Informação essencial para viajar no Senegal

Nome oficial, localização e fuso horário

Nome oficial do país: República do Senegal
Capital: Dakar
Fronteiras: Mauritânia (norte), Mali (este); Guiné e Guiné-Bissau (sul); e Gâmbia, uma língua que “atravessa” o país na zona sul.
Fuso horário: GMT (não utiliza hora de Verão)

Vistos para o Senegal

Os cidadãos portugueses não precisam de visto para permanências até 3 meses; apenas passaporte comum válido. Os cidadão brasileiros, para além do passaporte com, pelo menos, 6 meses de validade, precisam de visto de turismo, que deve ser pedido através da respectiva embaixada.

Idiomas falados no Senegal

A língua oficial é o Francês. Entre nativos, também se fala bastante as línguas tribais com Wolof, Pulaar, Jola e Mandinka.

mapa do senegal

Cuidados de saúde no Senegal

A malária está presente em todo o país, com período mais crítico de transmissão entre Julho e Novembro, pelo que normalmente é recomendada a profilaxia com Mefloquina, Malarone ou Doxiciclina, particularmente para quem vai viajar nesse período e em zonas mais críticas como Casamance. Atenção: A Cloroquina não é um medicamento eficaz para prevenção da malária no Senegal. Pessoalmente, evito ao máximo tomar Mefloquina, ma vez que os relatos reais de efeitos secundários graves (alucinações, etc) são, de alguma forma, frequentes.

Em relação à febre-amarela, a vacina é recomendada a todos os visitantes mas só é obrigatória para quem chega desde um país onde a doença está presente.

Para informações mais completas e actualizadas, recomendo a leitura do Yellow Book no site governamental americano e, claro está, uma visita à Consulta do Viajante algumas semanas antes da partida.

Dinheiro e cartões bancários no Senegal

A moeda oficial é o Franco CFA West Africa (vulgarmente chamado de CFA), que tem um câmbio fixo igual a 0,0015 Euros. Ver câmbio
Código internacional: XOF

Para trocar dinheiro, o melhor é nos bancos. Como o câmbio é fixo, não há muita volta a dar mas há outros sítios (lojas, etc) onde também é possível fazer o câmbio… mas não vale a pena arriscar. Muitas vezes, mesmo com vendedores de rua, o Euro também é aceite.

dinheiro senegal

Para levantar, um cartão Visa Electron normal vai funcionar sem problemas na maioria das caixas ATM que em Dakar e nas zonas mais turísticas se encontram facilmente. Em zonas mais rurais e interiores já não é tão fácil e o melhor é andar sempre com dinheiro. Os cartões de crédito (particularmente o Visa) também são vulgarmente aceites, apesar de em alguns estabelecimentos mais pequenos ser cobrada a já famosa taxa extra.

O Senegal não é um destino barato. É possível fazer “vida de pobre” mas isso vai implicar alojamentos fracos, comer apenas nos restaurantes locais e andar nos transportes públicos apinhados… e tudo isso não é para qualquer um! Fazendo uma vida de standard ocidental, o orçamento pode disparar muito facilmente.

Tomadas e corrente eléctrica no Senegal

A corrente eléctrica no Senegal é de 230V 50Hz. As tomadas que se encontram com mais frequência são do tipo C e E, ambas de dois pinos redondos (estilo europeu). Caso seja necessário, será fácil arranjar um adaptador num mercado qualquer.

tomada tipo c tomada tipo E

Telemovéis e internet no Senegal

O indicativo internacional do Senegal é o +221. Há telefones públicos espalhados por todo o lado e as chamadas não são caras. As duas principais redes de telemóveis são a Orange e a Tigo e é fácil comprar cartões SIM locais pré-pagos para usar no nosso próprio telefone. Os telemóveis de redes portuguesas funcionam lá mas é preciso pedir a activação de roaming contratual antes de viajar.

A Internet tem um uso relativamente generalizado. Existem vários sítios, como hotéis e outros estabelecimentos turísticos (restaurantes, clubes, etc) que oferece Wi-Fi gratuita, pelo que, nas cidades, também não é muito difícil apanhar sinais abertos.

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a IATI.
Tours e bilhetes
Encontre tours à medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou a Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
 

Mais dicas de viagem sobre Senegal

15 comentários em “Informação essencial para viajar no Senegal”

  1. Oi me chamo Rosania pretendo ir no Senegal não sei como me comunicar sou brasileira e só falo português e não sei se posso viajar levando o dinheiro real como devo fazer pra mim comunicar e a questão do dinheiro como fazer alguém pode me ajudar??

    • Olá Rosania! Falando apenas português não vai ser fácil comunicar no Senegal, mas tudo é possível! Quanto ao dinheiro, o melhor será levares dólares para cambiares lá por moeda local.

Deixe um comentário