Kit de Viagem

costa rica informacao

Informação prática para viajar na Costa Rica

Localização e fuso horário

Nome oficial do país: República da Costa Rica
Região: América Central
Fronteira: Nicarágua (norte) e Panamá (sul)
Capital: San Jose
Fuso horário: GMT -6.

Vistos para a Costa Rica

Os cidadãos portugueses e brasileiros não necessitam de visto para estadias de turismo na Costa Rica até 90 dias. O passaporte deve ter data de validade superior a 30 dias desde a data de entrada no país.

Línguas faladas na Costa Rica

A língua oficial da Costa Rica é o Espanhol. Nas zonas turísticas o Inglês também é falado e facilmente entendido. Aliás, há muitos estrangeiros, incluindo americanos, a viajar e a viver na Costa Rica.

Cuidados de saúde a ter na Costa Rica

A Costa Rica está livre de febre-amarela, senda a vacina obrigatória apenas para pessoas que chegam das zonas endémicas de África e América do Sul. O risco de malária está bastante concentrado e limitado às zonas rurais abaixo dos 700 metros nas províncias de Alajuela, Guanacaste, Herédia e Limon. Normalmente, a profilaxia da Malária, com Cloroquina, é recomendada a todos os turistas que vão para a Costa Rica mas já há muita gente que prefere não tomar nada. Uma ida à Consulta do Viajante e a adopção eficaz de medidas anti-mosquito são sempre recomendáveis. Para informações detalhadas e actualizadas, pode-se consultar o site da MD Travel Health.

Dinheiro, cartões e onde cambiar

A moeda oficial da Costa Rica é o Colon, que vale cerca de 0.0014 Euros. Ver câmbio actual
Código: CRC
Símbolo: ₡

Os dólares americanos também costumam ser aceites em muitos sítios. É a melhor moeda para se trocar porque, independentemente do câmbio Euro/Dólar, o sistema financeiro (formal ou informal) latino-americano ainda penaliza muito o Euro.

O melhor sítio para trocar dinheiro é nos bancos. São seguros, têm as taxas actualizadas e, na maioria dos casos, nem sequer cobram comissão. É preciso mostrar o passaporte para se trocar dinheiro nos bancos. Pode-se trocar Dólares e Euros. Os hotéis e agências devem servir apenas como situação de recurso uma vez que, normalmente, carregam bem nas comissões. Numa situação mais grave com quando fui assaltado e fiquei sem documentos nenhuns, os casinos são bons aliados para trocar os dólares que alguém enviou por correio urgente porque não querem saber quem és, de onde vens, nem para onde vais.

Os cartões de crédito são vulgarmente aceites em sítios como hotéis, restaurantes, agências de turismo e lojas ainda que, em alguns casos, possa ser cobrado um valor extra significativo. Na América Central, ainda é preferível pagar tudo com dinheiro. As ATMs estão cada vez mais generalizadas, principalmente nas zonas com mais turismo e, por isso, é muito fácil levantar dinheiro com um cartão Visa ou Electron. As nominações são pequenas e um levantamento médio já vai dar um belo maço de notas; não esquecer de levar uma bolsa segura para o guardar.

Atenção aos preços dos hotéis e restaurantes. Muitas vezes estão marcados sem os impostos governamentais e taxa de serviço.

Electricidade, comunicações e internet

A corrente eléctrica na Costa Rica é de 120V 60Hz e as tomadas são de dois pinos achatados. Hoje em dia, a grande maioria dos aparelhos eléctricos suporta correntes entre 100-240V por isso os transformadores caíram em desuso.

tipo-a

Os viajantes portugueses vão precisar levar um adaptador simples, que se compra em qualquer sítio. Os brasileiros, em princípio, não devem precisar.

O indicativo internacional da Costa Rica é o +506. Há cabines e telefones públicos por todo o lado, que funcionam com moedas ou com cartões de código pré-pagos.

No que diz respeito a telemóveis, é possível e fácil comprar um cartão SIM local da Kolbi, Claro ou Movistar para utilizar no nosso próprio telefone. Esta é uma soluções que utilizo frequentemente de modo a poupar em roaming e a ter um número de contacto local para ligar para hotéis ou para dar a amigos que vou fazendo.

A utilização da internet está generalizada e, particularmente nos locais mais turísticos, é fácil muito encontrar um cyber-café ou uma rede Wi-Fi. A maioria dos alojamentos também oferece Wi-Fi gratuita.

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

Siga-me no Instagram


54 Responses to Informação prática para viajar na Costa Rica

  1. Carlos Pedro Monteiro 03/07/2018 at 14:49 #

    Obrigado pela sua ajuda!
    André, diga me se faz favor se me aconselha a ir para hotéis, ou hostels quando for visitar os parques naturais como por exemplo o parque Manuel António?

  2. Rodrigo 17/06/2018 at 03:30 #

    Olá amigo tudo bem! Estou para ir em julho passar 15 dias, gostaria de saber se posso levar alimentos embalados do RJ e se posso levar meus medicamentos. Tenho um problema de saúde e não posso comer qualquer coisa. Obrigado

    • André Parente 17/06/2018 at 21:49 #

      Olá Rodrigo! Os medicamentos deves poder levar, sim. Se forem de facto muitos, pode ser uma boa ideia levares uma receita/carta do teu médico traduzida em espanhol. Quanto à comida, já tenho algumas dúvidas que possas levar. Boa viagem!

  3. Ivan Mattos 05/05/2018 at 01:52 #

    Olá André!

    Você saberia me dizer se no aeroporto de San Jose (ou até alguma casa de câmbio a cidsde) eu consigo trocar Real por Colón? Estou tentando fugir do Dólar ultimamente.

    Parabéns pelo blog!

    • André Parente 07/05/2018 at 11:22 #

      Imagino que sim. Pelo menos num banco, penso que será possível trocar praticamente qualquer moeda. Mas, claro, nada melhor que Euro ou Dólar.

  4. Ralph 02/05/2018 at 12:55 #

    Oi André, estou lendo o seu blog e estou gostando muito! Você sabe dizer se há vôos da Costa Rica (San José) para a ilha San Andres, no mês de janeiro?

  5. Andreia Solange Abrantes 26/04/2018 at 16:11 #

    Boa tarde André, estou a pensar ir de férias para a Costa Rica em Maio, o que aconselha, em termos de estadia? As temperaturas em Maio são boas?

  6. Rita Teixeira 23/03/2018 at 19:14 #

    Olá. Sabe o que é preciso para trabalhar na Costa Rita? Se os portugueses precisam de algum visto? Obrigada.

    • André Parente 28/03/2018 at 14:47 #

      Olá Rita! Não sei, especificamente, o que é necessário para se trabalhar legalmente na Costa Rica.

  7. Eduardo Conceição 14/03/2018 at 17:04 #

    Olá Andre estou em visitar costa rica qual sera melhor para trocar por colon dolar ou euros? respeito a comida e igual mais ao menos ao Brasil onde ja foi quatro vezes.

    • André Parente 18/03/2018 at 13:44 #

      Olá Eduardo! Leva o que tiveres. Se tiveres Dólares, leva! Se tiveres Euros, leva! :)

  8. Carlos Monteiro 10/03/2018 at 17:16 #

    Eu vou de férias para San Jose no final do mês de Julho deste ano e vou sozinho, embora vá para casa de um amigo costariquenho que conheci no verão de 2014 em Berlim na Alemanha.
    O meu grande medo é saber se é um país intranquilo e inseguro, ou tendo a sua companhia é sinónimo de me sentir mais à vontade.

    • André Parente 14/03/2018 at 15:20 #

      Se te sentirás mais em paz com o teu amigo, não posso responder :) Mas posso dizer que a Costa Rica não é um país inseguro.

  9. Paulo 30/01/2018 at 09:49 #

    Bom dia ,
    estou a pensar em viajar para a Costa Rica, que tipo de vacinas são necessarias tomar?
    Se estou bem informado não preciso de visto para entar no pais, correcto?
    Cumprimentos
    Paulo

    • André Parente 30/01/2018 at 23:48 #

      Olá Paulo! A resposta às tuas questões estão no próprio artigo… :)

  10. Denise 29/01/2018 at 01:15 #

    Olá, eu e uma amiga vamos para a Costa Rica e queríamos alugar um carro, aconselharam nos a ser um jipe. Achas necessário? Onde posso alugar? E onde fica mais barato?

  11. Fernando 20/01/2018 at 11:17 #

    Bom dia. Caros amigos viajantes, já percebi que posso estar 90 dias seguidos ou consecutivos na Costa Rica. Quando sair, quanto tempo tenho que estar fora para ter novamente a possibilidade de ficar outra vez 90 dias consecutivos? Uma vez por ano? Duas?

    Muito obrigado,
    Melhores cumprimentos
    Fernando

    • André Parente 20/01/2018 at 15:49 #

      Creio que, em teoria, não há limitação. Pelo que poderás sair e voltar a entrar no mesmo dia e por tempo “indeterminado”. Aliás, o chamado “visa run” é uma prática comum entre viajantes de longo prazo. Mas, se essa informação é crítica, recomendo-te a pesquisar um pouco mais.

  12. Filipa 10/10/2017 at 21:29 #

    Boa noite! Desde já agradeço as dicas de viagem ;) Fiquei com uma dúvida em relação à moeda.. Aconselha levar já USD de Portugal ou trocar lá euro por USD e Colon? Obrigada!

    • André Parente 11/10/2017 at 21:38 #

      Olá Filipa! Se tiveres USD contigo, leva. Caso contrário, leva Euros e trocas lá por Colon. Pura Vida!

      • Filipa 15/10/2017 at 16:24 #

        Obrigada ;)

  13. Diego 04/09/2017 at 11:36 #

    Quero ir para Costa Rica Visitar.. Como faço para não entrar ilegamente, preciso de outro documento além de passaporte?

  14. Vanderlei hoppe 01/07/2017 at 00:49 #

    Eu queria conhecer costa, rica, sao jose e dificil de viajar para la, eu ja falo com uma minina la faz 2 ano gue falo com ela o lugar e bon o como e mi de uma infirmacao

  15. Rafael Ocampo 13/06/2017 at 22:19 #

    Ola,saudacoes para todos,e otimo que os Brasileros viajem para aca,sao bemvindos no meu pais! A informacao esta otima,eu sou guia de turismo na Costa Rica, venham para aca que os “ticos” gostsmos de voces! PURA VIDA pessoal.

  16. ELIZABETH 06/04/2017 at 01:23 #

    Ola! Pretendo fazer mestrado na Costa Rica. Como obtenho o visto de permanencia? Grata

    • André Parente 06/04/2017 at 15:24 #

      Não te sei dar essa informação. O meu conselho é contactares os serviços de imigração da Costa Rica.
      Boa sorte!

  17. Arlindo Rodrigues 30/03/2017 at 14:35 #

    Por favor, o seguro saúde é obrigatório para turismo na Costa Rica?

  18. camila 18/01/2017 at 14:04 #

    olá! oideal é comprar dólar no brasil e levar para fazer o câmbio de colóns lá ou levar o real daqui e trocar lá? obrigada,

  19. Fernando 10/01/2017 at 12:51 #

    olá, gostaria de saber como é a segurança para o turista viajar?
    existe a ocorrencia de violencia , roubos etc

    • André Parente 11/01/2017 at 20:12 #

      Olá Fernando! A Costa Rica é, provavelmente, o país mais seguro da América Central. Genericamente, é um país seguro para turistas, o que não quer dizer que não existam roubos e furtos como em qualquer lugar.

      Pura Vida!

  20. Eduardo 08/01/2017 at 23:53 #

    Sei que é uma pergunta fora do padrão mas, prático sobrevivência por toda área possível dá América do sul e me sente atraído pela preservação dá costa rica queria saber se eu teria algum problema indo pra lá geralmente fico 6 meses no lugar onde escolho eu teria problema pra voltar legalmente ?

  21. Sah 06/09/2016 at 01:02 #

    André, obrigada pelo post, esclareceu bastante. Além disso, gostaria de perguntar qual o valor diário em dólares que a imigração da Costa Rica exige que apresentemos lá? Procurei essa informação em vários sites, sem nenhum sucesso.

  22. Rafaella Ferreira 25/04/2016 at 23:54 #

    André, achei os valores das passagens aéreas saindo do Brasil um pouco salgadas. Alguma dica de como baratear?

    • André Parente 27/04/2016 at 05:26 #

      Pesquisar, pesquisar, pesquisar! Ser flexível nas datas. Não há muitos segredos nem truques infelizmente.

      • Iury 08/01/2017 at 23:40 #

        Olá, qual a validade mínima necessária do Passaporte para entrar na Costa Rica?

  23. Joulisa 24/02/2016 at 04:34 #

    Olá sou haitiana tenho residencia (RNE) no Brasil preciso ter visto para visitar Costa Rica

    • Leidiana Nascimento da Costa 13/04/2016 at 15:25 #

      Acredito que precise sim, pois apesar de você viver no Brasil não é brasileira, não sei nos casos de ser naturalizado(a) brasileira (a). Aí é preciso se informar melhor, do contrário, é haitiana sem vínculos brasileiros. Talvez eu esteja falando bobagem, se informe no consulado. Abçs

  24. raissa 17/02/2016 at 18:59 #

    Olá, gostei muito do texto, mas tenho muita dificuldade para entender o cambio da moeda, poderia explicar melhor? por exemplo, quanto vale 1 real lá?

    • André Parente 21/02/2016 at 03:46 #

      Olá Raissa! Se usares o http://www.xe.com/ vais ver que neste momento 1 Real = 132 Colones… mas isso não te diz muito na verdade! Ou diz? :)

  25. Natalia 22/10/2015 at 16:10 #

    Precisade vacina?soubrasilira

    • André Parente 22/10/2015 at 23:07 #

      O melhor é sempre ir à Consulta do Viajante. Seu médico será a melhor pessoa para a aconselhar.

  26. MAITHE 26/09/2015 at 16:59 #

    Olá gostaria que me ajudasse, com dicas de viagens pra Costa Rica.Obrigada

    • André Parente 29/09/2015 at 22:34 #

      Olá Maithe! É só ler este artigos e todos os que encontras em http://www.tempodeviajar.com/america-central/costa-rica/! :)

      • Patrick 11/03/2016 at 18:06 #

        Oi andre tudo bem…sou haitiano tenho resistência (RNE) brasil posso visitar com minha esposa e meu filho pq nos temos no feriado eu queria visita costa rica posso ir sem visto também por favor?

Deixe o seu comentário