Hotéis, Riads e outros alojamentos em Marrocos

Em Marrocos, como em qualquer outro país turístico do mundo, há opções para todos os gostos e carteiras, desde o luxo extremo dos melhores hotéis do mundo até a quartos escuros no fundo de uma pensão manhosa qualquer. Normalmente, as melhores opções estão algures no meio destes dois extremos.

Algumas nomenclaturas que se encontram e principais características:

Hotel – dispensa apresentações, são os hotéis normais; de alertar apenas que os padrões dos hotéis locais são mais baixos que os internacionais, é sempre bom ver os quartos primeiro para não se comprar gato por lebre.

Riad – casa típica recuperada, com quartos distribuídos à volta de um jardim interior aberto; normalmente explorada pelos próprios donos que, por vezes, vivem no local.

Dar – casa típica recuperada do mesmo género que as riads, normalmente mais pequenas, com menos quartos e com um pátio interior aberto ou fechado.

Auberge – a tradução imediata é Albergue mas não têm necessariamente a ver com Albergues de Juventude e coisas do género; assemelha-se mais ao nosso conceito de pensão e indica, normalmente, que oferecem, também mas não exclusivamente, quartos económicos.

Maison d’Hôtes – traduz-se directamente como Casa de Hóspedes e é um termo normalmente utilizado para definir qualquer coisa parecida com o nosso alojamento local; muitas vezes são riads ou dars.

As “riads” e as “dars” são o tipo de alojamento mais característico do país e, apesar de muitas vezes não serem a opção mais económica, ficar alojado numa destas casas típicas recuperadas, de ambiente intimista e local, é uma experiência imperdível. São, em si só, um das principais atracções e fazem parte do processo de absorção cultural do país.

Nas principais cidades haverá sempre um grande leque de hotéis de diferentes gamas, riads e dars e, dificilmente, será complicado arranjar alojamento à chegada. Mas, se o objectivo for ficar dentro das Medinas, é altamente aconselhável reservar previamente, pois a última coisa que se vai querer é andar de mala às costas à procura de uma riad (e muitas delas estão “escondidas” ou nem se percebe que o são) no meio de ruinhas estreitas a rebentar de gente e movimento.

Em cidades ou vilas mais pequenas, as opções não serão tantas mas, às vezes onde menos se espera, há sempre um Auberge ou uma Maison d’Hôtes para dormir. Penso que será raríssimo ter que passar uma noite ao relento. :)

Outra coisa que se vê muito são os parques de campismo e zonas de serviço para autocaravanas. Alguns auberges têm mesmo parques próprios e oferecem a vantagem de se poder utilizar as suas estruturas (quarto de banho, restaurante, etc). De facto, para os amantes desta modalidade, parece-me que Marrocos será um bom país para viajar. As instalações podem não estar ao nível Europeu mas há muito e vi alguns em localizações fantásticas, em frente a praias e no meio do deserto.

Pesquisar alojamento em Marrocos

 

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou Airbnb.
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre tours à medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.
 

Mais dicas de viagem sobre Marrocos