Hotéis, hostales e alojamentos no Peru

O Peru é um país que recebe muitos turistas e, genericamente, tem boas estruturas e oferece muitas opções de alojamento, desde bons hotéis de cadeias internacionais (particularmente nas cidades e locais de maior turismo de massas) até pequenos hotéis, hostales e hospedagens locais.

Que tipos de alojamento vai encontrar no Peru

A oferta é muita e variada, pelo que é relativamente fácil viajar sem levar nada marcado com antecedência. No entanto, para a chegada às cidades maiores como Lima, Trujillo ou Arequipa é aconselhável já ter um hotel reservado (obrigatório se for à noite) ou, pelo menos, saber a zona onde se pretende ficar. Em termos de nomenclaturas, é fácil perceber o esquema:

Hotel: Melhores ou piores, mas com o tipo de comodidades e serviços que se podem esperar de um hotel “normal”. A qualidade, conforme o número de estrelas, é mais ou menos a mesma que se encontra em Portugal.

Hostal: É o equivalente às nossas residenciais ou aos hostales espanhóis. Normalmente mais pequenos e com menos serviços que os hotéis, mas perfeitamente aceitáveis e, claro, mais em conta. No Peru há muitos hostales simpáticos e, no geral, têm boa qualidade.

Hospedaje: Tipo de alojamento mais local e familiar, muitas vezes em quartos na casa onde habita a família ou em partes da casa preparadas para receber hóspedes. Mais simples e mais baratos que os hostales, normalmente sem qualquer serviço além da limpeza do quarto.

Hostels: Os hostels são um tipo de alojamento que já está espalhado por todo o mundo, e o Peru não é excepção. Trata-se do conceito de quartos partilhados, maioritariamente em beliches, com ambiente jovem e internacional.

Os peruanos são gente boa mas, regra geral, não são muito efusivos, podendo às vezes até serem bastante reservados e, aparentemente, pouco simpáticos. Ficar num alojamento menos massificado é uma excelente oportunidade para criar alguma relação com os locais e viver de mais perto o dia-a-dia do lugar.

Onde dormir em Lima

Hotel em Lima, Peru
Hotel Ibis Larco Miraflores, Lima.

Já estive algumas vezes em Lima e acho que melhor zona para ficar alojado é no bairro de Miraflores. É um bairro central, com uma marginal muito agradável e um dos poucos onde se pode andar à vontade à noite. É, digamos assim, o bairro mais “rico” de Lima. Aponte para a Avenida Jose Larco e suas imediações, entre o centro comercial Larcomar e o Parque Kennedy, há vários alojamentos. O Hotel Ibis Larco Miraflores é uma excelente opção para quem, como eu, valoriza a relação qualidade/preço desta cadeia de city hotels. Quase ao lado, também já fiquei no Inka Hostel e considero uma boa opção mais económica e com uma óptima localização. Num registo muito diferente, se precisa de mais algum espaço para trabalhar ou viajar com a família, o La Paz Apart Hotel, pode ser adequado. Se não tem grandes limitações orçamentais e quer um hotel de luxo, o JW Marriott Hotel Lima é a escolha certa! As alternativas são mesmo muitas. Pesquise no Booking.com em “Map view” e vá percorrendo o mapa até encontrar a melhor opção para si.

Ver mais alojamentos em Lima

 

Onde dormir em Cusco

Niños Hotel, Cusco, Peru
Niños Hotel, Cusco.

Cusco é, com todo o mérito, uma das cidades mais visitadas do Peru e as ofertas de alojamento são muitas, para todos os gostos e orçamentos. Desde hotéis de luxo até a pequenos hostales familiares, o difícil é mesmo escolher! O ideal é ficar no centro histórico, relativamente perto da Plaza de Armas, de forma a poder caminhar para todo o lado. O Hostal Inti Wasi fica mesmo em cima da praça e é muito simpático. Mas, aqui entre nós, não deixem de considerar o Ninõs Hotel (Meloc) que, para além de ser muito bonito e confortável, tem uma história maravilhosa que vos tocar no coração.

Ver mais alojamentos em Cusco

 

Onde dormir em Mancora

Hotel KiChic mancora peru
KiChic, Mancora

Mancora e as suas aldeias vizinhas são o principal destino de praia do Peru. Há duas áreas bem distintas para ficar em Mancora. No centro (pueblo) é onde está todo o movimento, lojas, bares, transportes e os alojamentos mais económicos. Há uma boa praia, com um grande areal, mesmo em frente ao centro e o famoso pico de Mancora (para fazer surf) está aqui. Backpackers e viajantes mais jovens costumam ficar mais por esta zona. A primeira vez que estive em Mancora fiquei no Las Olas, uma referência mesmo em cima de areia e em frente à onda! De uma outra vez, estava com um orçamento mais limitado e optei por ficar na Casa Palmero e num quarto em casa de uma família (Hospedaje Costa Norte). Outra boa opção, onde nunca fiquei mas foi-me recomendada diversas vezes, é o Kimbas Bungalows. Uma outra área, totalmente diferente em termos de ambiente, é a chamada de Mancora Chico ou Las Pocitas, que fica a cerca de 2 km a sul do pueblo. Aqui vai encontrar sossego, tranquilidade uma série de hotéis de qualidade em cima de uma longa e espectacular extensão de praia. Um dos melhores, onde estive um mês a trabalhar durante um mês, é o KiChic e outro bastante conhecido é o Arennas Mancora.

Ver mais alojamentos em Mancora

 

Onde dormir em Pacasmayo

Hotel La Estacion, Pacasmayo, Peru
Hotel La Estacion, Pacasmayo.

A primeira pergunta que me podem fazer é “Mas porque raio ficar em Pacasmayo?”. Eu compreendo. Pacasmayo, de facto, não tem muita coisa interessante. Tem uma das maiores cimenteiras do Peru, uma praia de turismo local barato e… excelentes condições para a prática de surf e windsurf! A onda de El Faro, não sendo tão comprida como Chicama (conhecida como a onda mas comprida do mundo), fica-lhe a ganhar em qualidade. Já passei vários dias/semanas em Pacasmayo, em viagens e épocas diferentes, e não tenho dúvidas em recomendar o Hotel La Estacion, localizado em plano malecon e onde já fui muito feliz! O El Faro Resort pode ser uma boa opção para quem se quer focar 100% no surf/windsurf, mas fica ligeiramente afastado do centro, o que pode dificultar em termos de acesso para quem não viaja com transporte próprio. Outras alternativas mais económicas podem ser o Hotel El Mirador e o clássico Hostal Duke Kahanamoku.

Ver mais alojamentos em Pacasmayo

 

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.
 

Mais dicas de viagem sobre o Peru

1 comentário em “Hotéis, hostales e alojamentos no Peru

Deixe um comentário