Roteiro para visitar Alfândega da Fé

Uma escapadinha em Alfândega da Fé

Alfândega da Fé, um dos concelhos pertencentes à região de Trás-os-Montes, é um lugar que convida á descoberta. Paisagens desafogadas, contrastes de cores, sabores culinários do mais autêntico que há em Portugal e, claro está, uma hospitalidade genuína que só as gentes transmontanas conseguem brindar.

Este é uma proposta para um roteiro de fim-de-semana numa terra que não tem nada a provar, mas ainda tem muito para oferecer!

Bela Vista Silo Housing

Bela Vista Silo Housing, Alfândega da Fé

A minha base durante o fim-de-semana que passei em Alfândega da Fé foi a fantástica Bela Vista Silo Housing. Em pleno ambiente rural e à entrada da pequena aldeia de Eucísia, dois silos agrícolas foram transformados em habitações modernas de visual futurista, surpreendentemente integrados na paisagem e com uma vista de quase 360°.

Bela Vista Silo Housing, Alfândega da Fé

Para complementar, a propriedade conta com uma magnifica piscina biológica, muito bem cuidada e com todas as comodidades para aproveitar umas horas de relax, e de serviço de restaurante e bar com uma vista única sobre a aldeia e o monte, ideal para assistir ao pôr-do-sol.

Os hospedes são atendidos pelos próprios donos, que vivem no local, num ambiente descontraído e familiar que convida a ficar.

Bela Vista Silo Housing
Bela Vista Silo Housing

Onde dormir em Alfândega da Fé

A oferta de alojamentos em Alfândega da Fé não é muita, mas é bastante variada! Estas são algumas recomendações que acho que vale a pena analisar.

» Bela Vista Silo Housing
» Quinta do Barracão da Vilariça
» Hotel & Spa Alfandega da Fé
» Alojamento Rural de Colmeais
» Lambisco Alojamento Local

Percurso do Sabor

Percurso do Sabor, Alfândega da Fé

O Percurso do Sabor é um dos 9 percursos pedestres que integram o projecto Nove Passos, promovido pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes.

Em cada um dos concelhos pertencentes à região, é proposto um percurso cuidadosamente delineado para dar a conhecer um tema natural específico, que caracteriza e distingue as áreas naturais onde se insere.
» Percurso do Sabor (Alfândega da Fé)
» Percurso do Carvalho (Bragança)
» Trilho Quercus (Macedo de Cavaleiros)
» Percurso de São João das Arribas (Miranda do Douro)
» Percurso de Vale de Lobo (Mirandela)
» Percurso da Cascata da Faia da Água Alta (Mogadouro)
» Percurso Vilarinho das Azenhas a Ribeirinha (Vila Flor)
» Percurso do Castelo de Algoso (Vimioso)
» Percurso Biospots (Vinhais)

Lagos do Sabor, Alfândega da Fé

Este Percurso do Sabor foi especificamente delineado para observar o incrível conjunto de lagos, ligados entre si por penhascos e gargantas, originado pela construção da barragem do Baixo Sabor, concluída em 2014. Outrora um rio que corria selvagem, o Sabor transformou-se num imenso mar de água doce rodado de montes e natureza, cirando uma paisagem surpreendente e um cenário único que merece ser admirado.

Concretamente, trata-se de um percurso linear com cerca de 8 km, que parte da aldeia de Parada e termina no Lago dos Santuários. A duração aproximada é de 4 horas, tem um nível de dificuldade fácil/moderado e pode ser percorrido durante todo o ano, sendo que a Primavera será, eventualmente, a melhor época para o fazer.

Lagos do Sabor, Alfândega da Fé
Santuário de Santo Antão da Barca
Miradouro de Santo Antão da Barca

Os dois pontos altos deste itinerário são o santuário e miradouro de Santo Antão da Barca, que foi transladado pedra por pedra desde a sua localização original, actualmente submersa, e o topo do Cabeço do Aguilhão, de onde se consegue ter uma espectacular vista de 360° sobre a albufeira e cuja subida é a parte mais exigente do percurso.

Quem não é muito amigo de grandes caminhadas, pode seguir as indicações para o santuário, pois é possível ir até lá de carro. Parte da estrada é de terra e gravilha, mas faz-se bem com qualquer carro.

Estrada de Colmeais

Estrada de Colmeais, Alfândega da Fé

Especialmente para quem gosta de viajar de carro, a partir do Hotel & Spa Alfândega da Fé, de onde se tem uma vista fantástica, existe uma estrada panorâmica que passa pela aldeia de Colmeais e desce quase vertiginosamente até Vilarenhos.

Capela de Nossa Senhora do Socorro

Ao longo destes cerca de 15 km passa-se por outras povoações e miradouros, bem como por algumas igrejas, capelas e alminhas como, por exemplo, a Capela de Nossa Senhora do Socorro. É um passeio curto, para se fazer com calma.

Quinta do Barracão da Vilariça

Quinta do Barracão da Vilariça, Alfândega da Fé

A receber viajantes desde 1850 como estalagem do serviço de mala-posta* na estrada real entre Bragança e Lisboa, a Quinta do Barracão da Vilariça mantém até hoje o melhor da hospitalidade transmontana, oferecendo uma variedade de quartos e casas rurais autênticos e confortáveis.

Além do alojamento propriamente dito e das histórias e conhecimento que os proprietários têm para partilhar, esta quinta é a casa da marca Terra Sã, de onde saem diversos produtos de agricultura e pecuária biológica como amêndoas, vinho, frutas e legumes, leite, carne e, o grande ex-libris da região, azeite.

Museu Oficina de Azeite
Quinta do Barracão da Vilariça
Quinta do Barracão da Vilariça

A propriedade é enorme e tem diversos circuitos que se podem fazer a pé ou de bicicleta, com alguns pontos de interesse como um moinho hidráulico de rodízio com mais de 200 anos em perfeito estado de conservação, e que serve hoje como centro pedagógico. A poucos minutos de distância, em Lodões, o Ecomuseu Oficina de Azeite vale a pena uma visita!

Nossa Senhora dos Anúncios
Quinta do Barracão da Vilariça, Alfândega da Fé

Não deixe também de subir até à Nossa Senhora dos Anúncios. A partir do pátio da lindíssima capela, terá uma visão geral da quinta e de todo o vale, e ficará com uma noção real da sua dimensão.

* A mala-posta, também conhecida como diligência, foi um antigo serviço de transporte de correio e passageiros operado numa carruagem puxada por dois cavalos. Em percursos longos, os cavalos eram trocados em estações preparadas para o efeito, onde também se serviam refeições.

Stand Up Paddle (SUP) nos Lagos do Sabor

Lagos do Sabor, Alfândega da Fé

Para quem gosta de desportos e actividades aquáticas, os Lagos do Sabor são um autêntico diamante por lapidar. De facto, durante todo o fim-de-semana não vi mais do que dois barcos na água. Selvagem, e ainda com poucos pontos de acesso, foi muito fácil ter este espaço só para nós.

SUP nos Lagos do Sabor
SUP nos Lagos do Sabor

Na altura desta visita, ainda não havia uma empresa de animação turística local a explorar comercialmente este tipo de actividades, mas o Município de Alfândega da Fé tinha-nos preparado esta boa surpresa!

Para organizar um actividade de SUP nos Lagos do Sabor, pode entrar em contacto com o gabinete de turismo (contactos em baixo) ou tentar falar directamente com o Orlando Almeida através das suas redes sociais Instagram e Facebook
» Instragram @orlando_almeida_
» Facebook GotoWeekend

Vila de Alfândega da Fé

Alfândega da Fé

Alfândega da Fé é uma vila pequena, que se visita facilmente a pé durante uma manhã ou tarde. É certo que pode não ter o encanto ou imponência de outras terras e aldeias históricas de Portugal, mas não deixa de ser interessante de visitar. É um lugar onde se vive com a tranquilidade que o relativo isolamento permite e, sobretudo, onde se sente a proximidade entre conterrâneos.

Não é que dê para nos perdermos, mas a forma mais eficiente de visitar os principais pontos de interesse do centro de Alfândega da Fé é mesmo seguir os roteiros propostos pelo gabinete de turismo local.

Igreja da Misericórdia de Alfândega da Fé
Igreja Matriz de Alfândega da Fé
Castelo de Alfândega da Fé

O “Roteiro da História” leva-nos a conhecer as ruas de traçado medieval do centro histórico, de onde se destaca a Torre do Relógio e diversos edifícios religiosos, como a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia, bem como algumas casas de famílias mais abastadas que foram sobrevivendo aos tempos.

Não existem vestígios físicos do que terá sido o Castelo de Alfândega da Fé, mas toda a geometria urbana e a vista periférica desde o local da sua suposta localização apontam para que, efectivamente, tenha existido.

O “Roteiro da Arte Pública”, por outro lado, leva os visitantes a conhecer a zona mais moderna da vila e a admirar diversas esculturas, pinturas em azulejo, grafittis e outras formas de arte em espaço urbano, algumas delas da autoria de artistas de renome.

Começando no Jardim Municipal e na peculiar “Cabeça de Soldado”, o percurso vai-nos mostrando bonitos murais e edifícios banais do dia-a-dia urbano transformados em gigantes telas de pintura. Sem dúvida, uma interessante surpresa!

Mural de azulejos em Alfândega da Fé
Grafitti em Alfândega da Fé
Bombeiros de Alfândega da Fé

A Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, com projecto arquitectónico de autoria do conceituado Alcino Soutinho, é o centro de toda a actividade cultural e cívica de todos o concelho. Conta com um excelente auditório e uma galeria que apresenta uma surpreendentemente preenchida agenda de exposições. É, também, onde funciona Posto de Turismo de Alfândega da Fé.

Para informações mais detalhadas sobre todos os locais e actividades mencionadas neste artigo e outros não mencionados), incluindo horários de funcionamento e vistas acompanhadas, os profissionais do Porto de Turismo são super prestáveis.

Posto de Turismo de Alfândega da Fé
Largo de São Sebastião
[email protected]
279 462 739 / 279 460 020

Alfândega da Fé no Instagram

Artigo Patrocinado
Visitei a Beira Baixa a convite do Turismo Centro de Portugal. Como sempre, os conteúdos, referências e opiniões são pessoais e isentos de qualquer influência de parceiros institucionais ou comerciais.


Outros artigos que lhe podem interessar
• Roteiro e dicas para visitar o Alqueva
• Roteiro para uma road trip pela Ria de Aveiro
• Roteiro para uma road trip na Beira Baixa
• Guia e roteiro para visitar Amarante
• Guia e roteiro para visitar Melgaço

 
Planeia a tua viagem com estas ferramentas
Faz como eu! Estas são as principais ferramentas que utilizo na preparação das minhas viagens. Ao utilizares os links abaixo, poderás ter alguns descontos e vantagens e eu posso ganhar uma pequena comissão. Desta forma, ajudas-me a manter o blog sem pagares nada mais por isso.
Voos
Encontra os melhores voos no Skyscanner ou no Kiwi.com
Alojamento
Reserva o teu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb
Seguro de viagem
Faz sempre um bom seguro de viagem com a IATI ou a World Nomads
Tours e bilhetes
Marca tours e compra bilhetes para atracções através do GetYourGuide ou do Civitatis
Rent-a-car
Consegue os melhores preços no aluguer de carros com a Rentalcars.com ou a Rentcars
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamento com os cartões Revolut, Curve, N26 ou TransferWise
 

Mais dicas de viagem sobre Portugal


Precisas de ajuda para planear a tua próxima viagem?

Workshop Smart Travel

Deixe um comentário