Passadiços de Alvor e percurso Ao Sabor da Maré

Ao Sabor da Maré pelos passadiços da Ria de Alvor

O percurso Ao Sabor da Maré, informalmente mais conhecido como os Passadiços de Alvor, é um caminho com cerca 6km de extensão, constituído por diversos passadiços e trilhos de terra batida, que atravessa parte dos cordões dunares existentes entre a Praia do Alvor (Portimão) e a Meia-Praia (Lagos).

Entre o mar e a ria, com vista para o enorme sapal de águas tranquilas e vegetação fértil, este é o local ideal para uma caminhada matinal ou de final da tarde. Também é possível fazer o percurso de bicicleta.

Passadiços de Alvor

Quando visitar os Passadiços de Alvor

De uma forma geral, qualquer altura é boa para passear pelos Passadiços de Alvor e para fazer o percurso Ao Sabor da Maré, mas há alguns detalhes que se deve ter em conta.

Em termos de estação do ano, o Inverno (Dez-Fev) apresenta o clima menos agradável, mas, desde que não esteja a chover e/ou ventos de tempestade, é perfeitamente possível aproveitar os passadiços. No pico do Verão (Jul-Ago) o sol pode estar muito forte (não há sombra durante todo o percurso), pelo que o melhor tentar ir pelo fresco da manhã ou ao final do dia.

A melhor época para explorar os Passadiços de Alvor é, sem dúvida, a partir do final do Verão até ao Outono, quando se assiste a um grande movimento de aves em migração do norte de Europa para África. Algumas, ficam apenas algumas horas ou dias para descansarem e se alimentarem. Outras, fazem da ria o seu abrigo e a sua casa até à próxima Primavera. Durantes este período, é relativamente fácil ver flamingos, patos, garças, cegonhas e outros passeriformes um pouco por toda a laguna.

Outro pormenor importante a ter em consideração ao planear uma visita à Ria de Alvor e os seus passadiços é tentar escolher a altura certa do dia. Ou, melhor dizendo, da maré! De facto, o nome “Ao Sabor da Maré” vem de algum lado e a principal particularidade desde percurso é, precisamente, a mudança de cenário que se assiste conforme a maré vai enchendo e vazando.

Com a maré mais cheia, vai haver mais água na laguna a passar por baixo de alguns passadiços, criando um cenário que, muitas vezes, me faz lembrar alguns países asiáticos como Myanmar ou o Vietname. Com a maré mais vaza, vê-se mais vegetação e acaba-se sempre por encontrar alguns mariscadores na apanha da amêijoa e do berbigão, tal como eu próprio costumava fazer, numa versão muito mais amadoras, com os meus avós e os meus primos.

Alojamento e onde dormir
Portimão e Alvor são destinos turísticos muito populares, especialmente no Verão, pelo que as opções de alojamento são muitas. Pesquise no Booking ou no Airbnb, mas veja especialmente estas sugestões:
» Hotel Pestana D. João II
» Agua Hotels Alvor Jardim
» Casas d’Alvor
» Ria Hostel Alvor
» Casas d’Alvor
» Algarve Casino Hotel
» Hotel Jupiter
» Hotel Made Inn
» PTM DownTown

Ver mais alojamentos em Portimão

Ver mais alojamentos em Alvor

Como chegar aos Passadiços de Alvor

A forma mais prática de se deslocar em Portugal é de carro. Se não tem carro próprio, recomendo vivamente que alugue um, nem que seja apenas durante os dias que vai estar no Algarve. É muito barato, especialmente fora da época do Verão. Veja os preços na Rentalcars. Siga até à zona ribeirinha de Alvor, junto ao porto de pesca, onde há um parque e vários lugares de estacionamento (veja o mapa detalhado em baixo). A partir daí, basta dar dois passos em direcção à praia e à ria e está no início do percurso Ao Sabor da Maré.

Porto de pesca, Alvor

Se precisar chegar a Portimão via transportes públicos, o comboio ou o autocarro será provavelmente a melhor opção. Pode comprar os bilhetes de comboio no website da CP – Comboios de Portugal e os de autocarro através no Omio ou directamente no website ou bilheteiras da Eva, Rede Expressos ou Frota Azul.

Uma vez em Portimão, pode usar o autocarro urbano Vai e Vem que liga diversos pontos do concelho entre Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande. As linhas 13, 14, 15 e 16 vão para o Alvor, mas verifique as rotas e horários no website ou pergunte na rua algum habitante local. Raramente falha! :) Apanhar um táxi ou um Uber também é uma hipótese. O melhor ponto de referência é o parque de estacionamento e Complexo Desportivo de Alvor. A entrada para os passadiços está mesmo atrás!

Informação prática para visitar os Passadiços de Alvor

O percurso Ao Sabor da Maré é gratuito e muito fácil de percorrer, incluindo para crianças e pessoas com mais idade e/ou algumas limitações de locomoção. O trilho é sempre plano, apenas com três subidas muito suaves por cima das dunas que dão acesso à Praia de Alvor (facultativo).

Passadiços de Alvor

O piso é todo em passadiço de madeira, sendo que existe também um caminho de terra batida que atravessa toda a extensão do traçado, normalmente utilizado por quem vai de bicicleta e, naturalmente, por veículos oficiais ou de emergência. Para ir mesmo até ao fim do percurso, junto ao paredão e ao pequeno farol, a parte final tem que ser percorrida por este caminho de terra (fácil, largo e em boas condições).

Sendo um circuito circular, vai começar e terminar no mesmo sítio. Mas não é obrigatório fazer o percurso todo de 6 km. Se achar que é muito, ficar cansado ou não tiver tempo suficiente, ao longo do caminho vai ter algumas oportunidades de passar para o outro lado do passadiço e começar a fazer o caminho de regresso. Entretanto, vai encontrar algumas zonas de descanso onde poderá observar a paisagem, relaxar ou meditar um pouco.

Percurso Ao Sabor da Maré
Passadiços praia de Alvor
Praia de Alvor

No mapa abaixo, estão indicadas as diferentes variações do percurso, bem como alguns pontos de interesse em Alvor. Se tiver tempo, a minha sugestão é terminar a tomar uma bebida num dos cafés com esplanada ao longo da zona ribeirinha e, porque não, esticar até um almoço ou jantar num dos óptimos restaurantes da vila.

Características técnicas

» Nome: Ao Sabor da Maré
» Código: PTM PR2
» Forma: Circular
» Distância: 6km
» Duração: 1-2 horas
» Dificuldade: 1 (Baixa)
» Acessibilidades: acessível a cadeira de rodas e carrinhos de bebé
» Bicicletas: permitidas, havendo inclusivamente um espaço onde se pode alugar

Equipamento e o que levar

» Calçado normal (sapatilhas ou até mesmo chinelos de praia)
» Água
» Boné ou chapéu
» Protector solar
» Óculos de sol
» Fato de banho e toalha, se quiser ir à praia dar um mergulho
» Máquina fotográfica
» Binóculos, se gostar de observar aves com mais detalhe
» Saco para trazer o próprio lixo

Importante
O ecossistema da Ria de Alvor é muito frágil e a sua preservação é uma obrigação de cada um de nós. Durante o seu passeio, não caminhe fora dos passadiços ou do percurso demarcado. Não caminhe directamente sobre as dunas ou pelo sapal e traga o seu lixo consigo.

Marina na Ria de Alvor

Para além da Ria de Alvor

Para além dos passadiços, da ria e de ter uma das melhores praias de Portimão, o Alvor é uma vila muito pitoresca que vale a pena ser visitada. Desde o edifício histórico do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), subindo pelas ruelas estreitas até à igreja matriz e aos morabitos que atestam a influência Árabe na região, pode-se facilmente passar uma tarde a passear e explorar.

À noite, é um óptimo sítio para ir jantar, especialmente para comer um bom peixe ou marisco, comer um gelado, ou para beber um copo num dos animados bares do momento!

Alvor é, também, uma boa base para quem gosta de actividades e passeios de aventura. Tours de barco, passeios 4×4, caminhadas na natureza, etc… tudo parte ou pode ser organizado a partir daqui. Para os realmente radicais, existem algumas empresas de skydiving a operar no aeródromo. Dizem os entendidos que este é um dos melhores spots da Europa para praticar a modalidade!

Portimão testado e recomendado

Outros artigos que lhe podem interessar
• As melhores praias de Portimão
• Roteiro para visitar Faro
Praias da Costa Vicentina
• Hotéis de luxo no Algarve

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Voos
Encontre os melhores voos no Skyscanner ou no Kiwi.com
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a IATI
Tours e bilhetes
Marque os seus tours e compre bilhetes para atracções na GetYourGuide ou na Civitatis
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamento com os cartões Curve, N26 ou TransferWise
 

Mais dicas de viagem sobre Portugal

Deixe um comentário