Na Índia, como em quase todo o lado, há alojamento para todos os gostos e carteiras, desde grandes e luxuosos palacetes até quartos manhosos num vão de escada qualquer.
As diferenças de preço entre um bom hotel popular de ambiente ocidental, normalmente os “impingidos” pelas agências de viagem, e um hotel mais e económico e local são enormes. E a experiência proporcionada também, mas em sentidos inversos.
Outro tipo de alojamento típico, particularmente nas zonas Norte do país, e que vale a pena experimentar são os “havelis”, antigos palácios de marajás de enorme riqueza arquitectónica transformados em hotéis que, muitas vezes, ainda são ainda explorados pelas famílias locais.
Aconselho vivamente a marcar previamente um hotel para as primeiras noites na cidade de chegada (Delhi, Bombay, etc). O choque cultural pode ser intenso e andar à procura de sítio para ficar e relaxar vai ser a ultima coisa que se quer fazer. Nos períodos de pico de turismo e nas cidades mais populares também é boa ideia marcar com antecedência, uma vez que a maioria dos bons hotéis económicos enche rapidamente. É prática comum nesse tipo de hotéis aceitarem reservas através de um simples email, sem exigirem qualquer pagamento antecipado. Aconselho a ligar sempre para o hotel no dia anterior à chegada para re-confirmar a reserva.
Pesquisar alojamento na Índia