Transportes locais na Tailândia

Desde o avião para fazer grandes distâncias, passando pelos incontornáveis comboios, até ao aluguer de uma scooter para aproveitar o ar quente nas zonas de praia, viajar pela Tailândia é relativamente fácil e bastante divertido.

Neste artigo, irá encontrar informação detalhada sobre que tipo de transportes poderá utilizar numa viagem independente no país dos sorrisos.

Andar de avião na Tailândia

avião tailandia

O avião é normalmente a alternativa mais eficiente para viajar grandes distâncias dentro da Tailândia. As ofertas de rotas são várias, há muitas companhias tradicionais e lowcost a operar e os preços são, normalmente, muito competitivos. A companhia aérea de bandeira da Tailândia é a cara e luxuosa Thai Airways, que raramente será utilizada para viagens internas. Para isso existem outras companhias locais, como a boutique Bangkgok Airways ou as low cost Nokair, AirAsia ou Lion Air.

Viajar de comboio na Tailândia

comboios tailandia

A Tailândia tem uma boa e eficiente rede de caminhos-de-ferro e viajar de comboio no país é relativamente fácil e, ao contrário do avião, é uma excelente forma de conseguir ter uma experiência mais local e enriquecedora. Uma outra vantagem, é a possibilidade de fazer viagens nocturnas, algumas em composições com carruagem cama, o que dá para poupar uma noite de hotel e tempo precioso durante o dia.

O país é relativamente extenso mas o comboio é, muitas vezes, o meio de transporte de eleição para médias e longas distâncias, nomeadamente de Bangkok para Chiang, Ko Samui (em conjunto com o ferry), Krabi ou Puket (em conjunto com autocarro), ilhas PhiPhi, Koh Lanta, etc. Existem,, também linhas internacionais que ligam a Tailândia à Malásia, Laos e Vietnam.

Os bilhetes compram-se com facilidade localmente, nas próprias estações e nos dias imediatamente anteriores à viagem mas, em períodos de grande pico, podem encher com alguma rapidez. Assim, a minha recomendação é comprar online com antecedência pelo menos as viagens mais importantes no itinerário.

A forma mais simples e segura de comprar bilhetes online é através da agência 12GoAsia. O website da State Railways of Thailand, não permite compra online mas pode-se tentar fazer uma pré-reserva por email até 15 dias antes da data da viagem e levantar os bilhetes até 1 hora antes numa estação principal. No entanto, esse processo demora muito e é pouco eficiente.

Autocarros ou Ónibus na Tailândia

autocarro onibus tailandia

O autocarro também pode ser uma opção para percursos curtos ou médios, muitas vezes combinado com o comboio. Sempre que for possível, é preferível optar por autocarros governamentais e linhas regulares em vez de linhas turísticas, pois são confortáveis, eficientes, mais baratos e dão-nos a oportunidade de conviver com pessoas locais. Os bilhetes podem ser comprados nas próprias estações ou online, também através da 12GoAsia.

Além dos autocarros, existem também as carrinhas tipo vans de 9-12 lugares, essas mais habitualmente operadas por agências privadas e em percursos mais curtos e fixos. Regra geral, também são de confiança, tendo apenas que se ter cuidado para não sermos enganados “à la turista” como, por exemplo, não fixar bem o preço antes de partir, deixarem-nos num local diferente do combinado e esperado, etc.

Barcos e ferry-boats na Tailândia

barco ferry boat tailandia

O barco também é um transporte usual na Tailândia e é altamente provável que vá ser utilizado numa viagem de turismo. Os característicos “long-tail boat” são normalmente utilizados em passeios e pequenas viagens pelas zonas costeiras ou pelos rios do interior. Para trajectos maiores, entre o continente e as ilhas ou entre ilhas, já se utilizam barcos maiores do tipo ferry-boats. Os bilhetes podem ser comprados na véspera ou no próprio dia numa das centenas de agências que existem por todo lado ou online através da 12GoAsia ou da DirectFerries.

Na própria cidade de Bangkok, o barco é um dos principais meios de transporte, com várias linhas a percorrer o rio durante todo o dia.

Songthaews na Tailândia

songthaew tailandia

As Songthaews são uma espécie de carrinhas de caixa aberta adaptadas para transportar passageiros, com bancos corridos e uma cobertura para proteger do sol/chuva. São um meio de transporte local e económico, bastante popular em várias cidades e nas ilhas. Estas carrinhas são também muitas vezes chamadas de “red van”, “blue van”, etc (conforme a cor predominante na cidade especifica) e, habitualmente, funcionam como um táxi partilhado mas também podem ser “alugadas” em exclusivo.

Aluguer de carro ou mota na Tailândia

mota moto scooter tailandia

Não costuma ser a opção da maioria dos viajantes mas, em algumas circunstâncias, alugar carro pode ser necessário ou a melhor solução. Para pesquisar as melhores ofertas de carros na Tailândia, use por favor o botão abaixo.

Fora das grandes áreas urbanas e, particularmente, nas ilhas e zonas de praia ou campo, alugar uma mota para deslocações pequenas e para fazer alguns passeios é altamente recomendável, desde que se seja um condutor minimamente experiente. Haverá vários locais com motas para alugar e qualquer hotel, guesthouse ou pequeno negócio tem ou consegue arranjar. Os Tailandeses não são condutores tão agressivos como, por exemplo, os Indianos ou Indonésios e este é um meio de transporte usual para os locais, pelo que tendo os devidos cuidados é uma opção relativamente segura.

Algumas dicas úteis para alugar mota na Tailândia:

  • Negociar sempre! Quanto mais dias se alugar, mais se pode negociar. Para terem ideia, consegui sempre negociar de 200-250 Baths/dia para 150 Baths/dia, porque alugava sempre uma semana ou mais.
  • Muitas agências pedem que se deixe o passaporte como garantia. Isso é uma loucura! O nosso passaporte deve estar sempre connosco ou de nossa mão. Em alternativa, pode-se deixar o Cartão de Cidadão nacional ou uma cópia do passaporte e algum dinheiro de caução.
  • Verificar, juntamente com a pessoa que estiver a atender, os estragos que a mota tem antes de sair da agência. Tirar fotos se necessário, para segurança de ambos. O estado dos pneus também.
  • Escolher um bom capacete, de preferência com viseira se for para fazer viagens ou percursos longos. E usá-lo sempre! A tentação é grande por causa do calor e porque muita gente não usa, mas o azar está mesmo ali à porta.
  • Na Tailândia guia-se pela esquerda. E, à falta de melhor regra, os veículos maiores (carros, jipes, camiões, autocarros) têm sempre prioridade.
  • No caso de se ter um acidente com a mota alugada (não é tão pouco usual como isso), negociar o valor do arranjo e pedir um recibo ou talão de prova de pagamento. Se tiverem feito um bom seguro de viagem, vão poder reclamar esse valor.

Transportes e deslocações em Bangkok

Bangkok pode ser uma cidade um pouco confusa e, nas horas de ponta, o trânsito é mesmo infernal! De qualquer forma, está bem estruturada em termos de transportes públicos e é possível chegar de um lado a outro sem grandes sobressaltos. Aqui ficam as minhas sugestões para andar de forma eficiente na capital Tailandesa.

Do aeroporto até ao centro

aeroporto bangkok

A forma mais económica de ir do aeroporto Suvarnabhumi (pronuncia-se “suwanapuum”) para o centro de Bangkok é utilizar o Airport Rail Link, que é um comboio que vai até às estação de Makkasan ou Phaya Thay, onde depois se pode fazer a ligação ao Metro (MRT) ou ao Skytrain (BTS).

Outra alternativa, mais confortável mas também mais cara, é apanhar um táxi directamente até ao hotel ou destino final. Os táxis na Tailândia não são caros, pelo que pode ser uma boa alternativa quando se viaja num grupo de 3 ou 4 pessoas e depois de um voo de várias horas. Na Tailândia não há Uber, mas há o Grab que funciona de forma semelhante.

Existe também um “transfer bus” gratuito entre os dois aeroportos de Bangkok, Suvarnabhumi e Don Muaeng. Este pode ser útil, por exemplo, no caso de se ir apanhar um voo interno que parta de Don Muaeng logo a seguir à chegada a Suvarnabhumi.

Para informações actualizadas sobre os meios de transporte disponíveis de e para o aeroporto de Suvarnabhumi ver o website oficial no seguinte link: Aeroporto Suvarnabhumi Bangkok

MRT Metro

metro bangkok

Tal como acontece em várias grandes cidades por esse mundo fora, o metro é um dos meios de transporte mais eficientes para deslocações em Bangkok. A rede de linhas é bastante abrangente, os comboios e as estações são modernas e eficientes e o tarifário e sistema de bilhetes é prático e fácil de entender e utilizar mesmo para estrangeiros e turistas. Em horas de ponta está normalmente com muita gente mas a frequência dos comboios é muita. Há passes para turistas de 1, 3 e 30 dias. Dica: sublinhar no mapa as estações que se utiliza mais ou tirar uma foto ao nome da estação em Thai para mostrar a taxistas e condutores de motas, pois algumas são difíceis de pronunciar correctamente e eles não entendem. Ver website oficial em MRT Metro Bangkok

BTS Skytrain

bts skytrain bangkok

O BTS é outra rede de comboios urbanos semelhante ao metro mas que, em vez de andar por baixo da terra, anda à superfície em estruturas montada tipo pontes (daí o nome Skytrain). Tal como o MRT, é muito eficiente e fácil de utilizar e os ambos estão interligados em algumas estações, fazendo com que juntos cubram praticamente todo o centro da cidade. Ver website oficial em BTS Skytrain Bangkok

Moto-taxis

mototaxi bangkok

As motorbikes são um meio de transporte muito popular na Ásia e em Bangkok não é excepção. A sua grande vantagem é “furarem” pelo meio do trânsito como nenhum outro o que é excelente nas horas e zonas de muito tráfego. A desvantagem é que só dá para uma pessoa e são obviamente mais perigosas no caso de acidente. Por vezes, principalmente para distâncias grandes, acabam por ser mais caras que os táxis.

Táxis

taxis bangkok

Os táxis em Bangkok são confortáveis, têm ar-condicionado, estão quase sempre em bom estado e são relativamente baratos. São, muitas vezes, o meio mais eficiente de deslocação, principalmente fora das horas e zonas de maior trânsito e à noite e, muito importante, desde que usem o taxímetro. Alguns táxistas vão dizer que não usam e tentar pré-combinar um preço mas essa nunca é uma boa opção e pode ficar cerca de 2x mais cara. Antes de entrar no táxi, diga para onde quer ir e pergunte ao taxista se liga o taxímetro, apontando e dizendo em inglês “meter?”. Se ele disser que não, simplesmente não entre no táxi e tente outro. Pela comodidade, às vezes compensa apanhar um táxi em vez de ter que fazer uma combinação de MRT, BTS e/ou moto-taxi. Uma viagem desde Rama 9 até Silom, por exemplo, custa cerca de 70-80 Baths. A Uber deixou de operar na Tailândia em 2018, fundindo-se com a Grab que funciona da mesma forma.

TukTuks

tuktuk bangkok

Os tuktuks são um meio de transporte que cada vez se utiliza menos em Bangkok e praticamente só por turistas. Acabam por não ser muito eficientes, pois não têm a agilidade das motas nem o conforto dos táxis mas valem, sobretudo, pela experiência “cultural” do passeio. Não esquecer de negociar sempre muito bem o preço antes da viagem!

Barco

barcos bangkok

Bangkok é atravessada por um rio que ao longo das suas margens acumula uma série de lugares de interesse turístico, como vários e importantes templos, Chinatown, a Embaixada de Portugal, etc e onde se vive um intenso ambiente que vale a pena experimentar. Os barcos são, portanto, a melhor alternativa para deslocações entre estes locais. Há barcos turísticos a fazer percursos no rio mas o ideal é comprar os bilhetes normais para as linhas públicas e ir saindo nas paragens que se quer. Pode ser confuso as primeiras vezes, mas depois é uma questão de hábito.

Oferta de livro

Livre Trânsito

Recebe uma Newsletter com as melhores dicas para viajar! Como oferta, ainda te envio o livro com as crónicas da minha viagem de Volta ao Mundo.

Planeia a tua viagem com estas ferramentas

Voos

Pesquisa os teus voos no Skyscanner

Seguro de viagem

Faz um seguro de viagem com a IATI Seguros (5% desconto com este link)

Alojamento

Reserva o teu hotel, hostel ou guesthouse no Booking

Tours e bilhetes

Marca tours e compra bilhetes para atracções através do GetYourGuide ou Civitatis

Rent-a-car

Consegue os melhores preços no aluguer de carros com a DiscoverCars ou Rentalcars

Transfers

Marca o teu transfer do aeroporto com a Welcome Pickups ou GetTransfer

Vistos e documentos

Trata do visto e outros documentos de viagem com a iVisa

Consulta do Viajante

Faz a tua consulta Consulta do Viajante Online (5% desconto com código tempodeviajar)

Cartões bancários

Poupa nas taxas de levantamento com os cartões Revolut, N26 ou Wise

Internet

Tem sempre internet em viagem com a Airalo ou Holafly

Ao utilizar estes links poderás beneficiar de alguns descontos e vantagens e eu poderei ganhar uma pequena comissão. Desta forma, estás a valorizar o meu trabalho e a ajudar-me a manter o blog, sem pagar nada mais por isso.

12 comentários em “Transportes locais na Tailândia”

  1. Para quem quer fazer voos internos, aconselho a comparar os preços da Thai Airways com as low-cost uma vez que nós conseguimos preços mais baixos na Thai.

    Responder
  2. Esta é a bíblia de viajar na Tailândia. Realmente se tivesse vindo aqui antes de ir lá, tinha-me facilitado a vida nos primeiros dias. A Tailândia é um país muito lindo, achei um pouco turismo de massa demais, mas tem os encantos e tirei boas memórias. Espero voltar mais uma vez para visitar locais que falhei. Abraço

    Responder

Deixe um comentário