Informação prática sobre a Índia

Localização, fronteiras e fuso horário

Nome oficial: República da Índia
Fronteiras: Paquistão, China, Nepal, Butão, Bangladesh e Myanmar
Fuso horário: GMT +5,5

Vistos para a Índia

Quer os cidadãos Portugueses, quer os Brasileiros, necessitam de visto de turismo para entrar na Índia. Há dois tipos de vistos:

  • Regular Visa: dá para entrar no país em qualquer posto fronteiriço e ficar até 6 meses; deve ser pedido localmente através de uma embaixada da Índia e demora cerca de 2 semanas a ser emitido.
  • e-Visa: dá para entrar no país através de 25 aeroportos e 5 portos marítimos (não dá para entrar por terra) e ficar até 60 dias; deve ser pedido online no site e-Visa India e demora entre 24-72 horas a ser emitido.

Para todas as informações actualizadas sobre estes vistos, processo, custos etc veja os seguintes links:
Embaixada da Índia em Portugal
e-Visa Índia

Idiomas falados na Índia

Há muitas línguas oficiais na Índia: Hindi, Urdu, Tamil, Bengali, Kashmiri, Kannada, Marathi, Gujarati, Telugu, Punjabi. Nas zonas turísticas toda a gente fala ou entende o Inglês.

Cuidados de saúde na Índia

A Índia é um país enorme e, dependendo das regiões e locais que se vai visitar, pode ou não ser preciso tomar cuidados especiais de saúde, nomeadamente alguma vacinação ou profilaxia da malária. O ideal é sempre ir a uma Consulta do Viajante alguma semanas antes de partir. De uma maneira geral, o país não prima por questões de limpeza e higiene. São portanto aconselhadas medidas comportamentais que minimizem os riscos desta exposição. Veja mais informação sobre medicina de viagens ou, para informações detalhadas e actualizadas, consulte o Yellow Book.

Moeda e como gerir o dinheiro na Índia

A moeda oficial é a Rupia Indiana, que vale cerca de 0,016 Euros. Ver câmbio.
Código: INR
Símbolo: Rs

É fácil levantar dinheiro em ATMs com um cartão Electron normal. Os cartões de crédito Visa, MasterCard ou American Express são vulgarmente aceites nas grandes cidades, embora alguns locais mais pequenos possam cobrar uma sobretaxa. Eu prefiro sempre pagar em dinheiro. Os indianos são muitos bons a “iludir”, por isso só se deve trocar dinheiro em casas devidamente autorizadas, no aeroporto ou nos hotéis. Recusar sempre trocar dinheiro na rua.

A maioria dos sítios mid-range e top (hotéis, restaurantes, etc) adicionam cerca de 10% de taxa de serviço a tudo. Nos sítios mais baratos, onde essa taxa não é adicionada, uma gorjeta é sempre muito apreciada, ainda que pequena (pode-se tomar os 10% como referencia).

Alguns preços de referência:
– Garrafa de água 1L: 12-20 Rs
– Coca-Cola 33 cl: 20 Rs
– Refeição 2 pessoas: 300-1.000 Rs
– Auto-rickshaw percurso pequeno: 50-80 Rs

Electricidade e tomadas na Índia

A corrente eléctrica é de 230-240V 50Hz. Em princípio, as fichas de dois pinos redondos darão para a grande maioria das tomada, mas nunca é má ideia levar um adaptador.

tomada tipo c

Telecomunicações e Internet na Índia

O indicativo internacional da Índia é o +91. Há telefones públicos espalhados por todo o lado e as chamadas são baratas. Há várias redes de telemóvel (Vodafone, Tata, AirTel, Idea, etc) e não será difícil o nosso próprio telefone funcionar lá em roaming. Comprar um cartão pré-pago indiano é possível mas, até há alguns anos atrás, dava algum trabalho uma vez o processo implicava preencher um “contrato”, tirar cópia do passaporte e fotografia tipo passe. Actualmente, imagino que seja mais simples.

O uso da internet está amplamente generalizado e há vários cyber-cafes, particularmente nas zonas mais turísticas. A maioria dos hotéis também tem acesso, seja com computadores próprios ou através de Wi-Fi.

   
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.
 

Mais dicas de viagem sobre Índia

1 comentário em “Informação prática sobre a Índia

  1. Olá andré! carioca e planejo uma viagem para india por uma das companhias que param em dubai, abu dhabi ou doha (emirates, etihad e qatar airways) jas pesquisei e vi que essas companhias disponibilizam que vc tire o visto de transito (algo em torno de 96 hrs acho) mas a minha duvida em relaçao ao visto é: eu nao tenho a pretençao de conhecer nenhum desses lugares durante a conexão apenas esperaria o proximo voo para india e na volta pra o rio. Nessa caso é necessario visto? Como devo proceder? Como funciona? Que dicas voce me da?

    Obrigada!

Deixe um comentário