País, localização e fuso horário
Nome oficial do país: Escócia
Região: Europa
Fronteiras: Inglaterra; marítima com Irlanda do Norte
Fuso horário: GMT; utiliza “horário de Verão”
Vistos para a Escócia
Como membros da Comunidade Europeia, os cidadãos portugueses não precisam de visto nem passaporte para visitar a Escócia; apenas precisam do seu bilhete de identidade. Os cidadãos brasileiros também não precisam de visto para visitas em turismo até 90 dias, mas precisam de passaporte com validade superior a 30 dias. Para estadias de maior duração, poderá ser necessário visto.
Idiomas falados na Escócia
A língua oficial da Escócia, como em todo o Reino unido, é o Inglês e é nessa língua que, normalmente, falam com os turistas. O sotaque dos escoceses é bastante característico e acentuado e, à medida que nos deslocamos para Norte, torna-se quase imperceptível, mas muito característico. O medieval Gaélico Escocês ainda se fala em algumas zonas rurais.
Cuidados de saúde na Escócia
Além das vacinas normais que se deve ter sempre em dia (tétano, hepatites, etc), não são necessários quaisquer cuidados de saúde especiais para viajar na Escócia. Nem sequer vale a pena ir à Consulta do Viajante, mas nunca é demais ler algumas dicas e recomendações genéricas sobre cuidados de saúde em viagem.
Moeda e onde cambiar dinheiro na Escócia
A moeda oficial da Escócia é a mesma que em todo o Reino Unido, ou seja, a Libra Esterlina, que vale cerca de 1,2 Euros. Ver câmbio actual
Símbolo: £
Código internacional: GBP
As agências de câmbio, especialmente as localizadas nos aeroportos, são os locais mais indicados para trocar dinheiro. Têm horários mais alargados que os bancos e permitem a reconversão para a moeda de origem sem comissões. Os cartões Electron, Visa, Mastercard e American Express são amplamente aceites mas é sempre aconselhável informar-se sobre as comissões que o seu banco cobra por cada operação no estrangeiro.
Viajar na Escócia não é propriamente barato. Uma garrafa de água poderá facilmente chegar a 2 Libras, um pint de cerveja a 5 Libras, e uma refeição num restaurante médio a 40 Libras por pessoa. Não é hábito deixar gorjeta, sendo que em alguns estabelecimentos a taxa de serviço poderá já vir incluída na conta (cerca de 10%).
Tomadas e corrente eléctrica na Escócia
A corrente eléctrica é de 230V 50Hz e as tomadas são do tipo G, com três pinos grossos achatados. Ou seja, quer portugueses, quer brasileiros irão precisar de levar um adaptador para conseguirem utilizar os seus aparelhos eléctricos e electrónicos (computador, carregadores, etc).
Telecomunicações e internet na Escócia
O indicativo internacional da Escócia, e de todo o Reino Unido, é o +44. Existem cabines telefónicas por todo o lado, inclusivamente na grande maioria dos pubs e edifícios públicos. Todas as redes de telemóvel têm acordos de roaming automático com as redes portuguesas, pelo que o seu telemóvel normal irá funcionar lá sem problemas. Também existem muitas lojas onde é possível comprar um cartão SIM pré-pago de uma das operadoras locais (Orange, Vodafone, T-Mobile, O2, 3) para usar no seu aparelho. Esta é uma boa solução para quem pensa fazer/receber muitas chamadas.
No que diz respeito a internet Wi-Fi, alguns pubs fornecem gratuitamente aos seus clientes, mas o mais normal é ter que se pagar. Os ciber-cafés são fáceis de encontrar e estão presentes em muitas zonas das cidades escocesas.
Em Junho vou viver para a Escócia e tenho que levar a minha cadelinha comigo….. como faço?
Olá Liliana. Aconselho-te a contactares a(s) companhia(s) aérea em que pretendes voar. Com certeza saberão responder-te a essa questão. Boa viagem!