Apesar de ser um país que esteve “fechado” ao turismo durante muitos anos, a oferta de alojamentos em Myanmar é muito variada e, genericamente, tem óptima qualidade e nível de serviço. Deixo neste artigo algumas dicas, baseadas na minha experiência no país, sobre as melhores áreas para ficar em cada um dos destinos e uma lista de alijamentos que conheci e posso recomendar.
Tipos de hotéis e outros alojamentos que se encontra em Myanmar
Em grandes cidades como Yagon ou Mandalay, convém reservar com antecedência para evitar andar de um lado para o outro, no meio do caos urbano, à procura de um hotel. Já em locais mais pequenos como Inle Lake ou mesmo Bagan, não haverá grande dificuldade em chegar e procurar localmente. Os hostels modernos começam a aparecer mas, desde guesthouses familiares até grandes hotéis e resorts de luxo, é relativamente fácil encontrar boas opções. No planeamento de uma viagem para este destino o alojamento é, como sempre, uma preocupação mas não é, de forma alguma, uma questão difícil de resolver.
Hotéis em Yangon (Rangoon)
Apesar de já não ser a capital de Myanmar, depois do regime militar lhe ter retirado esse estatuto e ter construído a nova cidade de Naypyidaw especificamente para o efeito, Yangon continua a ser a maior e mais importante cidade do país e, como tal, as opções de alojamento são muitas e para todos os gostos e orçamentos.
Para uma estadia curta de alguns dias de turismo, acho que a melhor zona para ficar é downtown, mais característica e perto das principais atracções. O Hotel Best Western Chinatown foi um dos que fiquei e que recomendo vivamente, pois tem uma excelente localização, mesmo ao lado da 19th Street, a rua dos restaurantes, e a qualidade e nível de serviço habituais da cadeia Best Western, que eu gosto particularmente. Uma opção mais económica onde também fiquei e gostei é a Myint Myat Guest House. Está localizada no 7º e 8º piso de um prédio relativamente bem localizado na zona de downtown e tem uma zona comum e uma enorme varanda sobre a cidade muito agradáveis. A entrada é uma porta modesta e pode assustar a primeira vez… mas confiem!
Para uma estadia mais prolongada e/ou com algum trabalho pelo meio, penso que a zona mais moderna da cidade, a norte do Kandawgyi Lake e nas redondezas do Inya Lake, podem ser uma opção mais sossegada.
Pesquisar hotéis em YangonHotéis em Bagan
Bagan é um dos principais destinos turísticos de Myanmar e, como tal, alojamentos é coisa que não falta. Mas, com tanta oferta e com três zonas hoteleiras distintas (Nyaung U, Old Bagan e New Bagan), pode não ser tão imediato quanto isso encontrar um à nossa medida. New Bagan é, de longe, a zona menos interessante. Old Bagan é a zona mais turística e onde fica a maioria dos melhores hotéis e Nyaung U é, na minha opinião, a zona mais interessante para ficar pois tem um misto de turismo com vida local, muitos restaurantes e serviços de apoio.
Aqui há vários hotéis, guesthouses e hostels mas um que se destaca é o Zfreeti Hotel, com uma localização perfeita e uma maravilhosa piscina para tardes de descanso depois de andar a visitar os templos debaixo de intenso calor. No quarteirão seguinte, o Hotel Blazing pode ser uma boa opção um pouco mais económica e o Royal Bagan Hotel ou o Motel Zein, não tão bem localizados como os anteriores mas ainda dentro de uma boa zona, duas alternativas válidas. Visitei-os todos para avaliar e fazer esta recomendação.
No campo dos resorts, o Amazing Bagan Resort é uma excelente escolha, sendo também um dos pontos de partida dos passeios de balão, e o Aureum Palace Resort é um santuário isolado e exclusivo no meio da zona arqueológica.
Pesquisar hotéis em BaganHotéis em Mandalay
Mandalay é a segunda maior e mais importante cidade do país, pelo que é normal que a oferta de alojamento seja muita a variada. Para além do Royal Palace, as principais atracções turísticas não estão propriamente no centro a cidade e, por isso o mais importante é encontrar um hotel numa localização central, de fácil acesso e com serviços úteis à volta (hotelaria, restaurantes, agências de viagem, etc).
A maioria dos hotéis económicos e médios concentra-se na zona sul do Royal Palace, entre as ruas 26 e 35. Tal com as ruas, em Madalay muitos hotéis têm números como nome . Eu fiquei no Hotel A1 e achei óptimo! Outras boas opções na mesma zona são o M3 Hotel e o Hotel 8, mas a oferta é tanta que o melhor será pesquisar no Booking.com um do agrado e dentro do orçamento de cada um. Desde que fique nesta zona e tenha boas avaliações, será uma boa escolha de certeza!
Pesquisar hotéis em MandalayHotéis em Inle Lake
Quando se fala em alojamento em Inle Lake, muitas vezes referimo-nos mais exactamente a Nyaung Shwe, a cidade mais próxima do lago e principal ponto de partida para as visitas, tours e aventuras. Não é que não existam hotéis no próprio lago mas, normalmente, estes são caros e de estilo resort. Nada contra, até acho que este é um destino onde pode valer a pena “abrir os cordões à bolsa” e aproveitar dois ou três dias de luxo. Mas, de facto, a maioria dos hotéis, principalmente os mais económicos, está na cidade. Nyaung Shwe é uma típica “tourist town”, sem estar descaracterizada mas já com muitos alojamentos, agências, restaurantes e cafés com estilo. É uma cidade com boa onda!
A cidade é pequena mas, em todo o caso, eu acho que a localização é fundamental para aproveitar a estadia da melhor forma. Assim, recomendo ficar algures nos quarteirões entre a Yone Gyi Street, que é a rua principal, e a Phaung Daw Pyan Road, e relativamente perto do canal onde se apanha os barcos para o lago, nomeadamente a oeste da ribeira que atravessa a cidade.
Eu fiquei alojado no Primrose Hotel que, não sendo mau, está longe de ser a melhor opção. Na realidade, não é difícil encontrar alojamento mesmo sem marcar com antecedência mas eu fui visitar vários hotéis e guesthouses para poder avaliar e recomendar.
O Golden Empress Hotel e o Aquarius Inn pareceram-me excelentes opções económicas que aliam localização e algum sossego e tranquilidade. O Inle Star Hotel é bom e está mesmo junto a canal, o que pode ser interessante para observar o movimento mas um pouco barulhento de manhã quando os barcos arrancam para o lago. O 81 Hotel Inlay e o Inle Cherry Queen Hotel, são dois hotéis maiores e bem localizados para quem prefere mais algum requinte e gosta de jogar pelo seguro.
Havendo orçamento para isso, ficar uma ou duas noites num dos resorts que ficam mesmo no lago é uma grande experiência. O Pristine Lotus Spa Resort Inle é maravilhoso (não fiquei lá mas o Director do hotel teve a amabilidade de me fazer uma visita guiada) e o Myanmar Treasure Resort é muito característico e o melhor sítio para ver o pôr-do-sol nas redondezas.
Pesquisar hotéis em Inle LakeHotéis em Ngapali
Ngapali é o principal destino de praia em Myanmar. Apesar disso, e provavelmente porque essa não é uma prioridade para quem visita o país, esta zona de costa da Baía de Bengala ainda consegue manter-se um pouco à margem do turismo de massas. Mas isso também significa que a oferta de alojamento não é muita e a que existe é, maioritariamente, cara. Sendo possível, diria que este é o melhor local para terminar uma viagem de aventura por Myanmar, aproveitando excelentes praias com palmeiras a areais brancos para recuperar energias antes de voltar ao trabalho.
Pesquisar hotéis em NgapaliMyanmar é um país fantástico e com gente ainda muito genuína! Espero que estas informações ajudem a planear uma grande viagem e recomendo também a leitura dos outros artigos sobre este destino, que podem ser encontrados no seguinte link: Dicas de viagem Myanmar.
Obrigada André! Estas informações vão ser muitos úteis em breve! Continuação de boa viagem!