Notas de viagem sobre a Costa Rica

Costuma dizer-se que a Costa Rica é a Suíça de América Central para tentar transmitir a ideia de um país mais rico, mais ordeiro e mais seguro mas, na realidade, este título deve-se mais ao desgoverno dos seus vizinhos do que propriamente a méritos próprios. Em todo o caso, é um país seguro que tem investido mais em áreas eventualmente menos visíveis do exterior (educação, saúde, etc) do que em, por exemplo, estradas e outra infra-estruturas físicas. Em termos de turismos, a aposta também é muito grande e, regra geral, toda a estrutura que isso envolve é boa e funciona. Há muitos estrangeiros com pequenos negócios de turismo.

De acordo com a Constituição, o país não tem exército e a ordem é mantida pela Guarda Civil e, no interior, por um corpo de guardas rurais. Isto diz alguma coisa sobre o grande lema da Costa Rica: “Pura Vida”. “Pura Vida” é um cumprimento utilizado para dizercoisas como “Olá”, Bem-vindo”, “Tudo bem”, “Isto é bom”, etc.

Quando conto a história do meu assalto as pessoas ficam muitas vezes com uma impressão errada. Um assalto a um carro acontece em qualquer lugar do mundo, até à porta de nossa casa! Há, no entanto, uma regra de ouro no que respeita a alugar carro na Costa Rica que é “NUNCA DEIXAR O CARRO COM ALGUMA COISA LÁ DENTRO”, nem que seja por breves minutos. Não foi só a mim que aconteceu pois, infelizmente, este tipo de assalto tem crescido bastante e preocupa muito os responsáveis pelo turismo.

Os “ticos”, como se auto-denominam os locais da Costa Rica são gente boa, relaxada e divertida e, na generalidade, pode-se confiar nas pessoas. No minuto a seguir a ser assaltado em Mal Pais e a ficar sem nada (roupa, dinheiro, cartões, passaporte, etc), houve pessoas que me ofereceram cama, comida e dinheiro para regressar a San Jose.

A Costa Rica é um dos meus destinos preferidos, onde quero regressar sempre que for possível e onde gostava mesmo de viver por uns tempos. É uma viagem que recomendo sem reservas!

 
Planeia a tua viagem com estas ferramentas
Faz como eu! Estas são as principais ferramentas que utilizo na preparação das minhas viagens. Ao utilizares os links abaixo, poderás ter alguns descontos e vantagens e eu posso ganhar uma pequena comissão. Desta forma, ajudas-me a manter o blog sem pagares nada mais por isso.
Voos
Encontra os melhores voos no Skyscanner ou no Kiwi.com
Alojamento
Reserva o teu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb
Seguro de viagem
Faz sempre um bom seguro de viagem com a IATI ou a World Nomads
Tours e bilhetes
Marca tours e compra bilhetes para atracções através do GetYourGuide ou do Civitatis
Rent-a-car
Consegue os melhores preços no aluguer de carros com a Rentalcars.com ou a Rentcars
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamento com os cartões Revolut, Curve, N26 ou TransferWise
 

Mais dicas de viagem sobre Costa Rica


Precisas de ajuda para planear a tua próxima viagem?

Workshop Smart Travel

Deixe um comentário