Localização, fronteiras e fuso horário
Nome oficial do país: República da Letónia
Região: Europa
Fronteiras: Lituânia, Bielorrússia, Estónia e Rússia. Fronteira marítima com a Suécia
Fuso horário: GMT+2; usa horário de verão
Vistos para a Letónia
Como membros da União Europeia, os cidadãos portugueses não precisam de visto nem passaporte para entrar na Letónia. Apenas precisam do Bilhete de Identidade e, tal como em Portugal, devem tê-lo consigo a todo o momento. Os cidadãos brasileiros também não precisam de visto para permanência em turismo até 90 dias, apenas precisam de passaporte válido. Para outro tipo de visitas, o melhor é informarem-se no Consulado da Letónia no Brasil.
Idiomas falados na Letónia
A língua oficial é o Letão mas o Russo e o Alemão também são muito falados, especialmente pelas gerações mais antigas. O Inglês é vulgarmente falado entre os mais jovens e com os turistas e estrangeiros.
Cuidados de saúde na Letónia
Além das vacinas normais que se deve ter sempre em dia (tétano, difteria, hepatites, etc.), não são necessários cuidados de saúde especiais para viajar na Letónia. O país está livre de Febre-amarela e Malária mas a Encefalite Europeia (Encefalite da Carraça) pode ser um risco para estadias prolongadas em áreas rurais e florestais. Há uma vacina que pode ser considerada, mas os casos são tão raros que a maioria dos médicos nem a receitam. Os mais preocupados podem sempre ir a uma Consulta do Viajante e ler informação actualizada no site do Yellow Book. Ver mais dicas sobre cuidados de saúde em viagem.
Moeda, cartões e cambiar dinheiro
A moeda oficial é o Lats, que vale cerca de 1,4 Euros. Ver câmbio actual.
Símbolo: Ls
Código internacional: LVL
Os melhores sítios para trocar dinheiro são os bancos e as casas de câmbio. Há logo no aeroporto e vários em Riga. Alguns bancos nem sequer cobram taxa ou têm-na mais baixa que as casas de câmbio. O cartão Electron funciona bem para levantar dinheiro das caixas automáticas. Em Riga há muitas, sem qualquer limitação, mas noutras cidades mais pequenas haverá apenas duas ou três. Os cartões Visa também são normalmente aceites, mais em Riga do que no resto do país, e usam-se sobretudo para pagar gasolina, hotéis, restaurantes caros, etc.
Em relação a gorjetas, é como em Portugal. Se satisfeitos com o serviço, costuma-se deixar qualquer coisa mas não há um mínimo ou máximo de referência. Alguns custos de referência:
» Garrafa de água: 0,5-1,5 Ls
» Refeição para duas pessoas: 10-30 Ls
» Táxi: 10-15 Ls, para curtas distâncias
Electricidade e tomadas na Letónia
A corrente eléctrica é de 220V e as tomadas são do tipo C e F, de dois pinos redondos, iguais a Portugal. Logo, os viajantes portugueses não precisarão de adaptadores, mas os brasileiros devem precisar. Algumas tomadas têm um aspecto pouco seguro, principalmente em zonas rurais ou isoladas, facto que nunca impede um letão de ligar um computador a essa tomada! :)
Telecomunicações e Internet na Letónia
O indicativo internacional da Letónia é o +371. Não há muitos telefones públicos que funcionem com moedas, pelo que o melhor é comprar um cartão Telekarte, que custa entre 2,5 e 5 Ls. As redes de telemóvel portuguesas têm roaming automático e também é possível comprar um cartão SIM pré-pago de uma das redes locais (Tele2, LMT, Bite) com muita facilidade.
Quanto a internet, também não haverá problemas. Muita gente tem ligação em casa e, na rua, é fácil encontrar cybercafés e Wi-Fi gratuita em cafés, bibliotecas, hotéis, universidades, centros de juventude e lojas.
O site oficial do Turismo da Letónia é uma boa fonte para mais informações.