Viajar no Vietnam de norte a sul
De forma a optimizar a rota, um itinerário de viagem pelo Vietnam faz-se, habitualmente, no sentido Sul-Norte ou Norte-Sul, conforme o ponto de chegada, normalmente Ho Chi Minh ou Hanói, sendo que os pontos de interesse são os mesmos. O Vietnam é um país longo mas estreito.
Ho Chi Minh (Saigão)

Ho Chi Minh, antes da guerra chamada de Saigão, é a capital comercial do Vietnam. Herdeira do passado capitalista de influência americana é, também, a sin city do país. É uma cidade divertida para sair à noite e, durante o dia, para visitar os monumentos de guerra, como o Museu da Ocupação Americana ou os túneis escavados pela resistência vietcongue nos arredores da cidade. Para além disso, é um óptimo sítio para comprar todo o tipo de souvenirs nas centenas de mercados e lojas do centro.
Onde dormir em Ho Chi Minh
A melhor zona para ficar hospedado em Ho Chi Minh é no District 1, o bairro mais central e próximo de vários pontos de interesse. Ficam algumas sugestões para diferentes orçamentos.
» Calista Sai Gon Hotel
» Icon Saigon LifeStyle Design Hotel
» Triple E Hotel Fine Art Museum
» Sofitel Saigon Plaza
» The Like Hostel & Cafe
Delta do Mekong

O Delta do Mekong, um dos maiores rios do mundo, cobre toda a zona a sul de Ho Chi Minh e é um emaranhado de arrozais, canais, mercados e cidades, sendo a zona mais densamente povoada de todo o Vietnam. Normalmente, é visitado numa tour de um dia, organizado por uma das dezenas de agências de viagens de Saigão, numa experiência que já é bastante turística e que acaba por saber a pouco. Para tentar aproveitar um pouco mais de riqueza da zona, o ideal será passar lá alguns dias e tentar sair um pouco dos trilhos habituais.
Phu Quoc

O Vietnam não é propriamente um destino com praias paradisíacas como, por exemplo, a vizinha Tailândia. Excepto Phu Quoc! Esta ilha, localizada no Golfo da Tailândia e já mais perto da costa do Laos, é ideal para quem precisa de fazer alguns dias de praia durante as férias ou para descansar depois de ter corrido o país de uma ponta à outra!
Onde dormir em Phu Quoc
O lado oeste da ilha é onde ficam as melhores praias, como Bai Truong ou Ong Lang Beach e a cidade principal Duong Dong. Os alojamentos mais baratos estão um bocadinho mais para dentro, mas num lugar como este vale a pena ficar na primeira linha de mar!
» Ocean Bay Phu Quoc Resort and Spa
» Sea Star Resort
» L’Azure Resort and Spa
» Valentina Resort & Spa Phu Quoc
» Mango Bay Resort
Dalat

Dalat é um segredo fora do trilho turístico habitual! Esta é uma antiga estância de montanha do tempo dos franceses, com um clima muito parecido ao Europeu. A melhor forma de explorar esta região central do país é fazer um tour de mota, de um ou mais dias, com os Dalat Easy Rider. Desta forma, ficar a conhecer o verdadeiro Vietnam: rural, autêntico, sem esquemas para turistas, só a pura simpatia e hospitalidade vietnamita!
Hoi An

Hoi An é a cidade mais pitoresca do Vietnam e muitas vezes referida como a mais bonita de todo o Sudeste Asiático. O seu centro histórico intacto e bem conversado, com casas centenárias de mercadores japoneses, templos chineses e muitos armazéns de chá, fazem as delícias dos visitantes. O caos de Saigão e Hanoi está a anos de luz e este é um sítio de descanso que nos dá oportunidade para nos misturarmos com os locais. Aqui, também é possível aproveitar as praias e fazer um fato ou vestido à medida num dos inúmeros alfaiates da cidade!
Guia prático e essencial para visitar Hoi An
Preparei este artigo muito completo e detalhado, com as melhores dicas e informações para viver a melhor experiência possível na cidade das lanternas.
Hue

Hue é a antiga capital imperial do Vietnam e hoje Património Mundial da Unesco. Apesar de grande parte dos seus edifícios mais bonitos ter sido destruído durante a guerra, continua a ser uma cidade lindíssima. Localizada à beira do Rio Perfume, esta é hoje um misto de novo, com todos os novos edifícios pós-guerra, e o antigo, com as suas muralhas da antiga cidadela e os inúmeros templos. Uma paragem obrigatória num roteiro pelo Vietnam!
Onde dormir em Hue
A melhor zona para se hospedar em Hue é no centro da cidade, perto da Cidade Imperial e outras atracções e pontos de interesse. Veja estas sugestões!
» Hong Thien Ruby Hotel
» Hue Sweethouse Homestay
» Rosaleen Boutique Hotel
» The Scarlett Boutique Hotel
» Melia Vinpearl Hue
Phong Nha

Phong Nha e o Ke Bang National Park são uma das zonas mais bonitas do Vietnam e que valem muito a pena visitar! Entre inúmeras grutas onde se podem fazer passeios de barco, o magnifico rio, aldeias rurais, paisagens deslumbrantes e algumas actividades radicais, o ideal é mesmo alugar uma scooter e andar a passear sem destino certo! Dois ou três dias não são demais para aproveitar bem toda a envolvente.
Onde dormir em Phong Nha
Phong Nha é uma aldeia pequena, mas já oferece um conjunto razoável de bons alojamentos. A maioria deles são pequenos e familiares, tipo homestays ou farmstays.
» Funny Monkeys Homestay
» Phong Nha Eco Mountain Farmstay
» An An Homestay Bungalow
» Sy’s Homestay
» Phong Nha Coco Riverside
Ninh Binh

Muitos viajantes optam ir ou a Phong Nha ou a Minh Binh mas, na minha opinião, acho que vale a pena ir aos dois! :) Aqui, a grande atracção é a paisagem e grutas de Trang An, classificadas como Património Mundial da UNESCO, e a maior pagoda do país. A visitar!
Hanoi

Hanoi, ou Ha Noi, a capital do Vietnam é talvez a mais graciosa, autêntica e bem conservada capital do sudoeste asiático. É uma cidade que conseguiu manter o seu charme e carisma, apesar de todo o progresso registado nos últimos anos e de todas as dificuldades que passou durante a guerra. Há um caos organizado que já não se vê em cidades como Bangkok ou Kuala Lumpur e, um passo atrás no tempo, que ainda se presencia em Yangoon, a antiga capital do Myanmar. A influência francesa nos boulevards e nos edifícios ainda se sente e, para quem gosta de arte, esta é uma cidade onde há galerias para todos os gostos!
Ha Long Bay

Ha Long Bay é postal do Vietnam. Esta é, certamente, a atracão turística mais emblemática do país e, provavelmente, a paisagem mais bonita de toda a região! Pode ser feita numa cansativa viagem de um dia desde Hanoi mas, idealmente, deve-se passar a noite a bordo para se assistir ao pôr e nascer do sol, altura em que podemos navegar entre as ilhas rochedo de kayak. É preciso escolher com muito cuidado o operador turístico, para aproveitar ao máximo desta experiência. Se quiser marcar online, veja esta opção: Halong Bay 2 Dias 1 Noite
Sapa

A zona Montanhosa de Sapa é tão diferente do resto do Vietnam que parece que estamos noutro país. As gentes são distintas, parte das tribos montanhosas e, apesar dos arrozais estarem presentes, estão dispostos em andares ao longo das encostas da montanha. Uma boa forma de chegar até Sapa é apanhando o comboio nocturno desde Hanoi, cujos bilhetes podem ser comprado online através do site da 12GoAsia. Para quem gosta de caminhadas e descobrir aldeias perdidas no meio da montanha inalteradas há séculos, é uma zona obrigatória!
Vietnam e o Sudoeste Asiático
O Vietnam é, provavelmente, o meu país favorito do Sudoeste Asiático. Comparado com a Tailândia, não tem as hordas turísticas e a praga da prostituição tão visível por todo lado, e tem um povo tão simpático e uma gastronomia tão rica. Os custo de viajar e de todos os serviços são muito acessíveis, o que permite ter uma experiência confortável e poder desfrutar de tudo o que país tem para oferecer.
O lado negativo são todos os esquemas turísticos que existem, que nos obrigam a estar sempre de olho à espreita para não sermos enganados. O que é preciso é não deixar que isto nos estrague a experiência de descobrir este país magnífico!
Boa noite!
Estou a planear a minha viagem ao Vietnam, de 19/4 a 4/5, e queria saber se acha que com estes dias consigo tb visitar o Camboja. Ou é melhor ficar só pelo Vietnam?
Gosto de visitar as coisas com calma, fazer algumas caminhadas…
Conseguir consegues. Mas… eu gosto e recomendo viajar devagar! :)
Olá André estou a pensar passar o Natal pela Ásia, com a mãe. Já conheço um bocadinho da Tailândia e apaixonei-me pelo Norte. Desta vez, estava a pensar fazer em duas semanas o Vietname achas que é tempo suficiente? Ou achas que até poderá dar para ir alguns dias ao Cambodja? ( Estou a espera que os voos para Banguecoque desçam, que agora ainda estão bastante caros) . Obrigada pela Ajuda.
Olá Carla! Sim, acho que duas semanas já é bem bom para viajar no Vietnam. Ir ao Cambodja? Mmmmm… dar, dá. Mas se gostas de viajar devagar, tens muito com que te entreter no Vietnam. :) É uma escolha muito pessoal. Boa viagem!
Olá André e/ou Tiago. Estou tentando organizar uma viagem ao Sudeste Asiático para Novembro/Dezembro próximos. A ideia seria passar 1 mês de 16 de Novembro a 16 de Dezembro. A ideia seria visitar a Tailandia (1 semana em Phuket basicamente), Vietnam (1 semana) e Cambodia e Laos e Myanmar (10 dias). Os dias que faltam ficariam para ajustes e viagens. Estou perdido sem saber como organizar uma viagem que faça sentido sem ir para oeste e logo depois voltar para leste ou ir para o sul tendo que voltar ao norte o que só encarece o preço dos bilhetes. Será que vocês teriam alguma sugestão para tal roteiro, considerando que o ponto de partida e chegada é Lisboa?
Olá Fausto! A minha primeira recomendação seria pensares melhor na quantidade de países que estás a pensar visitar em “apenas” um mês. E reduzir! Uma semana só em Phuket? Porquê? Uma semana no Vietnam? É pouco! Com um mês, eu não faria mais do que 2 países… :) Depois, é olhares para o mapa e veres que rota faz mais sentido. Bilhetes? Compra ida/volta para Bangkok e o resto tratas à parte.