A Riad Menzeh é uma excelente opção para quem quer ficar dentro da Medina, mesmo no meio do rebuliço, e explorar a pé todas as atracções da cidade velha de Marrakech. Está situada num prolongamento da Derb Dabachi, uma das ruas principais que termina na praça Jamaa el Fna, mas recatada e sossegada num pequeno beco, tal como grande parte das boas riads.
Não é propriamente uma opção budget mas ficar numa destas casas recuperadas é, em si só, uma das actividades que não se deve dispensar em Marrocos.
A melhor (única?) forma de lá chegar é a pé, desde um dos parques de estacionamento próximos (uma referência é Liceu Mohamed V), da porta Bab Alien ou mesmo da Praça Jamaa el Fna, mas o Bernard ou o Jamal encontrarão a melhor foram para cada caso. Ver mapa, em baixo, para orientação.
A casa, que pertence e é gerida pelo Bernard, um francês radicado em Marrakech, é magnífica e impecavelmente limpa e arranjada. Os 5 quartos, incluindo uma suite para 4 pessoas, são espaçosos e confortáveis, todos com uma casa de banho espectacular, com gel e champô de SPA, boas toalhas, bom duche, ar-condicionado e sem televisão.
No piso térreo ficam duas salas de estar, com televisão e acesso internet Wi-Fi gratuito, uma sala de jantar, a cozinha e o pátio aberto, típico das riads, onde se toma um bom pequeno-almoço que está incluído no preço. No último piso fica o terraço, onde se pode apanhar sol, ler, relaxar, etc. e uma hammam e sala de massagens privada.
Eu não o fiz mas, caso se queira, é possível almoçar e jantar na riad. Logo ali à volta, seguindo pela rua Derb Dabachi até à praça há imensos restaurantes e cafés.
Fiquei na Riad Menzeh e recomendo a qualquer tipo de público, sem reservas. Para quem pretende ficar dentro da Medina, o que é altamente aconselhável para “sentir” melhor a cidade, a localização é perfeita e dá para explorar toda a Medina de Marrakech.