Nome oficial, localização e fuso horário
» Nome oficial do país: Reino de Marrocos
» Capital: Rabat
» Região: África
» Fronteiras: Argélia, Mauritânia e Espanha (Algeciras e Tarifa por mar; Ceuta e Melilla por terra)
» Fuso horário: GMT
Vistos para Marrocos
Os cidadãos portugueses, ou de qualquer país da União Europeia, e brasileiros não precisam de visto para estadias de turismo em Marrocos até 90 dias. Apenas precisam de apresentar passaporte com, no mínimo, 3 meses de validade.
Idiomas falados em Marrocos
A língua oficial de Marrocos é o Árabe, mas também se falam dialectos Berberes e o Francês é, genericamente, utilizado nas principais cidades e zonas turísticas. No Norte, o Espanhol também é bastante falado. O Inglês, apesar que ser uma língua “universal”, usa-se pouco e apenas em contexto eminentemente turístico. Os marroquinos têm muito jeito para línguas e é usual ouvi-los a “mandar bitaites” em qualquer idioma.
Cuidados de saúde em Marrocos
Além das vacinas normais que se deve ter sempre em dia (tétano, hepatites, etc), não são necessários quaisquer cuidados de saúde especiais para viajar em Marrocos. O país está livre de febre-amarela e a malária apenas poderá estar presente em zonas rurais de província de Chefchaouen, ainda assim com um risco muito baixo e sem qualquer recomendação para profilaxia.
Em todo caso, em caso de dúvidas ou de alguma condição de saúde específica, é sempre aconselhável uma ida à Consulta do Viajante.
Dinheiro, cartões de crédito e onde cambiar
» A moeda oficial de Marrocos é o Dirham.
» Símbolo: Dh
» Código internacional: MAD
O Euro, que é aceite para pagamento em muitos hotéis e riads em Marrocos, é a melhor moeda para se cambiar. Nas fronteiras de Ceuta e Tanger há vários balcões para trocar dinheiro, com taxas normalmente boas, e os bancos são sempre uma boa opção. Cambiar dinheiro “na rua” e em locais não autorizados é asneira e pedir para ser roubado!
Os cartões Visa Electron funcionam perfeitamente para levantar dinheiro nas caixas automáticas que, excepto em localizações mais remotas, não faltam por todo o lado. Pagar com cartão de crédito é que por vezes não é possível ou não vale a pena, uma vez que é mais ou menos usual cobrarem a famosa “taxa extra”. Regra geral, prefiro cambiar ou levantar e pagar sempre em moeda local, excepto em compras de valor elevado e sítios com processos mais “ocidentalizados”.
A gorjeta é um hábito estabelecido e, muitas vezes, os empregados de mesa ou o próprio menu explicam que o serviço não está incluído. Nestes casos, a regra dos 10% funciona bem em todo o mundo mas, nestas coisas, eu costumo simplesmente fazer o que me apetece e o que posso na altura. Convém é andar sempre com dinheiro trocado para pagar pequenas coisas como táxis, estacionamento do carro, etc… porque parece que em Marrocos há sempre uma falta enorme de trocos! :)
Alguns preços de referência:
* Refeições: 40-50 Dh (barata); 70-80 Dh (média); 100-200 (top)
* 1,5 litros água: 6 Dh nas mercearias; 10 Dh nos restaurantes
* Gasolina: 10,5 Dh por litro
* Hotel Riad médio/bom: 60-75 Euros
* Táxi dentro da cidade: 5-15 Dh
Tomadas e corrente eléctrica em Marrocos
A corrente eléctrica em Marrocos é de 220V 50Hz e as tomadas são do tipo C e E, ambas de dois pinos redondos (estilo europeu). Ou seja, os viajantes portugueses não precisam de se preocupar com isso, mas os brasileiros poderão ter que levar um adaptador.
Telecomunicações e Internet em Marrocos
O indicativo internacional de Marrocos é o +212. Há cabines públicas e teleboutiques espalhadas por todo o lado, por isso é fácil ter acesso a um telefone. As redes de telemóvel portuguesas têm roaming automático e também é fácil comprar um cartão pré-pago de uma das redes marroquinas (Maroc Telecom, Meditel, Inwi) para usar no nosso próprio aparelho. Esta é uma opção que eu gosto particularmente pois dá uma grande liberdade e também permite ter dados móveis e internet a todo o tempo.
A Internet tem um uso bastante generalizado e é fácil encontrar locais com WiFi gratuita, como hotéis, riads, guesthouses, restaurantes e cafés.
Beni Ensar-Melilla border crossing
Vou passar esta fronteira pois tenho vou para melilla ida e volta de 12 e 19 junho. Para ficar em marrocos no be live Collection Saïdia.
É facil passar na fronteira? Obrigada
Neste caso, “fácil” é um termo um bocado relativo. Não conheço bem essa fronteira, mas assumindo que tens todos os documentos necessário e cumpres os requisitos de entrada, hás-de passar com maior ou menor “facilidade”.
Li que não é preciso vacinas em dia nem teste mas é preciso entregar formulário sanitário. Onde obter, quem assina, onde posso tratar disso.
Olá Otilia! Eu não conheço as condições de entrada actuais para Marrocos e recomendo-te que obtenhas essa informação de uma fonte oficial. Numa pesquisa rápida, parece-me que esse formulário pode ser descarregado para preencheres antes de partires mas também é distribuído no avião e no aeroporto. Pesquisa por “morocco health form” no Google. Se quiseres, também podes recorrer aos serviços da iVisa através deste link https://www.ivisa.com/?utm_source=tempodeviajar. Boa viagem!