Uma escapadinha em Alfândega da Fé
Alfândega da Fé, um dos concelhos pertencentes à região de Trás-os-Montes, é um lugar que convida á descoberta. Paisagens desafogadas, contrastes de cores, sabores culinários do mais autêntico que há em Portugal e, claro está, uma hospitalidade genuína que só as gentes transmontanas conseguem brindar.
Este é uma proposta para um roteiro de fim-de-semana numa terra que não tem nada a provar, mas ainda tem muito para oferecer!
Bela Vista Silo Housing
A minha base durante o fim-de-semana que passei em Alfândega da Fé foi a fantástica Bela Vista Silo Housing. Em pleno ambiente rural e à entrada da pequena aldeia de Eucísia, dois silos agrícolas foram transformados em habitações modernas de visual futurista, surpreendentemente integrados na paisagem e com uma vista de quase 360°.
Para complementar, a propriedade conta com uma magnifica piscina biológica, muito bem cuidada e com todas as comodidades para aproveitar umas horas de relax, e de serviço de restaurante e bar com uma vista única sobre a aldeia e o monte, ideal para assistir ao pôr-do-sol.
Os hospedes são atendidos pelos próprios donos, que vivem no local, num ambiente descontraído e familiar que convida a ficar.
Onde dormir em Alfândega da Fé
A oferta de alojamentos em Alfândega da Fé não é muita, mas é bastante variada! Estas são algumas recomendações que acho que vale a pena analisar.
» Bela Vista Silo Housing
» Quinta do Barracão da Vilariça
» Hotel & Spa Alfandega da Fé
» Alojamento Rural de Colmeais
» Lambisco Alojamento Local
Percurso do Sabor
O Percurso do Sabor é um dos 9 percursos pedestres que integram o projecto Nove Passos, promovido pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes.
Em cada um dos concelhos pertencentes à região, é proposto um percurso cuidadosamente delineado para dar a conhecer um tema natural específico, que caracteriza e distingue as áreas naturais onde se insere.
» Percurso do Sabor (Alfândega da Fé)
» Percurso do Carvalho (Bragança)
» Trilho Quercus (Macedo de Cavaleiros)
» Percurso de São João das Arribas (Miranda do Douro)
» Percurso de Vale de Lobo (Mirandela)
» Percurso da Cascata da Faia da Água Alta (Mogadouro)
» Percurso Vilarinho das Azenhas a Ribeirinha (Vila Flor)
» Percurso do Castelo de Algoso (Vimioso)
» Percurso Biospots (Vinhais)
Este Percurso do Sabor foi especificamente delineado para observar o incrível conjunto de lagos, ligados entre si por penhascos e gargantas, originado pela construção da barragem do Baixo Sabor, concluída em 2014. Outrora um rio que corria selvagem, o Sabor transformou-se num imenso mar de água doce rodado de montes e natureza, cirando uma paisagem surpreendente e um cenário único que merece ser admirado.
Concretamente, trata-se de um percurso linear com cerca de 8 km, que parte da aldeia de Parada e termina no Lago dos Santuários. A duração aproximada é de 4 horas, tem um nível de dificuldade fácil/moderado e pode ser percorrido durante todo o ano, sendo que a Primavera será, eventualmente, a melhor época para o fazer.
Os dois pontos altos deste itinerário são o santuário e miradouro de Santo Antão da Barca, que foi transladado pedra por pedra desde a sua localização original, actualmente submersa, e o topo do Cabeço do Aguilhão, de onde se consegue ter uma espectacular vista de 360° sobre a albufeira e cuja subida é a parte mais exigente do percurso.
Quem não é muito amigo de grandes caminhadas, pode seguir as indicações para o santuário, pois é possível ir até lá de carro. Parte da estrada é de terra e gravilha, mas faz-se bem com qualquer carro.
Estrada de Colmeais
Especialmente para quem gosta de viajar de carro, a partir do Hotel & Spa Alfândega da Fé, de onde se tem uma vista fantástica, existe uma estrada panorâmica que passa pela aldeia de Colmeais e desce quase vertiginosamente até Vilarenhos.
Ao longo destes cerca de 15 km passa-se por outras povoações e miradouros, bem como por algumas igrejas, capelas e alminhas como, por exemplo, a Capela de Nossa Senhora do Socorro. É um passeio curto, para se fazer com calma.
Quinta do Barracão da Vilariça
A receber viajantes desde 1850 como estalagem do serviço de mala-posta* na estrada real entre Bragança e Lisboa, a Quinta do Barracão da Vilariça mantém até hoje o melhor da hospitalidade transmontana, oferecendo uma variedade de quartos e casas rurais autênticos e confortáveis.
Além do alojamento propriamente dito e das histórias e conhecimento que os proprietários têm para partilhar, esta quinta é a casa da marca Terra Sã, de onde saem diversos produtos de agricultura e pecuária biológica como amêndoas, vinho, frutas e legumes, leite, carne e, o grande ex-libris da região, azeite.
A propriedade é enorme e tem diversos circuitos que se podem fazer a pé ou de bicicleta, com alguns pontos de interesse como um moinho hidráulico de rodízio com mais de 200 anos em perfeito estado de conservação, e que serve hoje como centro pedagógico. A poucos minutos de distância, em Lodões, o Ecomuseu Oficina de Azeite vale a pena uma visita!
Não deixe também de subir até à Nossa Senhora dos Anúncios. A partir do pátio da lindíssima capela, terá uma visão geral da quinta e de todo o vale, e ficará com uma noção real da sua dimensão.
* A mala-posta, também conhecida como diligência, foi um antigo serviço de transporte de correio e passageiros operado numa carruagem puxada por dois cavalos. Em percursos longos, os cavalos eram trocados em estações preparadas para o efeito, onde também se serviam refeições.
Stand Up Paddle (SUP) nos Lagos do Sabor
Para quem gosta de desportos e actividades aquáticas, os Lagos do Sabor são um autêntico diamante por lapidar. De facto, durante todo o fim-de-semana não vi mais do que dois barcos na água. Selvagem, e ainda com poucos pontos de acesso, foi muito fácil ter este espaço só para nós.
Na altura desta visita, ainda não havia uma empresa de animação turística local a explorar comercialmente este tipo de actividades, mas o Município de Alfândega da Fé tinha-nos preparado esta boa surpresa!
Para organizar um actividade de SUP nos Lagos do Sabor, pode entrar em contacto com o gabinete de turismo (contactos em baixo) ou tentar falar directamente com o Orlando Almeida através das suas redes sociais Instagram e Facebook
» Instragram @orlando_almeida_
» Facebook GotoWeekend
Vila de Alfândega da Fé
Alfândega da Fé é uma vila pequena, que se visita facilmente a pé durante uma manhã ou tarde. É certo que pode não ter o encanto ou imponência de outras terras e aldeias históricas de Portugal, mas não deixa de ser interessante de visitar. É um lugar onde se vive com a tranquilidade que o relativo isolamento permite e, sobretudo, onde se sente a proximidade entre conterrâneos.
Não é que dê para nos perdermos, mas a forma mais eficiente de visitar os principais pontos de interesse do centro de Alfândega da Fé é mesmo seguir os roteiros propostos pelo gabinete de turismo local.
O “Roteiro da História” leva-nos a conhecer as ruas de traçado medieval do centro histórico, de onde se destaca a Torre do Relógio e diversos edifícios religiosos, como a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia, bem como algumas casas de famílias mais abastadas que foram sobrevivendo aos tempos.
Não existem vestígios físicos do que terá sido o Castelo de Alfândega da Fé, mas toda a geometria urbana e a vista periférica desde o local da sua suposta localização apontam para que, efectivamente, tenha existido.
O “Roteiro da Arte Pública”, por outro lado, leva os visitantes a conhecer a zona mais moderna da vila e a admirar diversas esculturas, pinturas em azulejo, grafittis e outras formas de arte em espaço urbano, algumas delas da autoria de artistas de renome.
Começando no Jardim Municipal e na peculiar “Cabeça de Soldado”, o percurso vai-nos mostrando bonitos murais e edifícios banais do dia-a-dia urbano transformados em gigantes telas de pintura. Sem dúvida, uma interessante surpresa!
A Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, com projecto arquitectónico de autoria do conceituado Alcino Soutinho, é o centro de toda a actividade cultural e cívica de todos o concelho. Conta com um excelente auditório e uma galeria que apresenta uma surpreendentemente preenchida agenda de exposições. É, também, onde funciona Posto de Turismo de Alfândega da Fé.
Para informações mais detalhadas sobre todos os locais e actividades mencionadas neste artigo e outros não mencionados), incluindo horários de funcionamento e vistas acompanhadas, os profissionais do Porto de Turismo são super prestáveis.
Posto de Turismo de Alfândega da Fé
Largo de São Sebastião
turismo.alfandega@gmail.com
279 462 739 / 279 460 020
Alfândega da Fé no Instagram
Nota
Visitei Alfândega da Fé a convite da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes. Como sempre, os conteúdos, referências e opiniões contidos neste artigo são pessoais e isentos de qualquer influência de parceiros institucionais ou comerciais.
Outros artigos que lhe podem interessar
• Roteiro e dicas para visitar o Alqueva
• Roteiro para uma road trip pela Ria de Aveiro
• Roteiro para uma road trip na Beira Baixa
• Guia e roteiro para visitar Amarante
• Guia e roteiro para visitar Melgaço