10 formas de obter rendimentos enquanto viajas

O trabalho remoto é cada vez menos um sonho e mais uma realidade. O mercado vira os olhos para o digital à medida que as empresas mais tecnológicas ganham terreno no mundo dos negócios. O teletrabalho parece ter vindo para ficar, como uma tendência cada vez mais assinalável e, inclusivamente, com mais trabalhadores a aventurarem-se no mundo do freelancing.

Para os trabalhadores independentes, o trabalho remoto é uma realidade com longevidade. Hoje, os profissionais que operam a partir de qualquer região do globo auto-intitulam-se nómadas digitais.

Chegar a esta invejável e, por vezes, bastante lucrativa posição implica reunir uma carteira de clientes rica e consistente. Claro, é preciso também encontrar uma área profissional compatível com o trabalho remoto. Destacamos, por isso, algumas das formas que permitem obter rendimento ao mesmo tempo que se viaja.

1. Marketing de Gestão de Redes Sociais

Trabalhar e viajar é compatível com inúmeras carreiras, e quase no topo desta lista encontram-se os mais populares empregos no campo da Comunicação, como profissional de Marketing Digital ou gestor de redes sociais.

Trabalho remoto

As tarefas destes community managers, profissionais de marketing de conteúdos (copywriter), gestão de campanhas digitais, consultoria SEO ou supervisão do atendimento ao cliente podem todas ser feitas à distância, para clientes em inúmeros pontos geográficos e com todo o processo a tornar-se cada vez mais auto-suficiente à distância.

2. Edição de texto e traduções

A imensidão de documentos legais, académicos, entre muitos outros garante que a edição de texto e tradução é também uma área competitiva quando falamos de trabalho remoto.

De edição e revisão de textos, sejam trabalhos universitários, livros, documentos oficiais ou legais, o conteúdo linguístico assume uma posição de destaque no panorama do trabalho realizado a partir de casa ou de qualquer destino um pouco por todo o mundo.

3. Design gráfico, web design e programação

É no digital que, como esperado, encontramos as melhores oportunidades de trabalho remoto. Com a transição das empresas para o digital, cada vez mais os negócios precisam de estar presentes e bem representados no online.

Tal implica uma presença com websites chamativos e com logótipos memoráveis. Os designers gráficos sempre tiveram uma forte presença num ambiente de trabalho mais relaxado e frequentemente remoto. Hoje, é uma das profissionais mais adequadas ao nomadismo digital.

Quem fala do design, fala também da programação dos próprios websites. Não obstante o número de plataformas capazes de gerar um site, é ainda relativamente comum para muitas empresas procurarem um website feito e programado de raiz.

4. Serviços de advocacia online

O trabalho remoto é compatível com algumas atividades tipicamente pensadas como dependentes da proximidade física. Exemplo disso são os serviços de advocacia e apoio jurídico.

Trabalho remoto

De facto, é possível viajar e simultaneamente realizar trabalho remoto na área da advocacia. Desde consultas online a processamento de documentos, é possível encontrar advogados e advogadas online capazes de responder às necessidades em áreas diversas como direito fiscal, familiar, laboral, administrativo, entre muitas outras especialidades.

5. Coaching pessoal e consultoria

Num mundo que vê um aumento exponencial do trabalho remoto e perante as inúmeras possibilidades de criar uma carreira independente, por vezes é importante ter um pequeno empurrão com a ajuda de alguém com mais experiência.

É aqui que podem entrar os serviços online de coaching pessoal, os quais são capazes de orientar os seus clientes no sentido de começar a maximizar uma carreira em áreas múltiplas.

A profissão emergente dos coaches vem, em grande medida, responder à necessidade de melhoramento pessoal e no balanço crescente entre vida pessoal e profissional.

6. Psicologia e psicoterapia online

Diversos profissionais de saúde já disponibilizam convenientes consultas online. Enquanto certas especialidades dependem de examinar fisicamente o doente em, as consultas de psicologia e psicoterapia, e até de psiquiatria, têm todo o potencial para integrar o mundo do trabalho remoto.

O terapeuta, psicólogo ou psiquiatra tem a facilidade de consultar o doente a partir de qualquer local. Para especialidades que disponibilizam receitas, o novo serviço eletrónico por mensagem facilitam todo este processo.

7. Personal trainer e ginásio online

Os personal trainers procuram oferecer serviços que se ajustem às necessidades dos seus subscritores, oferecendo frequentemente a possibilidade de treinar online, nos seus estúdios ou ginásios ou até ao ar livre.

yoga online

Cada vez mais multiplicam-se os serviços de PT à distância e as plataformas de ginásio online. Neste modelo, os treinadores podem preparar as suas aulas em qualquer lugar e gravá-las ou transmiti-las ao vivo para a sua comunidade.

8. Professor privado online

Uma outra tendência crescente prende-se com as aulas e tutorias online. Cada vez mais, profissionais de educação de todo o mundo entram em contacto com alunos em áreas por vezes geograficamente muito deslocadas.

Estes cursos online têm regimes e incentivos diferentes, múltiplos públicos e áreas de atuação mas pautam-se normalmente por um encurtamento de distâncias que, antes da internet, eram incontornáveis.

9. Blogger/escritor de viagens

Esta é, muitas vezes, a ocupação mais evidente e duradoura no que diz respeito a trabalhos à distância. Um blogger de viagens escreve sobre os mundos que descobre, por vezes trabalha também como fotógrafo freelancer e vende os seus textos e imagens a revistas ou sites de viagens especializados em áreas especificas (natureza, animais, desporto, etc) ou de caráter generalista.

Fotografia em viagem

A ocupação pode ainda adquirir um caráter mais estruturado, com diversos escritores de viagens a publicarem livros sobre as suas jornadas, contribuindo para guias de inúmeros países ou regiões ou até transitando para programas de televisão sobre estas temáticas.

10. Assistente virtual para empresas e particulares

Outras tantas ocupações poderiam fazer parte deste levantamento, mas fechamos a lista com uma nova profissão que é capaz de encapsular na perfeição o estatuto emergente do trabalho remoto.

A assistência virtual é um novo fenómeno que se baseia na prestação de serviços a empresas e privados em regime de freelancer e, normalmente, à distância. Os assistentes virtuais podem prestar serviços administrativos, de contabilidade, comunicação ou outros.

Todas as tarefas do dia-a-dia podem ser simplificadas com a ajuda dos assistentes virtuais. Esta ocupação, quase inteiramente remota, torna-se cada vez mais atraente no contexto digital do século XXI.

Artigo Patrocinado
Este artigo foi produzido em parceria com a Zaask, uma plataforma online portuguesa de serviços. Procura aqui os serviços que podes prestar remotamente nas mais diversas áreas, para que consigas continuar a trabalhar enquanto viajas!

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Voos
Encontre os melhores voos no Skyscanner ou no Kiwi.com
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a IATI
Tours e bilhetes
Marque os seus tours e compre bilhetes para atracções na GetYourGuide ou na Civitatis
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamento com os cartões Curve, N26 ou TransferWise
 

Ver mais dicas de viagem