Auberge du Sud – Merzouga, Marrocos

O Auberge du Sud é, literalmente, um oásis no meio do deserto. Está situado alguns quilómetros antes de Merzouga, mesmo encostado às famosas dunas de Erg Chebi, e oferece diversas opções de alojamento.

Para lá chegar, vindo de Erfoud, deve-se ir até Rissani e aí seguir as indicações para Merzouga. É a continuação da estrada N13, que é fácil e toda alcatroada mesmo até Merzouga mas, na dúvida, perguntar. Há alguns sinais que estão apenas em árabe e, por vezes, os locais apagam as indicações para obrigar os turistas a perguntar e aproveitarem para tentar vender alguma coisa. É provável que digam que a estrada é complicada e se vão perder ou que são primos dos donos do hotel, etc, etc… mas, quase sempre, é para tentar desviar o cliente para outro sítio. Agradecer a informação e seguir! Cerca de 22 km depois de Rissani, na estrada N13 que vai para Merzouga, há uma placa do lado esquerdo que indica o Aubergue du Sud e outros. A partir daí é pista de terra durante 8 km. A pista está relativamente bem sinalizada e faz-se bem de carro normal (devagar), e há mais duas placas pelo caminho a indicar o Auberge du Sud. É fácil! As coordenadas GPS são: N 31º12,63; W 004º01,45. Se não se estiver de transporte próprio, o ideal será apanhar um táxi desde Rissani ou Erfoud e pedir ao Auberge para vos ir buscar ao alcatrão, no desvio para a pista de 8 km. Há sempre solução e o pessoal do Auberge é muito prestável.

O edifício foi todo renovado em 2008/2009, depois de uma cheia (sim, há chuva no deserto!) ter deitado muita coisa abaixo. Aproveitando as obras de renovação, construíram uma piscina magnífica virada para as dunas, um luxo! Outros pontos muito positivos e diferenciadores são o staff, que é impecável e incentiva mesmo a vivência local, e o facto do acesso ser por pista e estar localizado numa zona onde ainda não há muita concentração de hotéis e serviços, conseguindo-se assim maior tranquilidade.

Há várias opções de alojamento: quartos standard, simples e básicos, mas grandes, bem arranjados e com casa de banho privativa; quartos e suites de luxo, grandes e muito bem arranjados, com decoração típica, ar-condicionado e todas as comodidades; tendas nómadas, seja mesmo ao lado do Auberge ou no meio do deserto, no acampamento “geral” ou num oásis privado. Em qualquer dos casos, é surpreendente o que se consegue fazer ali no meio, muito graças à energia captada pelos painéis solares. E toda a envolvente, claro, é uma coisa de outro mundo! Tipicamente, vai-se dormir 1 ou 2 noites nos quartos do Auberge, aproveitando as instalações e a piscina, e outra nas dunas, depois de uma viagem de camelo até lá.

Quanto a alimentação, tem restaurante e boa comida. Todas as refeições podem ser feitas no local e, nas tendas do deserto, o jantar e o pequeno-almoço também é assegurado. À noite, podem contar com uma música Berbere tocada ao vivo.

Há estacionamento que chegue à porta. Não há acesso internet mas há rede de telemóvel e as placas 3G da Maroc Telecom funcionam bem. Em Merzouga, Rissani e Erfoud há cybercafes. A partir do próprio Auberge é possível fazer várias excursões e actividades, como os tradicionais passeios de camelo e explorações de jipe pelas redondezas e aldeias vizinhas.

O Auberge du Sud foi-me recomendado por vários leitores do Tempo de Viajar, incluindo o João Leitão, que é um especialista em Marrocos e já viveu em Erfoud. Fiquei lá alojado e nas tendas do deserto e recomendo, sem reservas, sem qualquer tipo de público. Valerá a pena equacionar ir ficar ao oásis privado em vez do acampamento geral, para garantir mais privacidade e sensação de isolamento. Se forem um pequeno grupo, o custo extra será mais facilmente diluído.

Digam ao Hamid que vão da minha parte e do Tempo de Viajar! :)

Reservar Auberge du Sud

 

   
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.
 

Mais dicas de viagem sobre Marrocos

Deixe um comentário