Notas de viagem sobre a Costa Rica

Costuma dizer-se que a Costa Rica é a Suíça de América Central para tentar transmitir a ideia de um país mais rico, mais ordeiro e mais seguro mas, na realidade, este título deve-se mais ao desgoverno dos seus vizinhos do que propriamente a méritos próprios. Em todo o caso, é um país seguro que tem investido mais em áreas eventualmente menos visíveis do exterior (educação, saúde, etc) do que em, por exemplo, estradas e outra infra-estruturas físicas. Em termos de turismos, a aposta também é muito grande e, regra geral, toda a estrutura que isso envolve é boa e funciona. Há muitos estrangeiros com pequenos negócios de turismo.

De acordo com a Constituição, o país não tem exército e a ordem é mantida pela Guarda Civil e, no interior, por um corpo de guardas rurais. Isto diz alguma coisa sobre o grande lema da Costa Rica: “Pura Vida”. “Pura Vida” é um cumprimento utilizado para dizercoisas como “Olá”, Bem-vindo”, “Tudo bem”, “Isto é bom”, etc.

Quando conto a história do meu assalto as pessoas ficam muitas vezes com uma impressão errada. Um assalto a um carro acontece em qualquer lugar do mundo, até à porta de nossa casa! Há, no entanto, uma regra de ouro no que respeita a alugar carro na Costa Rica que é “NUNCA DEIXAR O CARRO COM ALGUMA COISA LÁ DENTRO”, nem que seja por breves minutos. Não foi só a mim que aconteceu pois, infelizmente, este tipo de assalto tem crescido bastante e preocupa muito os responsáveis pelo turismo.

Os “ticos”, como se auto-denominam os locais da Costa Rica são gente boa, relaxada e divertida e, na generalidade, pode-se confiar nas pessoas. No minuto a seguir a ser assaltado em Mal Pais e a ficar sem nada (roupa, dinheiro, cartões, passaporte, etc), houve pessoas que me ofereceram cama, comida e dinheiro para regressar a San Jose.

A Costa Rica é um dos meus destinos preferidos, onde quero regressar sempre que for possível e onde gostava mesmo de viver por uns tempos. É uma viagem que recomendo sem reservas!

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou Airbnb.
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre tours à medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.
 

Mais dicas de viagem sobre Costa Rica

Deixe um comentário