Transportes locais na Escócia

Andar de avião na Escócia

O avião dificilmente será o meio mais eficiente de viajar dentro da Escócia. De facto, as rotas domésticas estão mais vocacionadas para viagens de negócios ou como um quase imperativo para manter o contacto com as comunidades insulares mais remotas. As principais companhias a operar na Escócia são a Flybe, British Airways, Easter Airways.

Alugar carro na Escócia

Estrada na Escócia

Para desfrutar a Escócia em toda a sua plenitude, e para chegar os sítios mais remotos de forma independente e sem restrições de horários, o meio de transporte que mais recomendo é o automóvel. As estradas são genericamente boas e com muito menos trânsito que na Inglaterra, particularmente as estradas secundárias nas zonas mais rurais, que dão um prazer enorme para quem gosta desse tipo de passeio. Quase não existem portagens e não é necessária Licença Internacional de Condução, mas é bom não esquecer que na Escócia, bem como em todo o Reino Unido, se guia pela esquerda! A única desvantagem de alugar carro é que não propriamente barato e a gasolina também é cara.

Rent-a-car na Escócia

 

Viajar de comboio (trem) na Escócia

Comboios na Escócia

Para deslocações de cidade em cidade na Escócia a melhor opção de transporte público é o comboio, que oferece ligações constantes por todo o país. Os bilhetes podem ser comprados localmente nas estações ou online através da GoEuro ou directamente nos sites da ScotRail ou da National Rail, que agrega todas as companhias de comboios (e são muitas!) do Reino Unido. Na pior das hipóteses, também é normalmente possível compra o bilhete já dentro do comboio mas, neste caso não se consegue ter acesso a eventuais ofertas especiais.

Reservar bilhetes de comboio

 

Autocarros (ónibus) na Escócia

Autocarro, Ónibus na Escócia

O autocarro acaba por ser quase uma versão mais barata do comboio. De facto, grande parte das rotas sobrepõem-se só que esta opção é mais barata (cerca de metade), menos confortável e tem tempos de viagem bastante maiores (cerca do dobro). As duas maiores empresas de autocarros, que ligam as principais cidades, são a National Express e a Scottish Citylink. Depois, nas zonas mais rurais, há várias empresas locais. O Postbus, um serviço de transporte rural que a Royal Mail oferecia utilizando as carrinhas dos correios, deixou de operar em 2017.

Comprar bilhetes de autocarro

 

Barcos para visitar as ilhas na Escócia

Para visitar as ilhas, existem várias empresas de ferry-boats. As principais são:
» Rio Clyde e Hebrides: Caledonian MacBrayne
» Orkney e Shetland: NorthLink Ferries, Pentland Ferries, John o’Groats Ferries e Orkney Ferries.

Do aeroporto para o centro da cidade (Edimburgo e Glasgow)

Para ir desde os aeroportos de Edimburgo ou Glasgow para os respectivos centros das cidades há várias opções, bem descritas e explicadas nos sites de cada um dos aeroportos. A opção mais prática e eficiente será, provavelmente, os autocarros rápidos como o AirLink (Edimburgo) e o Glasgow Flyer (Glasgow).

Como se deslocar na cidade

Para deslocações dentro das cidades o autocarro, além de económico, é muito eficiente e de bastante frequência. É a melhor opção. Recomendo também os autocarros panorâmicos (os chamados Hop-on Hop-off), que circulam pelos centros históricos, passando pelas principais atracções, e que permitem entrar e sair sempre que se quiser. Em Edimburgo, recomendo o EdinburghTour. Para fazer um passeio de um dia pelo campo, o aconselhável é apanhar uma das excursões que saem quase todos os dias de Edimburgo e que poderão leva-lo até ao Loch Ness ou até o castelo de Balmoral. Por exemplo, a da Haggis Adventures.


Workshop Smart Travel  
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a IATI.
Tours e bilhetes
Encontre tours à medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou a Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.

Deixe um comentário