Viajar em Marrocos é fácil. De avião, taxi, comboio, autocarro, carro próprio ou alugado, as alternativas de transportes locais são várias e eficientes.
Andar de avião em Marrocos
Basicamente, só há uma opção para fazer voos internos em Marrocos, que é a Royal Air Maroc. O país está relativamente bem coberto em termos de aeroportos e é possível visitar as principais cidades usando apenas o avião como meio de transporte. A inexistência de concorrência faz com que os voos não sejam baratos.
Pesquisar voos em Marrocos
Carro próprio ou alugado
É, indiscutivelmente, a melhor forma de andar em Marrocos para conhecer bem o país e, na grande maioria dos casos, uma boa experiência. Alguns percursos podem demorar mais tempo que o previsto por causa do trânsito de camiões nas estradas nacionais mas, genericamente, as estradas são boas, estão em bom estado e bem sinalizadas. Andar de carro em Marrocos não é tão perigoso como às vezes pintam! Há algumas auto-estradas que ligam a costa toda desde Tanger até El Jadida, Meknés e Marrakech mas é sempre conveniente levar um bom mapa de estradas (o “Michelin 742 National” é dos melhores) e GPS. Em relação a informações sobre como levar carro próprio, ver o artigo Como chegar a Marrocos e, para algumas dicas sobre como lidar com a polícia de trânsito marroquina, ler em Como escapar à Gendarmerie Royale.
Quanto a aluguer, há várias agências internacionais de rent-a-car que operam em Marrocos e que serão a melhor opção para reservar online antes de partir. Também há muitas agências locais, normalmente mais baratas e com carros em menos bom estado, que podem ser uma opção para quem quer poupar um bocado. Perguntem na vossa riad ou hotel.
Grand Taxi
São táxis partilhados que fazem grandes distâncias e ligações entre cidades. Costumam ser uns velhos Mercedes tipos banheira, de cor branca, amarela, azul claro ou laranja (depende da zona) mas, mesmo que não tenham a sinalética de “táxi” são muito fáceis de identificar. É, provavelmente, a forma mais económica de viajar pelo país, e é possível fazê-lo de lés a lés, mas alguns trajectos podem ser um bocado duros e perigosos, pois metem sempre 7 ou 8 dentro do carro e é sempre a abrir! :) Há tarifas mais ou menos estabelecidas mas o valor deve ser sempre negociado à partida.
Petit Taxi
São os táxis que operam dentro das cidades. Também variam de cor conforme o sítio (vermelhos em Fés; beijes em Marrakech; azuis em Rabat) e são, normalmente, Fiat Uno, Peugeot 205 e, mais recentemente, os Dacia. Em algumas cidades, como Rabat, o mais usual é usarem o taxímetro mas na maioria é preciso negociar o preço à partida.
Autocarros (ónibus) em Marocos
É, provavelmente, a alternativa mais comum para quem não anda de carro e não quer arriscar meter-se nos grand taxis. Há duas boas empresas de autocarros que ligam uma extensa rede de cidades, a CTM e a Supratours. Qualquer uma delas tem autocarros de decentes e é vulgarmente utilizada por turistas. Os trajectos, horários, contactos e localização em cada cidade podem ser consultados nos respectivos sites. A Supratours pertence ao grupo dos caminhos-de-ferro e oferece alguns trajectos mistos comboio+autocarro.
Andar de comboio (trem) em Marrocos
O comboio (trem) é também uma opção muito válida, seja os urbanos e regionais para trajectos mais curtos, sejam as grandes linhas como a nocturna entre Marrakech e Tanger (com compartimentos cama). Os comboios são bons e, regra geral, as coisas funcionam bem. Os trajectos, horários, preços e toda a informação necessária podem ser consultados no site na ONCF. Que eu saiba, não é possível reservar bilhetes online e sim apenas em Marrocos, presencialmente ou pela linha de telefone indicada no site. Em todo o caso, costuma haver sempre lugares, embora os mais raros (vagões-cama, primeira classe, etc) devam ser reservados o quanto antes. Onde o comboio não chega, os trajectos podem ser feitos em conjunto com a Supratours, a empresa de autocarros que pertence ao mesmo grupo.
Do aeroporto para o centro (Marrakech)
Uma boa e mais barata alternativa ao táxi, que deverá custar cerca de 50-60 Dh até ao centro, é o Shuttle bus que parte do parque de estacionamento do Terminal 1. Custa 20 Dh (30 Dh ida e volta, com validade de 15 dias) e faz percurso Aeroporto-Hivernage-Jemaa El Fna-Bab Doukkala-Gueliz-Estação de comboio ONCF-Aeroporto. Para ver alternativa noutros aeroportos, consultar o site da Morrocan Airports Authority.