Com o aumento de riscos no turismo, o Governo lançou um novo serviço de registo dos portugueses em viagem no estrangeiro, para que estes possam ser auxiliados em situações de emergência. Estas informações são registadas na internet.
O objectivo do Governo ao lançar este novo serviço – "Registo de Viagem" – é ter uma noção de quantos portugueses estão de férias ou em negócios no estrangeiro e evitar situações como as que ocorreram recentemente com os atentados na Índia e as manifestações na Tailândia.
«O aparecimento sucessivo de cidadãos nacionais que se apresentavam aos nossos diplomatas foi crescendo de dia para dia em função do agravamento da situação, portanto, não permitiu, desde o início, conhecer com rigor os portugueses que se encontravam a viajar», explicou o Secretário de Estado das Comunidades.
O sistema fornece uma base de dados informativa que permite fazer uma avaliação dos recursos que possam ser mobilizados além de constituir um contacto directo com os viajantes, «o que promove, desde logo, mais segurança», acrescentou António Braga.
Este "Registo de Viagem" é um serviço voluntário e está disponível desde quinta-feira no Portal das Comunidades Portuguesas. Todos os dados enviados são confidenciais e destruídos 15 dias após o término da viagem.
in TSF