Ilha de Penang e a sua capital George Town
A ilha de Penang, e particularmente George Town, é um dos principais destinos de turismo na Malásia. Para mim, confesso que foi uma das cidades que mais gostei de conhecer no sudeste asiático. Na verdade, ia para passar uns dias e acabei por ficar três semanas!
Como chegar a Penang e George Town
É possível chegar até Penang de avião, autocarro (ónibus), comboio e, claro, de carro próprio ou alugado. Para alugar um carro na Malásia, pesquise na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Avião
O aeroporto de Penang tem bastante movimento e é servido por várias companhias aéreas, especialmente por lowcosts asiáticas, que voam de e para quase todo o lado a preços muito interessantes. Assim, é possivel chegar a Penang de avião desde várias cidades do país, como Kuala Lumpur, Malaca, Langkawi, Kota Bharu, Johar Bahru, e também desde outros países vizinhos como Singapura, Tailândia, Vietnam, Indonésia, Myanmar e mesmo China.
Pesquisar voos para PenangAutocarro/Ónibus + Ferry
O autocarro ou ónibus é um meio de transporte bastante popular na Malásia, sendo também o mais económico. Consegue-se chegar a Penang e George Town desde praticamente qualquer ponto do país e os bilhetes podem ser comprados online muito facilmente através dos sites 12Go Asia ou BusOnlineTicket.com. Se o destino for George Town (quase de certeza que é), o meu conselho é sair em Butterworth, ainda do lado do continente, e atravessar de ferry para a ilha. O terminal de autocarros de Penang (Sungai Nibong Bus Terminal) não fica mesmo em George Town, pelo que é muito mais fácil e prático apanhar o ferry, que demora apenas cerca de 20 minutos e é muito barato, e sair mesmo no centro, onde depois se pode caminhar à procura de alojamento. O terminal de Butterworth agregar todos os transportes (autocarro, comboio, ferry), pelo que é muito fácil passar de um para o outro. Ver mais informações e horários do ferry no site do Porto de Penang.
Comprar bilhetes de autocarroComboio
Apesar de não ser um meio muito utilizado por viajantes para viagens internas, também é possivel chegar a Butterworth de comboio, não só desde Kuala Lumpur como também desde Singapura, Bangkok e outros destinos na Tailândia.
Comprar bilhetes de comboioOnde dormir em George Town, Penang
Location, location, location! Na minha opinião, uma das decisões mais importantes em viagem é escolher bem o alojamento onde se vai ficar, nomeadamente em relação à sua localização. Para George Town, decorem os nomes Armenian Street e Chulia Street, pois estas são as zonas mais centrais e mais interessantes para dormir. Se, por exemplo, chegarem sem nada reservado, dirijam-se para uma destas zonas, que são praticamente contíguas, pois lá vão certamente encontrar um sítio do vosso agrado.
Em termos de alojamentos económicos, tipo hostels e guesthouses baratas, ao longo da Chulia Street, Love Lane e Jalan Muntri é onde se concentram mais opções. As guesthouses e hotéis de qualidade e preço mais média/alta estão um pouco mais espalhadas, mas sempre a curta distância e poucos minutos a pé. Durante as semanas que passei em Penang, tive oportunidade de ir conhecer vários alojamentos, pelo que deixo algumas sugestões.
» The Frame (Hostel)
Boa localização em Chulia Street. É um hostel de estilo moderno que tem também alguns quartos privados. Fiquei lá duas noites e gostei.
» Ryokan Muntri Boutique Hostel (Hostel)
Localizado na rua dos hotels, destaca-se pelo conceito e pela qualidade. Nesta mesma rua, transversal à Love Lane, há vários outros hostels.
» Cintra Heritage House (Guesthouse)
Fiquei três semanas aqui! É uma guesthouse económica, a funcionar numa casa muito bonita, de estilo colonial, com uma localização perfeita numa transversal sossegada da Chulia Street.
» Armenian House (Guesthouse)
Uma guesthouse económica mas muito bem arranjada em plena Armenian Street, o principal mostruário da street art de George Town.
» Chulia Mansion (Hotel)
Um dos hotéis mais conhecidos de Chulia Street. O hotel em si, em termos de beleza do edifiício, não tem nada de especial, mas tem uma boa relação qualidade/preço e a localização é óptima.
» Armenian Street Heritage Hotel (Hotel Colonial)
Um hotel grande localizado muito perto da Chulia Street. É um hotel mais do tipo tradicional mas a operar num bonito edificio colonial e com uma boa relação qualidade/preço.
» 23 Love Lane Hotel (Casa de Charme Colonial)
Magnifica casa colonial e cheia de história transformada num pequeno e exclusivo hotel de charme. Está localizada no final da Love Lane, já numa zona tranquila e sem ruído.
» Hotel Cititel Penang (Hotel)
É um dos hotéis tradicionais de referência em George Town. Está localizado na Jalan Penang, uma rua transversal no final da Chuila Street, onde há mais alguns hotéis, bares e discotecas.
Esta é apenas uma pequeníssima lista de sugestões. Há centenas de alojamentos em George Town e a minha recomendação é pesquisar no Booking.com e no Airbnb algum que esteja dentro do orçamento e tenha boas avaliações. É praticamente certo que vai ser boa escolha!
Como se deslocar em George Town e Penang
Bicicleta ou a pé
Para deslocações curtas e para andar a conhecer o centro de George Town, nada melhor que andar a pé ou de bicicleta. A cidade não é grande e as principais atracções estão bastante concentradas. É muito fácil encontrar locais onde se pode alugar uma bicicleta, como hostels, guesthouses, lojas de conveniência, mini-mercados, etc e o custo é cerca de RM10 por dia.
Mota ou scooter
Para passear à volta da ilha e visitar outras atracções fora de George Town, a melhor opção é, na minha opinião, alugar uma scooter. Dessa forma, tem-se toda a liberdade de horários e movimentos sem ter que se depender de transportes públicos ou terceiros. Também é fácil encontrar locais onde alugar uma scooter e o custo é cerca de RM30 por dia. A gasolina é muito barata!
Autocarro (Ónibus)
Quem não se quiser aventurar com uma scooter, pode utilizar a rede de autocarros locais Rapid Penang, que cobrem praticamente toda a ilha e são confortáveis e seguros. Uma opção também muito interessante para conhecer os pontos turísticos de autocarro é comprar o bilhete para o Hop-on Hop-off.
Táxi
Os táxis na Malásia não são especialmente confiáveis, uma vez que os condutores se recusam a usar o taximetro e os carros estão vulgarmente em mau estado. Felizmente, a Uber opera em Penang e essa é uma excelente alternativa para quando precisamos de um transporte desse tipo como, por exemplo, para andar à noite, para ir para o aeroporto muito cedo, etc.
Onde comer em George Town
Na Malásia, qualquer actividade que se faça tem que meter comida! De facto, comer é um dos principais passatempos dos malaios e, talvez por isso, não seja de admirar a variedade e qualidade de petiscos que por lá se encontram.
Penang é, provavelmente, o sítio onde melhor se come na Malásia. Um pouco por toda a cidade é possível encontrar restaurantes e bancas de comida, mas é no eixo Chinatown (comida cantonesa), Lebuh Chulia (comida de rua) e Little India (comida indiana) que tudo acontece com mais intensidade! Os locais são tantos e tão bons que até é díficil recomendar algum em especial, mas deixo algumas sugestões do que tive oportunidade de conhecer durante as semanas que vivi em George Town. Vejam o mapa em baixo para localizações exactas.
» Chulia Street Night Hawker Stalls
Este é o local onde estão concentradas várias bancas de comida de rua e bebidas. É uma área pequena mas com muito movimento. Há várias bancas, com diferentes comidas, mas deixo uma nota especial para a banca de noodles mais famosa e concorrida (é fácil dar com ela porque é a que tem sempre mais fila).
» Lok Lok
Banca especializada em espetadas onde comi imensas vezes. Pega-se num pratinho e vai-se tirando as espetadas que se quer, aquecendo ou cozendo as que forem necessárias. No final, a senhora conta os pauzinhos e cobra. Gastava cerca de 8-12 RM e comia sempre muito!
» Old Trafford Burger
Na Chulia Street, ao lado do bar Chulia Court e em frente à Love Lane. É uma banca que tem os melhores hamburgers da cidade, com algumas mesas atrás para quem se quiser sentar. Tem, também, um óptimo batido de coco!
» Hong Kee Wan Thun Mee
Na Lebuh Campbell, já na zona chinesa, e ao lado da Kim Haus, um moderno cafe concerto. Não deixar de experimentar a especialidade deles Wan Thun Mee, que é uma maravilha. Há a opção em sopa ou seco mas eu fui sempre pela sopa!
» Restoran Kapitan
Restaurante indiano muito conhecido no bairro de Little India. Frequentado maioritariamente por locais mas também algunas turistas. É famoso pelos seus Tandoori e Byiriani Rice mas o menu é diversificado.
» Danish Byiriani House
Outro restaurante indiano, mas na Chulia Street, quase ao lado das bancas de street food. Os preços mais elevados que o Kapitan e é muito frequentado por turistas. Mas a comida é óptima!
» Night Market na Armenian Street
Todos os sábados, das 17:00 às 21:00, há night market na Armenian Street. É um programa divertido e uma excelente oportunidade para provar algumas especialidades locais.
» Restaurantes mais requintados
Para fugir um pouco à street food e encontrar restaurantes melhores e um bocadinho mais requintados, na Jalan Muntri (final a Love Lane à esquerda) há alguns bons como o Inch Food Bar e o Gala House. Outra zona interessante é Nagore Square, onde também há vários restaurantes modernos e cheios de estilo.
O que fazer, ver e visitar em George Town e Penang
Há muitas coisas para fazer e conhecer em toda a ilha de Penang e não apenas no centro de George Town e, apesar da maioria dos viajantes aqui ficarem apenas dois ou três dias, facilmente se encontra programas e passeios para fazer durante vários dias. Deixo aqui os top mais e algumas sugestões minhas.
Penang Street Art
Passear pelo centro a observar e fotografar as pinturas de rua é uma das principais actividades e atracções de George Town e Penang. De facto, a cidade é muito activa em tudo o que diz respeito a arte, oferecendo vários museus, exposições, exibiçoes, performances, etc. A maioria dos murais e instalações deste tipo de arte urbana concentram-se pela Armenian Street e ruas circundantes e há uns mapas, que se podem obter no posto de turismo ou em qualquer hotel, onde as principais estão bem assinaladas. Pegue num e faça-se ao caminho!
Monumentos e edifícios históricos
A cidade de George Town tem imensos monumentos e edifícios coloniais herdados dos tempos de ocupação inglesa e a maior parte deles estão em utilização e muito bem conservados. Aliás, tal como Malaca, o seu centro histórico está classificado como Património Mundial pela UNESCO. Num simples passeio descontraído pelo centro é possível admirar diversas destas atracções, como a City Hall, a Queen Victoria Clock Tower, o Fort Cornwallis, o monumento em memória aos heróis de guerra, entre outros.
Igrejas, mesquitas e templos
Uma das coisas que acho interessantes na Malásia é a sua diversidade racial e religiosa. Lado a lado, muçulmanos, hindus, católicos e budistas vão convivendo com uma relativa tranquilidade e, aparentemente, sem grandes atropelos. Ora, esta diversidade num país com tanta gente resulta num sem número de locais de culto e oração muito interessante de conhecer e visitar. Há vários espalhados por toda a cidade e ilha mas destacaria a Mesquita Kapitan Keling, a Catedral da Assunção, o Sri Mahamariamman Temple e o Kek Lok Si Temple.
Penang Hill (Bukit Bendera)
A melhor vista sobre a cidade consegue-se desde o topo do Penang Hill. Para lá chegar é preciso apanhar um moderno funicular numa viagem que, actualmente, demora apenas 4 minutos. A viste é, de facto, magnifica! Aconselho ir ao final do dia, de modo a aproveitar o por-do-sol e noite. É uma boa ideia juntar esta visita com a do Kek Lok Si Temple, pois ficam ambos fora do centro e relativamente perto um do outro.
Parque Nacional de Penang
Para quem gosta de natureza e de caminhadas, uma visita ao Parque Nacional de Penang é quase obrigatória. Além dos caminhos e trilhos com pontes e excelentes paisagens, existem algumas pequenas praias que valem bem a pena conhecer. O acesso ao parque e às respectivas praias faz-se a partir da vila de Teluk Bahang. A partir daí pode-se começar a caminhada, que tem diferentes percursos e tempos. Quem não gosta de caminhadas, pode simplesmente apanhar um barco para as praia, sem ter que atravessar parque. O meu conselho é fazer caminhada para lá (cerca de 1h30m) e regressar de barco!
Clan Jetties
Os Clan Jetties são um conjunto de molhes da madeira considerados como o último bastião da presença Chinesa na ilha de Penang. Originalmente, os molhes serviam para parar os barcos e carregar e descarregar mercadorias e cada um era, e continua a ser, controlado por um clã. O mais vocacionado para o turismo é o da família Chew – é o maior, tem mais casas , comércio e um templo mesmo na ponta – mas também é interessante passear pelos outros. Ao pôr-do-sol, é um óptimo lugar para tirar fotos.
Cafés, Bristos e Bakeries
George Town está cheia de cafés modernos e trendy. É só andar um pouco pelas ruas do centro que se vai dar de caras com vários. Para quem toma café e/ou gosta de frequentar este tipo de espaços, é na mouche! A mim, sabe-me bem de vez em quando para descansar um pouco dos botecos locais, apanhar um bocado de ar-condicionado e aproveitar um sítio mais bem arranjadinho. Muitos deles também são bons locais para trabalhar com o computador. Há imensos mas os que eu usei mais foram o Black Kettle, o Kim Haus e o Wheeler’s Coffee.
Plantações de Durian e quintas de frutos tropicais
O Durian é um fruto muito famoso em alguns países da Ásia e particularmente conhecido pelo seu odor intenso. Ora, a Malásia é um dos maiores produtores de Durian e na ilha de Penang existem várias quinta e plantações que se podem visitar. O longo da serra, na estrada do lado Oeste da ilha, as bancas para provar e comprar este infame fruto multiplicam-se. Eu provei e nao gostei, mas conheço muitas pessoas que adoram! Outra coisa interessante a fazer é visitar uma das quintas que oferecem uma “fruit tour” e deliciarem-se com um buffet de fruta no final como, por exemplo, a Tropical Fruit Farm.
Programas em família e com crianças
Pode ser surpresa para muita gente mas a cidade de George Town e toda a ilha de Penang são um destino bastante children-friendly. No centro, há imensos pequenos museus temáticos como o Time Tunnel 3D Museum, Upside Down Museum, Wonderfood Museum, o The Camera Museum e outros, onde dá para passar algumas horas de diversão e entretenimento. Já fora da cidade, uma visita ao espectacular Entopia, uma quinta e reserva de borboletas e, para os que não dispensam uma boa actividade física, o parque aventura Escape. De volta ao centro, todos os sábados a partir das 17h há Armenian Street Got Talent, onde se pode ver as habituais artes de rua, com artistas, bancas de comida, etc.
Bares e Vida Nocturna
George Town não é uma cidade com um vida nocturna tão intensa e vibrante como, por exemplo, Kuala Lumpur ou Bangkok. Ainda assim, é possivel encontrar alguns bares e uma ou outra discoteca onde se pode fazer a farra! Na Love Lane e na Chuila Street há uma série de pequenos bares descontraídos, muitas vezes com música ao vivo, onde se pode beber uma cerveja e falar um bocado. Outra zona com alguns bares mais upscale é o final da Jalan Penang e um dos mais conhecidos é o Slippery Senoritas.
Muito completo este post. Fiquei com vontade de visitar. Parabéns!