O Peru é um país que recebe muitos turistas e, genericamente, tem boas estruturas e oferece muitas opções de alojamento, desde bons hotéis de cadeias internacionais (particularmente nas cidades e locais de maior turismo de massas) até pequenos hotéis, hostales e hospedagens locais.
Que tipos de alojamento vai encontrar no Peru
A oferta é muita e variada, pelo que é relativamente fácil viajar sem levar nada marcado com antecedência. No entanto, para a chegada às cidades maiores como Lima, Trujillo ou Arequipa é aconselhável já ter um hotel reservado (obrigatório se for à noite) ou, pelo menos, saber a zona onde se pretende ficar. Em termos de nomenclaturas, é fácil perceber o esquema:
Hotel: Melhores ou piores, mas com o tipo de comodidades e serviços que se podem esperar de um hotel “normal”. A qualidade, conforme o número de estrelas, é mais ou menos a mesma que se encontra em Portugal.
Hostal: É o equivalente às nossas residenciais ou aos hostales espanhóis. Normalmente mais pequenos e com menos serviços que os hotéis, mas perfeitamente aceitáveis e, claro, mais em conta. No Peru há muitos hostales simpáticos e, no geral, têm boa qualidade.
Hospedaje: Tipo de alojamento mais local e familiar, muitas vezes em quartos na casa onde habita a família ou em partes da casa preparadas para receber hóspedes. Mais simples e mais baratos que os hostales, normalmente sem qualquer serviço além da limpeza do quarto.
Hostels: Os hostels são um tipo de alojamento que já está espalhado por todo o mundo, e o Peru não é excepção. Trata-se do conceito de quartos partilhados, maioritariamente em beliches, com ambiente jovem e internacional.
Os peruanos são gente boa mas, regra geral, não são muito efusivos, podendo às vezes até serem bastante reservados e, aparentemente, pouco simpáticos. Ficar num alojamento menos massificado é uma excelente oportunidade para criar alguma relação com os locais e viver de mais perto o dia-a-dia do lugar.
Onde dormir em Lima
Já estive algumas vezes em Lima e acho que melhor zona para ficar alojado é no bairro de Miraflores. É um bairro central, com uma marginal muito agradável e um dos poucos onde se pode andar à vontade à noite. É, digamos assim, o bairro mais “rico” de Lima. Aponte para a Avenida Jose Larco e suas imediações, entre o centro comercial Larcomar e o Parque Kennedy, há vários alojamentos. O Hotel Ibis Larco Miraflores é uma excelente opção para quem, como eu, valoriza a relação qualidade/preço desta cadeia de city hotels. Quase ao lado, também já fiquei no Inka Hostel e considero uma boa opção mais económica e com uma óptima localização. Num registo muito diferente, se precisa de mais algum espaço para trabalhar ou viajar com a família, o La Paz Apart Hotel, pode ser adequado. Se não tem grandes limitações orçamentais e quer um hotel de luxo, o JW Marriott Hotel Lima é a escolha certa! As alternativas são mesmo muitas. Pesquise no Booking.com em “Map view” e vá percorrendo o mapa até encontrar a melhor opção para si.
Outros alojamentos em Lima
Onde dormir em Cusco
Cusco é, com todo o mérito, uma das cidades mais visitadas do Peru e as ofertas de alojamento são muitas, para todos os gostos e orçamentos. Desde hotéis de luxo até a pequenos hostales familiares, o difícil é mesmo escolher! O ideal é ficar no centro histórico, relativamente perto da Plaza de Armas, de forma a poder caminhar para todo o lado. O Hostal Inti Wasi fica mesmo em cima da praça e é muito simpático. Mas, aqui entre nós, não deixem de considerar o Ninõs Hotel (Meloc) que, para além de ser muito bonito e confortável, tem uma história maravilhosa que vos tocar no coração.
Outros alojamentos em Cusco
Onde dormir em Mancora
Mancora e as suas aldeias vizinhas são o principal destino de praia do Peru. Há duas áreas bem distintas para ficar em Mancora. No centro (pueblo) é onde está todo o movimento, lojas, bares, transportes e os alojamentos mais económicos. Há uma boa praia, com um grande areal, mesmo em frente ao centro e o famoso pico de Mancora (para fazer surf) está aqui. Backpackers e viajantes mais jovens costumam ficar mais por esta zona. A primeira vez que estive em Mancora fiquei no Las Olas, uma referência mesmo em cima de areia e em frente à onda! De uma outra vez, estava com um orçamento mais limitado e optei por ficar na Casa Palmero e num quarto em casa de uma família (Hospedaje Costa Norte). Outra boa opção, onde nunca fiquei mas foi-me recomendada diversas vezes, é o Kimbas Bungalows. Uma outra área, totalmente diferente em termos de ambiente, é a chamada de Mancora Chico ou Las Pocitas, que fica a cerca de 2 km a sul do pueblo. Aqui vai encontrar sossego, tranquilidade uma série de hotéis de qualidade em cima de uma longa e espectacular extensão de praia. Um dos melhores, onde estive um mês a trabalhar durante um mês, é o KiChic e outro bastante conhecido é o Arennas Mancora.
Outros alojamentos em Mancora
Onde dormir em Huanchaco
Huanchado é uma pequena cidade balneário localizada a menos de 10 km de Trujillo e um destino popular entre os peruanos. As suas grandes atracções são o surf (excelente local para iniciação), os caballitos de totora e o maravilhoso e barato ceviche que se podem comer num dos vários restaurantes junto ao mar. Para quem gosta deste ambiente relaxado de praia, mas não quer deixar de visitar as atracções arqueológicas do norte do Peru, é uma boa alternativa de alojamento em relação ao centro da cidade de Trujillo. Há autocarros locais frequentes a fazer a ligação. O Hotel Bracamonte foi um dos hotéis em que já fiquei e posso recomendar, especialmente para quem procura um espaço mais privado e ligeiramente resguardado do movimento do centro, ideal para famílias ou grupo de amigos. Outras opções são, por exemplo, o Hotel Caballito de Totora e o Hotel El Sombrero. Em termos de hostels, o Punta Huanchaco Hostel é um dos mais conceituados e, para uma imersão pelo yoga, o ATMA Hostel & Yoga será a opção certa.
Outros alojamentos em Huanchaco
Onde dormir em Pacasmayo
A primeira pergunta que me podem fazer é “Mas porque raio ficar em Pacasmayo?”. Eu compreendo. Pacasmayo, de facto, não tem muita coisa interessante. Tem uma das maiores cimenteiras do Peru, uma praia de turismo local barato e… excelentes condições para a prática de surf e windsurf! A onda de El Faro, não sendo tão comprida como Chicama (conhecida como a onda mas comprida do mundo), fica-lhe a ganhar em qualidade. Já passei vários dias/semanas em Pacasmayo, em viagens e épocas diferentes, e não tenho dúvidas em recomendar o Hotel La Estacion, localizado em plano malecon e onde já fui muito feliz! O El Faro Resort pode ser uma boa opção para quem se quer focar 100% no surf/windsurf, mas fica ligeiramente afastado do centro, o que pode dificultar em termos de acesso para quem não viaja com transporte próprio. Outras alternativas mais económicas podem ser o Hotel El Mirador e o clássico Hostal Duke Kahanamoku.
Outros alojamentos em Pacasmayo
Desejo viajar para o Peru em final de Novembro. Atenciosamente: Manoel Cabral.