Kit de Viagem

Vietnam

Informação prática para viajar no Vietnam

Nome oficial, localização e fuso horário

Nome oficial do país: República Socialista do Vietnam
Capital: Hanoi
Região: Ásia
Fronteiras: China, Laos e Cambodja
Fuso horário: GMT +7

Vistos para o Vietnam

Os cidadãos Portugueses ou Brasileiros precisam de obter visto prévio para entrar no Vietname. Para os viajantes que chegam de avião, o processo de pedido e obtenção do visto (carta de aprovação) é simples e pode ser feito online, e forma prática e segura, numa agência autorizada. A Vietnam-Visa.com, que foi a que sempre utilizei nas minhas viagens ao país e a que posso recomendar. Têm, inclusivamente um excelente serviço de Fast-Track, que é o ideal para evitar perdas de tempo e complicações nos aeroportos de Hanoi e Ho Chi Minh.

Obter visto para o Vietnam

 

Para as entradas por fronteiras terrestres, o visto pode ser obtido na Embaixada do Vietname no Brasil. Para os portugueses, uma vez que não há embaixada do Vietnam em Portugal, o pedido tem que ser feito através da embaixada em Espanha ou França. Estando num país vizinho como a Tailândia, Camboja, Laos ou Myanmar, também se pode fazer o pedido do visto presencialmente numa embaixada.

Línguas faladas no Vietnam

A língua oficial do Vietname é o Vietnamita, mas algumas pessoas mais idosas ainda falam Francês por herança colonial. O Inglês é a língua estrangeira mais falada, sobretudo pelos jovens com alguma educação e pela grande maioria das pessoas que trabalha no turismo.

Cuidados de saúde no Vietnam

Além das vacinas normais que se deve ter sempre em dia (tétano, etc), os médicos costumam aconselhar a vacina contra a Hepatite A e Febre Tifóide, apesar de muitos viajantes não as tomarem e o risco ser relativamente baixo. O país está livre de Febre Amarela e o risco de Malária e Encefalite Japonesa é relativamente baixo, principalmente se as estadias nas zonas rurais forem somente de alguns dias. De qualquer forma, uma ida à Consulta do Viajante e a adopção de medidas anti-mosquito são sempre recomendáveis e os mais preocupados podem obter informações no Yellow Book e no site da MD Travel Health. Ver mais dicas sobre cuidados de saúde em viagem.

Segurança no Vietnam

O Vietnam é um país geralmente seguro para os turistas, se bem que os cuidados típicos a ter em grandes cidades são aconselháveis. Ter especialmente atenção com esquemas de imitação de agências de viagens/hotéis/táxistas. Há muitos neste país! A competição na indústria do turismo é feroz e muitas vezes desleal, com recurso a imitações e a esquemas para aldrabar turistas na qualidade dos serviços prestados e nos preços. Utilizar apenas serviços de companhias recomendadas e ter a certeza que, efectivamente, estão a utilizar a verdadeira agência de viagens/hotel e não uma cópia. Quando apanhar um táxi, pergunte com antecedência a um local qual é o preço correcto e negoceie o preço antes de entrar.

Dinheiro, cartões de crédito e custos

A moeda oficial do Vietnam é o Dong. Ver câmbio actual
Símbolo: d
Código internacional: VND

Nas zonas rurais terá sempre que pagar em Dongs, mas nos centros urbanos o Dólar Americano é aceite por todo o lado. É boa ideia trazer logo alguns dólares, se possível notas pequenas. Caixas ATM são facilmente encontradas nos grandes centros turísticos e funcionam sem problemas com os cartões normais internacionais, como Visa, Electron e Mastercard. Cartões de crédito são aceites um pouco por todo o lado, se bem que lojas mais pequenas poderão não aceitar.

Não é muito normal dar gorjetas no Vietname, se bem que sejam muito apreciadas e mesmo esperadas nos serviços mais turísticos, como em visitas guiadas em Sapa ou Halong Bay. Cuidado, alguns restaurantes adicionam automaticamente 5% a 10% de gorjeta à conta.

Alguns custos de referência:
– Refeição num restaurante médio (3 pratos): 8 Dólares
– Cerveja meio litro: 1 Dólar
– Água pequena: 0,35 Dólares

Electricidade e tomadas eléctricas no Vietnam

A corrente eléctrica no Vietnam é de 220V 50hz e as tomadas são normalmente do tipo C (pinos redondos como em Portugal). No sul pode-se também encontrar tomadas do tipo A (pinos achatados como nos EUA). Os portugueses não devem precisar, mas não é má ideia levar um adaptador para tomada de pinos achatados just in case. Os brasileiros talvez precisem mesmo!

tomadas vietnam

tomadas vietnam

Telecomunicações e internet no Vietnam

O indicativo internacional do Vietnam é o +84 e há cabines de telefone públicas por todo o lado. Poderá ser necessário pedir roaming contractual para usar o seu telemóvel no Vietnam, mas também é muito simples comprar um SIM card pré-pago local, pois estão à venda em qualquer local.

A internet é amplamente utilizada e existem cyber-cafés por todo o lado. É habitual os hotéis e hostels, e também muitos cafés e restaurantes, terem Wi-Fi gratuito para hóspedes.

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

Siga-me no Instagram


,

41 Responses to Informação prática para viajar no Vietnam

  1. Rui 07/02/2018 at 17:39 #

    Olà! Posso comprar o visto de entrada no aeroporto, Certo?

    • André Parente 13/02/2018 at 02:31 #

      O visto propriamente dito, é comprado/pago no aeroporto. O que precisas é da carta de aprovação que uma agência pode tratar. Já ouvi relatos de pessoas que chegam lá sem a carta de aprovação e conseguem resolver na altura. É uma questão do quão propenso ou avesso ao risco és… ;)

  2. Raquel 03/02/2018 at 16:08 #

    Olá viajantes,
    Gostaria de saber se aconselham o Vietname para uma viagem de 15 dias em (final de julho/agosto) que pretende ter encontro com a cultura asiática e com a sua natureza, mas também alguns dias de relaxe na praia.
    Será um bom destino? Têm outras sugestões?

    Todas as dicas serão bem-vindas!

    • Rui 07/02/2018 at 17:36 #

      Posso te responderem 15 dias!!!! Vou para là Sexta Feira!

  3. Margarida Correia 26/01/2018 at 19:54 #

    Só posso ter férias em agosto. Vale a pena visitar nesta altura do ano??? Obrigada

  4. Pereira 10/01/2018 at 11:18 #

    Olá, estou quase embarcando para vietnam por duas semanas e surgiu-me uma dúvida relativamente ao dinheiro. Para cambiar Euros por Dongs deve ser feito antes de embarcar, no aeroporto, em alguma casa de cambio ou levantar directamente no vietnam no ATM? E se devo levar dólares e trocar por dongs?

    Desde já muito obrigado

    • André Parente 10/01/2018 at 11:38 #

      Podes trocar Euros ou Dólares quando lá chegares, num banco ou numa casa e câmbio. E podes levantar nos ATMs também.
      Boa viagem!

  5. Fábio pena 03/01/2018 at 14:55 #

    Queria saber se pra entrar no Vietnã precisaria do cartão de vacina internacional , e que o meu vence agora dia 20 de janeiro , só que viajarei dia 10, e aceito ainda ?

    • André Parente 07/01/2018 at 15:27 #

      Olá Fábio! Não estou certo se é preciso ou não… é melhor pesquisares essa informação melhor para teres a certeza. Em todo o caso, porque não o renovas antes da viagem e o problema fica resolvido?

  6. Vitor 23/12/2017 at 20:10 #

    Ola, gostaria de saber se posso fazer o visto na internet mesmo tendo apenas a passagem de ida ( não se quando volto mas minha estadia não sera maior que 2 meses), existe a possiblidade de me barrarem ?

    • André Parente 27/12/2017 at 14:57 #

      Olá Vitor! Quase de certeza que sim, pois eu já entrei no Vietnam mais do que uma vez sem passagem de regresso. Mas esclarece tudo com a agência que recomendamos neste artigo, eles têm um óptimo serviço ao cliente via chat.

  7. Margarida Miranda 08/12/2017 at 11:13 #

    Olá André, vou para o Vietname no próximo dia 21, já tenho tudo tratado, aproveitei as suas óptimas dicas para tratar do visto. No entanto, ainda não consegui decidir se devo levar dólares para as despesas diárias ou se levo só para os vistos e depois levanto lá Dongs. Gostava de saber a sua opinião.

    Muito obrigada pela sua ajuda
    Margarida Miranda

    • André Parente 09/12/2017 at 14:10 #

      Não há nenhuma razão para usares Dólares nas despesas diárias… mas se os tens contigo e os quiseres gastar, podes levar para cambiar ou usar lá. Agora, comprar Dólares de propósito para levar na viagem, acho que não faz sentido. Boa viagem!

  8. Evelyn 11/11/2017 at 12:24 #

    Oi andre. Tdo bem? Gostaria de fazer uma pergunta com respeito ao visto para o Vietnam(para entrada terrestre). Estando em algum país vizinho com Thailandia, Laos ou Camboja. Qual seria o lugar a se buscar para realizar o visto? Tipo, agencia de viagem? Embaixada? Eu estou um pouco perdida e não tenho encontrado muita informação par o meu caso que estou na Tailândia precisando fazer o visto para o vietnam para entrar por terra. Obrigada!

    • André Parente 12/11/2017 at 11:05 #

      Embaixada será o melhor. Se estás na Tailândia, em Bangkok há uma embaixada do Vietnam, por exemplo.

  9. Cristina 26/03/2017 at 14:35 #

    Boa tarde,

    Gostaria de solicitar a sua ajuda, para esclarecer alguns pontos que continuam confusos (nada se deve ao blog, que está fantástico, mas à minha compreensão).
    Relativamente ao Visto, pagamos o valor solicitado pelo website identificado acima e pagamos mais algum valor quando chegamos?
    Em entradas múltiplas no país, em diferentes aeroportos, o aeroporto que colocamos é onde recolhemos o visto, certo?
    Muito obrigada :).

    • André Parente 27/03/2017 at 12:46 #

      Olá Cristina! Respondendo às tuas perguntas:
      Sim e Sim :)

      Em todo o caso, coloca todas as tuas dúvidas à equipa de suporte do Vietnam-Visa. Eles respondem muito bem pelo chat do próprio site. Em inglês.

      Boa viagem!

    • Jorge 27/03/2017 at 12:54 #

      Cheguei há 2 dias de uma viagem de um Mês pela Tailandia, Vietname, Cambodja e Laos e as taxas de entrada (visa)que paguei foram as seguintes:

      Tailandia ZERO

      Vietname: Entrei por Hanoi, aeroporto com a carta que a agencia me enviou, 2 fotos e paguei 25 dolares. Extremamente rápido e muito simples.

      Cambodja: Entrei pela fronteira fluvial , saindo de Chau Doc no Vietnam e depois de cerca de 1.30 de navegação saí do Vietnam e entrei no Cambodja. Processo simples, agilizado pela tripulação do barco e paguei 35 dolares e 1 foto.

      Laos: Entrei pelo aeroporto de Luang Prabang e em processo simples, paguei 35 dolares mais 1 de emissão. Total 36 dolares e 1 foto.

      Espero ter ajudado.

      Tudo muito simples embora no Cambodia e Laos um pouco mais demorado.

      • Filipa 19/05/2017 at 17:27 #

        Desculpe, Jorge, qual a nacionalidade do seu passaporte?

    • Tânia Santos 27/03/2017 at 17:26 #

      Muito obrigada pela sua solicitude.

      :)

      • Jorge 28/03/2017 at 10:43 #

        Tânia

        O visto para entrada no Vietname não dá para entradas multiplas. Cada entrada serão mais 25 dollars. Não existe a alternative de visto para multiplas entradas como em alguns paises.

        Boa viagem e disfrute do Vietname que vale a pena.

        • André Parente 28/03/2017 at 12:31 #

          Jorge, essa informação não está correcta.
          Há vistos de entrada única e há vistos de entrada múltipla.

          • Tânia 28/03/2017 at 12:41 #

            Agradeço imenso a vossa ajuda e disponibilidade.
            Contudo, conforme aconselhamento do André,expus a questão directamente à agência vietnam-visa e a resposta foi “the 1-month multiple entry visa It’s USD 26 for the visa lettter (pay online for us) and USD 50 stamping fee (pay cash at the arrival airport).”

            Assim sendo, consigo esclarecer mais viajantes que tenham a mesma dúvida que eu. :)

  10. Jorge Guimaraes 17/02/2017 at 13:43 #

    Caro André

    Estarei no Vietname com a minha mulher de 4 de Março a 20 de Março e tenho tido o cuidado de me tentar informar do que necessito para a viagem , dado já não sormos jovens (65 os dois) e necessitarmos de algum conforto. A nivel de hoteis e pequeno almoço tenho tudo controlado, mas gostava de saber se € 30,00 por refeição em restaurants é suficiente para os dois ou se deverei contar com um valor superior. Obrigado

    • André Parente 18/02/2017 at 01:45 #

      Olá Jorge! Mais do que suficiente… mesmo em bons restaurantes esse valor é até demasiado.
      Boa viagem!

      • Jorge Guimaraes 18/02/2017 at 18:08 #

        André Muito Obrigado pela dica. e só espero que as expectativas desta viagem pelo Vietam, Laos e Cambodia sejam superadas

  11. Jorge 27/12/2016 at 22:36 #

    Boas, tenho viagem marcada para Vietname de 11 a 26 Janeiro 2017, lendo isso dos sleepers bus, existe alguma alternativa? Ou é só ter atençao aos preços que eles fazem? Existem outros esquemas nos sleepers bus?

    Vale a pena alugar carro em alternativa aos sleepers bus de modo a puder parar e a apreciar a paisagem ou carro nao é recomendável devido aos caos nas cidades?

    Obrigado

    • André Parente 29/12/2016 at 18:56 #

      Olá Jorge! Recomendo-te que leias este artigo http://www.tempodeviajar.com/transportes-locais-no-vietnam/.
      Há alternativas aos sleepers bus (avião, comboio, taxi, vans) mas, muitas vezes, os autocarros são a opção mais eficiente e barata. Esquemas há vários… mas tendo o bilhete mão, o que te recomendo é estar cedo na estação e começares a fazer fila para os melhores lugares. E ser duro quando necessário! :)

      Quando a alugar carro, bem… eu acho que é uma das melhores formas de viajar em qualquer lado. Nas grandes cidades podes largar o carro e andar de transportes públicos.

  12. Beatriz Loureiro 17/09/2016 at 17:51 #

    Vou ao Vietnam em outubro e vou a sapa 3 dias a halong bay 2 dias Hanoi 1 dia e meio e agora a dúvida entre Hoi an e Hue quanto tempo devo despender para visitar esta duas cidades.e qual delas devo aproveitar mais? Já vi tantos comentários que estou indecisa.

    • André Parente 18/09/2016 at 17:20 #

      Olá Beatriz! É sempre difícil fazer recomendações dessas, pois os gostos de cada um são diferentes. No entanto, neste caso parece-me consensual que Hoi An é bastante mais interessante que Hue, pelo que te recomendo a investir mais tempo lá. Aqui entre nós, se nem sequer fores a Hue também não vem mal ao mundo… ;)

      • Marisa 20/09/2016 at 12:24 #

        Olá André,

        também tenho pensado em visitar o Vietname, mas tenho lido tanto post com histórias de esquemas e mesmo de antipatia/agressividade para com os turistas e até expatriados, que estou mesmo de pé atrás (basta pesquisar “why you should never go to vietnam” e o nº de resultados continua a aumentar). É claro que o chico-espertismo existe em todo o lado, e não é por mais um euro ou dois, mas há limites… Qual é a tua experiência? Notaste diferenças entre Norte/Sul? Acho que pode ser um belo artigo… ;)

        • André Parente 20/09/2016 at 16:33 #

          Olá Marisa!

          É verdade que no Vietnam há alguns esquemas e, especialmente nos sleepers bus, podem tratar um bocado à bruta. Mas não creio que isso seja motivo suficiente para desistires da viagem.

          Dá o devido a esses artigos. Usa-os apenas para recolher informação e já ires um pouco preparada e precavida.

          Boa viagem!

  13. Diana 12/06/2016 at 12:06 #

    Bom dia,

    Fazendo o processo de pedido e obtenção do visto (carta de aprovação) na Vietnam-Visa.com, qual é o passo seguinte? O que temos de entregar às autoridades quando chegamos ao aeroporto em Hanoi?

    Cumprimentos,
    Diana

    • André Parente 12/06/2016 at 12:18 #

      Passaporte, carta de aprovação, duas fotos tipo passe e dinheiro :)
      Ninguém melhor para te esclarecer tudo que a agência recomendada no artigo. Eles são top em serviço!

  14. Joana Joaquim 30/07/2015 at 14:41 #

    Olá,

    Também visitarei o Vietnam no próximo mês de Outubro, chegaremos a Hanói via aérea vindos de Bangkok.

    Assim sendo, basta unicamente pedir a carta de aprovação através dos websites mencionados acima, certo?
    Na chegada estaremos em condições de obter o VOA uma vez que entraremos via área, sabem se levará muito tempo no aeroporto para obtermos o “papel”?

    Obrigada pela ajuda e pela dicas uteis ;)

    • André Parente 07/08/2015 at 13:37 #

      No meu caso foi muito rápido, mas penso que dependerá do número de pessoas na fila :)

  15. Nelson 16/06/2015 at 14:06 #

    Obrigado pela resposta André.

    Mas uma vez que vou entrar por terra via Cambodja, posso na mesma obter o visto com antecedência por uma agência?

    • André Parente 16/06/2015 at 19:19 #

      Penso que sim, mas o melhor é mesmo escolheres uma das agências e colocares essa questão.

  16. Nelson 30/05/2015 at 22:13 #

    Olá,

    no próximo Outubro vou visitar o Vietnam, mas vou entrar por terra via Cambodja.

    Sabem quanto tempo demora em média tirar o visto para o Vietnam em Bangkok ou Phnom Penh?
    Aconselham, ou é preferivel tirar cá em Portugal?

    Vi que também existe a possibilidade de o tirar via agente de viagens? É fiável?

    Obrigado!

    • André Parente 31/05/2015 at 03:18 #

      Não sei quanto tempo pode demorar em Bangkok ou Phnom Penh mas, para não correr riscos, uu tiraria antes de partir numa das agências indicadas no artigo. Sim, são fiáveis até deixarem de ser… :) foi numa delas que eu tirei o meu quando lá estive e se o Tiago recomendou no artigo é porque sabe! :)

Deixe o seu comentário