Visitar Londres como um local, por Susana Melo da Costa

Amigos pelo Mundo
Susana Melo da Costa – Londres, Inglaterra

Conheci a Susana na universidade, onde ambos fazíamos o curso de Administração e Gestão de Empresas. Sempre fomos do mesmo ano mas, apesar de sermos relativamente poucos e todos nos conhecermos e darmos bem, não eramos do mesmo grupo mais pequeno de amigos.

Depois do curso acabar, a Susana foi uma das várias pessoas com quem praticamente perdi contacto. Mas, uns anos mais tarde, e por causa de uma viagem de voluntariado que ela fez à Costa Rica, voltamos a falar. Conversa puxa conversa, acabei por saber que estava a viver e a trabalhar em Londres, mas que viajava bastante, um pouco por todo o mundo, em trabalho. E assim fomos mantendo o contacto! :)

Quem é a Susana

» Nome: Susana Melo da Costa
» Idade: 43
» Profissão: Consultoria de melhoria operacional
» Hobbies: viajar, fotografia, musica
» De onde és originalmente: Porto
» Há quanto tempo estás a viver em Londres: 10 anos

Susana Melo da Costa
Susana Melo da Costa

Conta-nos, resumidamente, como foste parar a Londres.

Foi por acaso que vim parar a Londres. Tive uma proposta de uma empresa para vir e como queria uma experiencia internacional, aceitei sem pensar muito. Quando cheguei, amigos de amigos ajudaram na integração e ficaram meus amigos também até hoje. Foi um processo muito fácil, tive muita sorte nas pessoas que encontrei.

Como é o teu dia-a-dia na cidade?

Vista da City de Londres. Susana Melo da Costa, arquivo pessoal.

O meu emprego implica muitas viagens a trabalho, por isso acabo por não ter muitas rotinas. Quando estou em Londres, tento aproveitar ao máximo a cidade e os amigos. Após o trabalho, e quando consigo sair a horas decentes do escritório, o meu tempo divide-se entre ir ao ginásio, after-work drinks com o pessoal do escritório, encontrar amigos para ir ao teatro ou a algum concerto e jantar a qualquer sítio giro que ainda não conhecemos.

Para alguém que viaje em turismo, qual a zona que aconselhas ficar em Londres?

Hotéis em Londres

Confesso que não conheço muito os hotéis em Londres mas, dependendo do budget, as zonas de Earls Court ou Victoria têm alguma escolha a preços mais acessíveis. Para budgets mais elevados, recomendaria as zona de Mayfair ou Marylebone.

Onde dormir em Londres
Veja estas sugestões de hotéis para se alojar nas melhores zona de Londres. A oferta é enorme, por isso não deixe de pesquisar do seu agrado.
» Sidney Hotel London-Victoria
» Trebovir Hotel
» Best Western Buckingham Palace Rd
» ibis Styles London Kensington
» Radisson Blu Edwardian Berkshire Hotel
» The Mandeville Hotel
» The Chesterfield Mayfair

Ver mais alojamentos em Londres

Qual é a melhor forma, e mais segura, de nos deslocarmos em Londres?

Londres é uma cidade que dá bem para andar a pé ou, quando a distância é maior, de metro ou autocarro. Nunca tive nenhum problema de segurança desde que cá estou, mas claro há zonas mais complicadas e convém sempre ter cuidado quando se afasta um pouco mais do centro.

Metro de Londres
Metro de Londres

A Uber é bastante mais barata que os Black Cabs e funciona bem. No entanto, no regresso da noite ao fim-de-semana pode demorar um pouco a encontrar táxis (normais ou Uber) uma vez que a procura é grande. Algumas linhas de metro funcionam durante a noite toda no fim-de-semana, o que facilita bastante.

A cozinha Inglesa não é conhecida por grandes especialidades. Onde recomendas ir para comer em Londres?

É impossível vir a Londres e não comer o belo do fish and chips e beber uma pint no Pub. A variedade de cervejas é grande e muitos pubs produzem a própria cerveja, que vale a pena experimentar.

Pub em Londres

Sendo uma cidade bastante internacional, Londres oferece muita escolha em termos de restauração. A comida indiana e paquistanesa é muito comum, mas pode-se encontrar restaurantes de todo o mundo. Vale a pena experimentar cozinhas mais difíceis de encontrar em Portugal, como a coreana ou a vietnamita, cujos restaurantes costumam ser muito bons e com preços razoáveis para Londres.

Restaurante indiano, Londres

Shoreditch e Liverpool Street são zonas que têm muito movimento e mais sítios para sair até mais tarde. Para jantar, gosto do Dishoom (indiano) e do Andina (peruano), ambos com preços médio-alto. Kingly Court, em Carnaby Street, também tem várias opções boas. As minhas preferidas são o Senor Ceviche (peruano), o Shoryu (japonês/ramen) e o Wright Brothers (seafood), todos eles com preços médios para londres. No Soho, as opções são muitas e geralmente com preços mais acessíveis. O Rosa’s Thai, o Shack-Fuyu (japonês) e o Imperial China são boas escolhas.

Num registo diferente, vale a pena experimentar o tradicional afternoon tea. O meu preferido, pela relação qualidade/preço e pelo ambiente, é o do Ham Yard Hotel. Recomendo marcar mesa antes de ir.

Quais são os locais e actividades “obrigatórios” para conhecer e fazer em Londres?

Palácio de Buckingham
Palácio de Buckingham
London Bridge
London Bridge

Recomendo ir até Green Park, atravessar o parque passando no Palácio de Buckingham, e seguir até à Abadia de Westminster, Big Ben, Houses of Parliament e Trafalgar Square. Todo este percurso faz-se bem a pé.

Em Leicester Square há várias bilheteiras last minute, onde se consegue arranjar bilhetes de teatro e musicais para o próprio dia com desconto.Mais para a zona de London Bridge, recomendo a Torre de Londres e o Sky Garden, este último gratuito mas sendo necessário marcar visita.

Abadia de Westminster, Londres
Abadia de Westminster
Skygarden, Londres
Skygarden. Susana Melo da Costa, arquivo pessoal.

Quanto a museus, recomendo visitar pelo menos um dos seguintes: British Museum, National History Museum, Tate Modern, Victoria and Albert Museum, Royal Academy of Arts. Um bom critério de escolha pode ser verificar as exposições temporárias que os museus normalmente oferecem e escolher.

Para gostos mais alternativos, Camden Town é uma passagem obrigatória!

Tours e actividades gratuitas em Londres
Se adquirir o London Pass ou o Go London Explorer Pass vai ter acesso gratuito a dezenas de atracções. Mas também existem diversos tours individuais gratuitos que funcionam na base do “dá quanto quiser”.
» London Pass
» Go London Explorer Pass
» Free Tour por Londres
» Free tour pela Londres antiga
» Free tour por Notting Hill
» Free tour pelo British Museum

Ver mais actividades em Londres

E locais menos óbvios e mais fora da rota turística onde levarias um amigo?

Hampstead é uma das minhas zonas preferidas de Londres. Tem um parque maravilhoso e sítios engraçados para beber um copo ou jantar. No Verão, costumo ir ao parque e acabar no Freemason Arms a beber um Pims.

Primrose Hill também vale a pena, principalmente pelas vistas que oferece da cidade. Fica bem perto de Camden, onde há muita escolha para comer e ouvir música.

Primrose Hill, Londres
Primrose Hill

Na altura do Natal, costumo levar os meus amigos a Richmond e Kew Gardens, onde costumam fazer um espectáculo de luz e som que vale a pena. Fica um pouco afastado do centro e, por isso, requer mais tempo.

E para sair à noite em Londres, onde recomendas ir?

Dependendo do ambiente que se pretende, há várias alternativas. Camden é um excelente sítio para ir ouvir boa música. Shoreditch tem muitas opções de bares e clubs e está sempre muito animado. Chelsea e Fulham têm um ambiente mais selecto e, consequentemente, os preços também são mais elevados.

Pub música em Londres

Que outros locais recomendas conhecer perto de Londres e um pouco por todo o país?

Perto de Londres, recomendo a zona de Kent, sendo que Canterbury (Cantuária) e Rye são os meus preferidos.

Mais afastado, há vários locais que vale bem a pena conhecer no Reino Unido. Os meus preferidos são o País de Gales e a Cornualha, no Verão claro! :) As paisagens são lindíssimas e há várias opções de caminhadas.

Canterbury, Reino Unido
Canterbury
País de Gales
País de Gales
 
Planeia a tua viagem com estas ferramentas
Faz como eu! Estas são as principais ferramentas que utilizo na preparação das minhas viagens. Ao utilizares os links abaixo, poderás ter alguns descontos e vantagens e eu posso ganhar uma pequena comissão. Desta forma, ajudas-me a manter o blog sem pagares nada mais por isso.
Voos
Encontra os melhores voos no Skyscanner ou no Kiwi.com
Alojamento
Reserva o teu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb
Seguro de viagem
Faz sempre um bom seguro de viagem com a IATI ou a World Nomads
Tours e bilhetes
Marca tours e compra bilhetes para atracções através do GetYourGuide ou do Civitatis
Rent-a-car
Consegue os melhores preços no aluguer de carros com a Rentalcars.com ou a Rentcars
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamento com os cartões Revolut, Curve, N26 ou TransferWise

Precisas de ajuda para planear a tua próxima viagem?

Workshop Smart Travel

Deixe um comentário