Informação prática sobre a Letónia

Localização, fronteiras e fuso horário

Nome oficial do país: República da Letónia
Região: Europa
Fronteiras: Lituânia, Bielorrússia, Estónia e Rússia. Fronteira marítima com a Suécia
Fuso horário: GMT+2; usa horário de verão

Mapa de Letónia

Vistos para a Letónia

Como membros da União Europeia, os cidadãos portugueses não precisam de visto nem passaporte para entrar na Letónia. Apenas precisam do Bilhete de Identidade e, tal como em Portugal, devem tê-lo consigo a todo o momento. Os cidadãos brasileiros também não precisam de visto para permanência em turismo até 90 dias, apenas precisam de passaporte válido. Para outro tipo de visitas, o melhor é informarem-se no Consulado da Letónia no Brasil.

Idiomas falados na Letónia

A língua oficial é o Letão mas o Russo e o Alemão também são muito falados, especialmente pelas gerações mais antigas. O Inglês é vulgarmente falado entre os mais jovens e com os turistas e estrangeiros.

Cuidados de saúde na Letónia

Além das vacinas normais que se deve ter sempre em dia (tétano, difteria, hepatites, etc.), não são necessários cuidados de saúde especiais para viajar na Letónia. O país está livre de Febre-amarela e Malária mas a Encefalite Europeia (Encefalite da Carraça) pode ser um risco para estadias prolongadas em áreas rurais e florestais. Há uma vacina que pode ser considerada, mas os casos são tão raros que a maioria dos médicos nem a receitam. Os mais preocupados podem sempre ir a uma Consulta do Viajante e ler informação actualizada no site do Yellow Book. Ver mais dicas sobre cuidados de saúde em viagem.

Moeda, cartões e cambiar dinheiro

A moeda oficial é o Lats, que vale cerca de 1,4 Euros. Ver câmbio actual.
Símbolo: Ls
Código internacional: LVL

Os melhores sítios para trocar dinheiro são os bancos e as casas de câmbio. Há logo no aeroporto e vários em Riga. Alguns bancos nem sequer cobram taxa ou têm-na mais baixa que as casas de câmbio. O cartão Electron funciona bem para levantar dinheiro das caixas automáticas. Em Riga há muitas, sem qualquer limitação, mas noutras cidades mais pequenas haverá apenas duas ou três. Os cartões Visa também são normalmente aceites, mais em Riga do que no resto do país, e usam-se sobretudo para pagar gasolina, hotéis, restaurantes caros, etc.

Em relação a gorjetas, é como em Portugal. Se satisfeitos com o serviço, costuma-se deixar qualquer coisa mas não há um mínimo ou máximo de referência. Alguns custos de referência:
» Garrafa de água: 0,5-1,5 Ls
» Refeição para duas pessoas: 10-30 Ls
» Táxi: 10-15 Ls, para curtas distâncias

Electricidade e tomadas na Letónia

A corrente eléctrica é de 220V e as tomadas são do tipo C e F, de dois pinos redondos, iguais a Portugal. Logo, os viajantes portugueses não precisarão de adaptadores, mas os brasileiros devem precisar. Algumas tomadas têm um aspecto pouco seguro, principalmente em zonas rurais ou isoladas, facto que nunca impede um letão de ligar um computador a essa tomada! :)

tomada tipo c

Telecomunicações e Internet na Letónia

O indicativo internacional da Letónia é o +371. Não há muitos telefones públicos que funcionem com moedas, pelo que o melhor é comprar um cartão Telekarte, que custa entre 2,5 e 5 Ls. As redes de telemóvel portuguesas têm roaming automático e também é possível comprar um cartão SIM pré-pago de uma das redes locais (Tele2, LMT, Bite) com muita facilidade.

Quanto a internet, também não haverá problemas. Muita gente tem ligação em casa e, na rua, é fácil encontrar cybercafés e Wi-Fi gratuita em cafés, bibliotecas, hotéis, universidades, centros de juventude e lojas.

O site oficial do Turismo da Letónia é uma boa fonte para mais informações.

 
Planeia a tua viagem com estas ferramentas
Faz como eu! Estas são as principais ferramentas que utilizo na preparação das minhas viagens. Ao utilizares os links abaixo, poderás ter alguns descontos e vantagens e eu posso ganhar uma pequena comissão. Desta forma, ajudas-me a manter o blog sem pagares nada mais por isso.
Voos
Encontra os melhores voos no Skyscanner ou no Kiwi.com
Alojamento
Reserva o teu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb
Seguro de viagem
Faz sempre um bom seguro de viagem com a IATI ou a World Nomads
Tours e bilhetes
Marca tours e compra bilhetes para atracções através do GetYourGuide ou do Civitatis
Rent-a-car
Consegue os melhores preços no aluguer de carros com a Rentalcars.com ou a Rentcars
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamento com os cartões Revolut, Curve, N26 ou TransferWise

Precisas de ajuda para planear a tua próxima viagem?

Workshop Smart Travel

Deixe um comentário