Transportes locais em Marrocos

Viajar em Marrocos é fácil. De avião, taxi, comboio, autocarro, carro próprio ou alugado, as alternativas de transportes locais são várias e eficientes.

Andar de avião em Marrocos

aviao marrocos

Basicamente, só há uma opção para fazer voos internos em Marrocos, que é a Royal Air Maroc. O país está relativamente bem coberto em termos de aeroportos e é possível visitar as principais cidades usando apenas o avião como meio de transporte. A inexistência de concorrência faz com que os voos não sejam baratos.

Pesquisar voos em Marrocos

 

Carro próprio ou alugado

estrada em marrocos

É, indiscutivelmente, a melhor forma de andar em Marrocos para conhecer bem o país e, na grande maioria dos casos, uma boa experiência. Alguns percursos podem demorar mais tempo que o previsto por causa do trânsito de camiões nas estradas nacionais mas, genericamente, as estradas são boas, estão em bom estado e bem sinalizadas. Andar de carro em Marrocos não é tão perigoso como às vezes pintam! Há algumas auto-estradas que ligam a costa toda desde Tanger até El Jadida, Meknés e Marrakech mas é sempre conveniente levar um bom mapa de estradas (o “Michelin 742 National” é dos melhores) e GPS. Em relação a informações sobre como levar carro próprio, ver o artigo Como chegar a Marrocos e, para algumas dicas sobre como lidar com a polícia de trânsito marroquina, ler em Como escapar à Gendarmerie Royale.

Quanto a aluguer, há várias agências internacionais de rent-a-car que operam em Marrocos e que serão a melhor opção para reservar online antes de partir. Também há muitas agências locais, normalmente mais baratas e com carros em menos bom estado, que podem ser uma opção para quem quer poupar um bocado. Perguntem na vossa riad ou hotel.

Rent-a-car em Marrocos

 

Grand Taxi

grand taxi marrocos

São táxis partilhados que fazem grandes distâncias e ligações entre cidades. Costumam ser uns velhos Mercedes tipos banheira, de cor branca, amarela, azul claro ou laranja (depende da zona) mas, mesmo que não tenham a sinalética de “táxi” são muito fáceis de identificar. É, provavelmente, a forma mais económica de viajar pelo país, e é possível fazê-lo de lés a lés, mas alguns trajectos podem ser um bocado duros e perigosos, pois metem sempre 7 ou 8 dentro do carro e é sempre a abrir! :) Há tarifas mais ou menos estabelecidas mas o valor deve ser sempre negociado à partida.

Petit Taxi

marrocos taxi

São os táxis que operam dentro das cidades. Também variam de cor conforme o sítio (vermelhos em Fés; beijes em Marrakech; azuis em Rabat) e são, normalmente, Fiat Uno, Peugeot 205 e, mais recentemente, os Dacia. Em algumas cidades, como Rabat, o mais usual é usarem o taxímetro mas na maioria é preciso negociar o preço à partida.

Autocarros (ónibus) em Marocos

marrocos autocarro onibus

É, provavelmente, a alternativa mais comum para quem não anda de carro e não quer arriscar meter-se nos grand taxis. Há duas boas empresas de autocarros que ligam uma extensa rede de cidades, a CTM e a Supratours. Qualquer uma delas tem autocarros de decentes e é vulgarmente utilizada por turistas. Os trajectos, horários, contactos e localização em cada cidade podem ser consultados nos respectivos sites. A Supratours pertence ao grupo dos caminhos-de-ferro e oferece alguns trajectos mistos comboio+autocarro.

Andar de comboio (trem) em Marrocos

comboio em Marrocos

O comboio (trem) é também uma opção muito válida, seja os urbanos e regionais para trajectos mais curtos, sejam as grandes linhas como a nocturna entre Marrakech e Tanger (com compartimentos cama). Os comboios são bons e, regra geral, as coisas funcionam bem. Os trajectos, horários, preços e toda a informação necessária podem ser consultados no site na ONCF. Que eu saiba, não é possível reservar bilhetes online e sim apenas em Marrocos, presencialmente ou pela linha de telefone indicada no site. Em todo o caso, costuma haver sempre lugares, embora os mais raros (vagões-cama, primeira classe, etc) devam ser reservados o quanto antes. Onde o comboio não chega, os trajectos podem ser feitos em conjunto com a Supratours, a empresa de autocarros que pertence ao mesmo grupo.

Do aeroporto para o centro (Marrakech)

Aeroporto Marrocos Marrakech

Uma boa e mais barata alternativa ao táxi, que deverá custar cerca de 50-60 Dh até ao centro, é o Shuttle bus que parte do parque de estacionamento do Terminal 1. Custa 20 Dh (30 Dh ida e volta, com validade de 15 dias) e faz percurso Aeroporto-Hivernage-Jemaa El Fna-Bab Doukkala-Gueliz-Estação de comboio ONCF-Aeroporto. Para ver alternativa noutros aeroportos, consultar o site da Morrocan Airports Authority.

Oferta de livro

Livre Trânsito

Recebe uma Newsletter com as melhores dicas para viajar! Como oferta, ainda te envio o livro com as crónicas da minha viagem de Volta ao Mundo.

Planeia a tua viagem com estas ferramentas

Voos

Pesquisa os teus voos no Skyscanner

Seguro de viagem

Faz um seguro de viagem com a IATI Seguros (5% desconto com este link)

Alojamento

Reserva o teu hotel, hostel ou guesthouse no Booking

Cartões bancários

Poupa nas taxas de levantamento com os cartões Revolut, N26 ou Wise

Tours e bilhetes

Marca tours e compra bilhetes para atracções através do GetYourGuide ou Civitatis

Rent-a-car

Aluga um carro ao melhor preço com a DiscoverCars

Consulta do Viajante

Faz a tua Consulta do Viajante Online (5% desconto com código tempodeviajar)

Internet

Tem sempre internet em viagem com a Airalo ou Holafly

Vistos e documentos

Trata do visto e outros documentos de viagem com a iVisa

Ao utilizar estes links poderás beneficiar de alguns descontos e vantagens e eu poderei ganhar uma pequena comissão. Desta forma, estás a valorizar o meu trabalho e a ajudar-me a manter o blog, sem pagar nada mais por isso.

Deixe um comentário