, eventualmente, algum risco de roubo se não tomarmos bem conta das nossas coisas. Ouve-se falar de muitos acidentes de viação com autocarros no Peru e, de facto, parece haver alguma verdade nisso. O meu conselho é tentar escolher sempre as melhores empresas para viajar.
Colectivos e Combis Peruanos
Os colectivos e as combis são, a par dos autocarros, o principal meio de transporte local no Peru. Ambos são carros partilhados com outros passageiros: os colectivos costumam ser carros grandes normais ou antigos e as combis são carrinhas tipo Toyota Hiace, quase sempre num estado tão deplorável que custa a acreditar que consigam andar na estrada dia após dia. Normalmente, estes transportes têm as rotas entre cidades e as paragens relativamente bem definidas e, na maioria dos casos, só partem quando há passageiros suficiente para encher o carro. Ao longo do percurso podem ir largando e apanhando passageiros. Os preços também costumam estar mais ou menos fixados (fácil para quem já os sabe), pelo que o ideal é, antes de entrar, perguntar a alguém ou mesmo ao próprio condutor. Se puder optar entre autocarro ou colectivo, normalmente prefiro os autocarros porque são mais seguros e não se vai tão apertado. Os condutores peruanos adormecem muito ao volante e benzem-se um bocadinho demais para meu gosto! :)
Comboios no Peru
Viajar de comboio no Peru não é uma opção eficiente. Na realidade, existem apenas duas linhas: a operada pela Peru Rail e pela Inca Rail, que liga Cusco a Machu Picchu e Puno (Lago Titicaca); e a operada pela Ferrocarril Central Andino, que liga Lima a Huancayo duas vezes por mês. Na primeira, quase todos os turistas andam, uma vez que é a única forma de chegar a Machu Picchu mas, na segunda, só mesmo os grandes entusiastas dos comboios e quem tem um interesse especial em fazer este trajecto. Para ver a minha sugestão sobre a melhor forma e horário para chegar a Machu Picchu ver Destinos, roteiros e onde ir no Peru.
Descer/subir o Rio Amazonas de barco
Os transportes por barco utilizam-se principalmente na região da Amazónia, sejam pequenas lanchas ou grandes barcos que viajam rio acima/abaixo entre as cidades e localidades que, muitas vezes, não têm outra forma de acesso. Eu nunca desci/subi o Rio Amazonas de barco mas podem ver excelentes dicas sobre isso neste post do meu amigo João Leitão.
Táxis dentro das cidades
Dentro das cidades, mesmo para pequenos percursos, o táxi pode ser uma boa opção. Há milhares de táxis nas cidades peruanas, sempre à pesca de passageiros. As viagens são baratas mas é preciso acordar o preço antes de entrar no carro. O ideal é perguntar a alguém na rua, numa loja, ou na paragem de autocarro quanto custará determinado trajecto, para assim já se ter uma ideia para negociar com o taxista. Especialmente à noite e para viajantes mais assustadiços, convém só andar em táxis seguros, que podem ser chamados ou recomendados pelo hotel onde se está hospedado.
Moto-Taxi
Ao estilo do tuk-tuk asiático, as moto-táxi no Peru são também uma excelente opção para pequenos trajectos. Mais baratas e mais ágeis que os táxis, chegam muitas vezes onde os primeiros não chegam e são o transporte mais utilizado em algumas cidades mais pequenas. Segurem-se bem e tapem os ouvidos!
Autocarros citadinos em Lima
A forma mais barata de andar dentro das cidades é de autocarro. Mesmo em cidades grandes como Lima, durante o dia e em zonas normais que um turista visita, é seguro. Pode ser um pouco complicado perceber qual o autocarro que vai para onde e o melhor é perguntar a alguém na paragem ou mesmo ao cobrador quando o autocarro pára. Apesar de andar tudo numa roda-viva, ser tudo muito rápido e a falar alto, eles ajudam e atendem bem os passageiros.
Alugar carro no Peru
Não é uma solução muito utilizada por turistas mas é sempre uma opção, particularmente se for uma viagem que requer total independência e autonomia como, por exemplo, uma surf-trip. As estradas peruanas não são espectaculares e a qualidade dos condutores também deixa um bocado a desejar. Por isso, cuidadinho na estrada!
Rent-a-car no Peru
Andre, boa tarde,
Muito legal seus relatos. Eu e meu marido estamos indo ao Peru e estou com duvidas com relação as taxas cobradas em aeroporto. Estamos indo fazendo uma rota : Rio Branco a Cusco via terrestre, Cusco a Lima via aérea e Lima a Natal via aérea. Você sabe me dizer o que realmente temos que pagar de taxas e impostos ao usarmos os aeroportos no Peru? A duvida surgiu de ver nos sites da companhias aéreas muita diferença nas taxas+impostos e como não queremos ser surpreendidos na hora do embarque, estou buscando sanar as duvidas.
grata,
Olá Susie! Não creio que isso seja um problema. Aliás, essas taxas já devem vir todas incluídas nos próprio bilhetes, pelo que não terás nenhuma surpresa. Boa viagem!