O segundo passo – prefácio de livro por Gonçalo Cadilhe

[box type=”info”]Este texto é uma cópia integral do prefácio que o Gonçalo Cadilhe amavelmente escreveu para o meu livro “O primeiro passo”.[/box]

Era o meu primeiro leitor a querer fazer o mesmo. A sua carta chegou a meio da minha volta ao mundo, pouco antes de embarcar no cargueiro que iria ligar a Nova Zelândia à China. E porque era o primeiro leitor a querer fazer o mesmo, entusiasmei-me. Assumi como uma questão pessoal a sua volta ao mundo. Afinal, era esse o fim último das crónicas que eu andava a publicar semanalmente no Expresso. Não era descrever a minha volta ao mundo, era partilhá-la. Era passá-la para outros, como um testemunho de maratona, como uma batata quente, como um bichinho carpinteiro contagioso.

Havia outra coisa. Uma espécie de “dejà vu” na direcção que a sua vida estava a tomar. Eu encontrava tantas semelhanças entre o que ele estava em vias de concretizar e o que eu tinha passado quando decidira “pôr–me a andar”, que a sua carta tinha-me feito reviver todos os meus sonhos, as minhas angústias, as minhas emoções desses tempos. Como eu, também ele tinha passado pela mesma universidade e saído de lá com o mesmo curso. Como eu, também ele se encontrava com um “optimus” emprego, que o resto dos seus colegas invejava. Como eu, também ele queria deixar tudo para tirar um “Master in Living”.

Respondi, portanto, à carta do André. Com muitos conselhos para a sua volta ao mundo. Que tipo de bilhetes de avião podia desfrutar, e quais os truques para os conseguir, e onde os comprar. Que tipos de pranchas levar, e como as embalar, e que ondas procurar. Conselhos sobre custos, dicas sobre economias de escala, transportes económicos, hotéis baratos, países a preço de saldo. Conselhos sobre a bagagem: o essencial e o supérfluo e o absolutamente dispensável. E sobretudo conselhos sobre a etiqueta do viajante: a humildade, a abertura de espírito, a dívida para com quem nos recebe, a gratidão para com a vida que nos é permitido viver.

Concluía a carta: “Esta vai ser a grande viagem da tua vida. Aproveita-a ao máximo. Surfa tudo o que puderes, conhece novas cidades, novos países atravessa as paisagens mais impressionantes do mundo, tira fotografias, faz amizades, conquista meninas, estende-te ao sol a ver os dias passar sem teres qualquer tipo de preocupação. Recorda-te que vais ter a oportunidade única da tua vida. Portanto, APROVEITA. E não te preocupes com o regresso, porque te vão acontecer tantas coisas (boas e más), que quando regressares vais ter uma perspectiva completamente diferente da que tens agora da vida, do mundo, das pessoas, do teu próprio país e, sobretudo, de ti.

Semanas depois, o André escreveu-me a carta que agora aparece, neste livro, na página 30, com o título “Viagem Adiada”. A viagem adiada em questão era a sua volta ao mundo. Eu respondi-lhe com a resposta mais evidente: “Faltou-te só… o primeiro passo”.

Recebo agora do André o convite para escrever umas linhas sobre este seu livro que relata “passinhos” que ele foi dando entretanto. Imagino a publicação do livro como a concretização de um sonho na vida do André. Como o seria na vida de qualquer um de nós. Vejo, pois, este livro como um segundo passo na sua “carreira” de viajante. Congratulo-me portanto com este teu segundo passo, companheiro. Esperando que agora se lhe siga, ao segundo, o primeiro… aquele que ainda te falta dar.

Gonçalo Cadilhe

————————

Livro “Livre Trânsito”

Esta viagem de volta ao mundo acabou por ser concretizada 3 anos mais tarde. As crónicas podem ser lidas no meu segundo livro, o “Livre Trânsito”.

livro livre transito, andre parente

 

 

Comprar livro em Portugal

Comprar livro no Brasil

Oferta de livro

Livre Trânsito

Recebe uma Newsletter com as melhores dicas para viajar! Como oferta, ainda te envio o livro com as crónicas da minha viagem de Volta ao Mundo.

Planeia a tua viagem com estas ferramentas

Voos

Pesquisa os teus voos no Skyscanner

Seguro de viagem

Faz um seguro de viagem com a IATI Seguros (5% desconto com este link)

Alojamento

Reserva o teu hotel, hostel ou guesthouse no Booking

Cartões bancários

Poupa nas taxas de levantamento com os cartões Revolut, N26 ou Wise

Tours e bilhetes

Marca tours e compra bilhetes para atracções através do GetYourGuide ou Civitatis

Rent-a-car

Aluga um carro ao melhor preço com a DiscoverCars

Consulta do Viajante

Faz a tua Consulta do Viajante Online (5% desconto com código tempodeviajar)

Internet

Tem sempre internet em viagem com a Airalo ou Holafly

Vistos e documentos

Trata do visto e outros documentos de viagem com a iVisa

Ao utilizar estes links poderás beneficiar de alguns descontos e vantagens e eu poderei ganhar uma pequena comissão. Desta forma, estás a valorizar o meu trabalho e a ajudar-me a manter o blog, sem pagar nada mais por isso.

Deixe um comentário