Informação prática para viajar na Escócia

País, localização e fuso horário

Nome oficial do país: Escócia
Região: Europa
Fronteiras: Inglaterra; marítima com Irlanda do Norte
Fuso horário: GMT; utiliza “horário de Verão”

Vistos para a Escócia

Como membros da Comunidade Europeia, os cidadãos portugueses não precisam de visto nem passaporte para visitar a Escócia; apenas precisam do seu bilhete de identidade. Os cidadãos brasileiros também não precisam de visto para visitas em turismo até 90 dias, mas precisam de passaporte com validade superior a 30 dias. Para estadias de maior duração, poderá ser necessário visto.

Idiomas falados na Escócia

A língua oficial da Escócia, como em todo o Reino unido, é o Inglês e é nessa língua que, normalmente, falam com os turistas. O sotaque dos escoceses é bastante característico e acentuado e, à medida que nos deslocamos para Norte, torna-se quase imperceptível, mas muito característico. O medieval Gaélico Escocês ainda se fala em algumas zonas rurais.

Cuidados de saúde na Escócia

Além das vacinas normais que se deve ter sempre em dia (tétano, hepatites, etc), não são necessários quaisquer cuidados de saúde especiais para viajar na Escócia. Nem sequer vale a pena ir à Consulta do Viajante, mas nunca é demais ler algumas dicas e recomendações genéricas sobre cuidados de saúde em viagem.

Moeda e onde cambiar dinheiro na Escócia

A moeda oficial da Escócia é a mesma que em todo o Reino Unido, ou seja, a Libra Esterlina, que vale cerca de 1,2 Euros. Ver câmbio actual
Símbolo: £
Código internacional: GBP

As agências de câmbio, especialmente as localizadas nos aeroportos, são os locais mais indicados para trocar dinheiro. Têm horários mais alargados que os bancos e permitem a reconversão para a moeda de origem sem comissões. Os cartões Electron, Visa, Mastercard e American Express são amplamente aceites mas é sempre aconselhável informar-se sobre as comissões que o seu banco cobra por cada operação no estrangeiro.

Viajar na Escócia não é propriamente barato. Uma garrafa de água poderá facilmente chegar a 2 Libras, um pint de cerveja a 5 Libras, e uma refeição num restaurante médio a 40 Libras por pessoa. Não é hábito deixar gorjeta, sendo que em alguns estabelecimentos a taxa de serviço poderá já vir incluída na conta (cerca de 10%).

Tomadas e corrente eléctrica na Escócia

A corrente eléctrica é de 230V 50Hz e as tomadas são do tipo G, com três pinos grossos achatados. Ou seja, quer portugueses, quer brasileiros irão precisar de levar um adaptador para conseguirem utilizar os seus aparelhos eléctricos e electrónicos (computador, carregadores, etc).

Tomada tipo G Tomada tipo G Tomada tipo G

Telecomunicações e internet na Escócia

O indicativo internacional da Escócia, e de todo o Reino Unido, é o +44. Existem cabines telefónicas por todo o lado, inclusivamente na grande maioria dos pubs e edifícios públicos. Todas as redes de telemóvel têm acordos de roaming automático com as redes portuguesas, pelo que o seu telemóvel normal irá funcionar lá sem problemas. Também existem muitas lojas onde é possível comprar um cartão SIM pré-pago de uma das operadoras locais (Orange, Vodafone, T-Mobile, O2, 3) para usar no seu aparelho. Esta é uma boa solução para quem pensa fazer/receber muitas chamadas.

No que diz respeito a internet Wi-Fi, alguns pubs fornecem gratuitamente aos seus clientes, mas o mais normal é ter que se pagar. Os ciber-cafés são fáceis de encontrar e estão presentes em muitas zonas das cidades escocesas.

Oferta de livro

Livre Trânsito

Recebe uma Newsletter com as melhores dicas para viajar! Como oferta, ainda te envio o livro com as crónicas da minha viagem de Volta ao Mundo.

Planeia a tua viagem com estas ferramentas

Voos

Pesquisa os teus voos no Skyscanner

Seguro de viagem

Faz um seguro de viagem com a IATI Seguros (5% desconto com este link)

Alojamento

Reserva o teu hotel, hostel ou guesthouse no Booking

Cartões bancários

Poupa nas taxas de levantamento com os cartões Revolut, N26 ou Wise

Tours e bilhetes

Marca tours e compra bilhetes para atracções através do GetYourGuide ou Civitatis

Rent-a-car

Aluga um carro ao melhor preço com a DiscoverCars

Consulta do Viajante

Faz a tua Consulta do Viajante Online (5% desconto com código tempodeviajar)

Internet

Tem sempre internet em viagem com a Airalo ou Holafly

Vistos e documentos

Trata do visto e outros documentos de viagem com a iVisa

Ao utilizar estes links poderás beneficiar de alguns descontos e vantagens e eu poderei ganhar uma pequena comissão. Desta forma, estás a valorizar o meu trabalho e a ajudar-me a manter o blog, sem pagar nada mais por isso.

10 comentários em “Informação prática para viajar na Escócia”

  1. Ola, boa tarde. Estou em Portugal há mais de 90 dias já, com agendamento ao SEF, apenas aguardando. Mas gostaria de ir para a Escocia. Consigo como turista ou por ja ter passado o prazo de 90 dias em Portugal preciso de visto?

    Responder
  2. Olá!
    Pretendo ir a Escócia em março, férias! Não foi nada planejado com antecedência
    Irei para capital, Edimburgo e ficarei em hostel
    Iremos em 4 pessoas
    Na sua experiência, apenas a passeio mesmo, sem gastos extravagantes, quanto vc acha que devo ter em libras, para não passar sufucos? Um valor aproximadamente para 7 dias
    Muito obrigado

    Responder
    • Olá Célia! Isso é muito relativo. Tenta ver os preços dos hotéis no Booking e de alguns tours que queiras fazer. Isso já te vai dar uma boa ideia que quanto vais gastar por dia!

      Responder
  3. boa noiten.. preciso saber de condicoes para deficientes motores .. onde dormir em ediburgo . o aeroporto mais perto .. o que visitar com condiçoes para a minha cadeira de rodas e e centro comercial ..obrigada .. pretendo ir em setembro ..2019

    Responder
    • Olá Isabel! Lamento não conseguir ajudar. Sugiro que pesquises informação específica em sites ou blogs sobre viajantes deficientes motores, pois penso que conseguirás dicas mais objectivas. Boas viagens!

      Responder

Deixe um comentário