Guia e roteiro para visitar a Costa Amalfi

Costa Amalfitana, a divina

A Costa Amalfitana (ou Costa Amalfi, como vulgarmente é chamada) é uma linha litoral com uma extensão de cerca de 50km localizada em Itália, na região da Campânia, e relativamente perto de Nápoles. Em termos estritos, começa em Positano e termina em Vietri sul Mar, ou vice-versa.

Esta sucessão de cidades e aldeias, como enormes varandas viradas para o mar, apresentam um beleza geográfica e diversidade natural ímpar e está classificada como Património Mundial da UNESCO.

Clima na Costa Amalfitana e quando ir

As melhores épocas para visitar a Costa Amalfi são o final da Primavera e o início do Outono. Mais especificamente, o final de Abril e todo o mês de Maio são as alturas ideias, uma vez que as plantas e as flores estão fresquinhas do Inverno, o clima já está ameno e as vilas ganharam vida para o Verão. Em alternativa Setembro e início de Outubro (final de época) também podem ser bons meses.

Clima na Costa Amalfi e quando ir

O início de Junho ainda pode ser suportável, mas durante o pico do Verão (Julho e Agosto), é certo que vai estar tudo muito lotado, difícil de circular e estacionar, de arranjar sítio para comer, etc… ao ponto de se tornar mesmo desagradável. O Inverno traz frio e chuva e muitos hotéis, cafés, restaurantes e outras estruturas de turismo fecham até à temporada seguinte.

Eu estive na Costa Amalfi no início de Abril e confesso que talvez tenha sido um bocado cedo. Apanhei alguma chuva e frio e alguns negócios ainda estavam a preparar a abertura da época. A grande vantagem foi que não apanhei enchentes e, quando o sol abria, a luz e o céu ficavam com aquele tom dramático que adoro fotografar.

Como chegar à Costa Amalfitana

A melhor forma de chegar à Costa Amalfitana vai depender essencialmente dos seguintes factores:
» O seu ponto de origem
» A cidade que escolher para se alojar na Costa Amalfi
» A forma que escolher para se descolar na Costa Amalfi

Avião

O aeroporto internacional mais próximo da Costa Amalfi é o de Nápoles-Capodichino, que fica a cerca de 50-60 Km, dependendo da cidade base escolhida. Aliás, muitas pessoas visitam esta região como uma extensão de uma escapadinha a Nápoles ou como parte de uma viagem por Itália.

Avião Costa Amalfi

Há várias companhias aéreas europeias que voam para Nápoles, incluindo a TAP e algumas lowcost. Pesquise o seu voo no Skyscanner ou na Momondo.

Pesquisar voos para Nápoles

Carro

Se decidir alugar um carro para se deslocar pela zona e visitar as várias cidades e vilas da Costa Amalfi (esta é uma das opções que eu gosto e recomendo), o melhor é fazê-lo logo em Nápoles. Dessa forma, poderá aproveitar para visitar Pompeia e o vulcão Vesúvio, que ficam pelo caminho.

Praiano, Costa Amalfi

Também poderá alugar o carro em Sorrento ou Salerno. Os rent-a-car em Itália são, normalmente, bastante baratos. Alugue através da Rentalcars ou da Economy Car Rentals.

Alugar carro em Nápoles

Comboio e autocarro

A SITA Sud, a companhia de autocarros que opera nesta região da Campania, tem rotas regulares entre Nápoles e a Costa Amalfitana e, igualmente, entre as suas diversas cidades e vilas. Desde a capital da região, é possível viajar directamente para Amalfi ou Salerno (com paragens pelo caminho). A partir de uma dessas cidades, consegue-se chegar a praticamente todas as outras.

O comboio público regional Circumvesuviana parte do piso inferior da estação central de Nápoles mais ou menos a cada 30 minutos e demora entre 45m a 1h30m, dependendo do comboio que se apanhar (uns param em mais estações que outros, incluindo Pompeia). Os bilhetes só podem ser comprados na própria estação, nas bilheteiras ou nas máquinas automáticas. A estação final é Sorrento, pelo que se precisar de seguir para outra cidade da Costa Amalfi terá depois que apanhar o autocarro. Há vários relatos de carteiristas a operar neste comboio, pelo que é recomendável manter o seu dinheiro e valores num sítio seguro e prestar especial atenção à sua bagagem.

Comboio em Itália

Para além da linha regional, durante a época turística (de Março a Outubro) existe a linha especial Campania Express. Este comboio, de carruagens com ar-condicionado e lugar sentado garantido, faz exactamente o mesmo trajecto, mas demora menos tempo e pára apenas nos locais mais turísticos. Os bilhetes podem ser comprados online no site da EAV, a empresa que opera este comboio, ou localmente na estação.

Se estiver noutra cidade italiana, poderá comprar os bilhetes de comboio para Nápoles facilmente através da Omio ou do site da Trenitalia.

Comprar bilhetes de comboio

Barco (ferry boat)

Desde Nápoles, também é possível chegar à Costa Amalfi de ferry, nomeadamente a Sorrento, Positano ou Amalfi. Não é a alternativa mais barata, mas para quem gosta de navegar e ter uma perspectiva diferente ao chegar ao destino pode ser uma óptima experiência!

Ferry em Sorrento, Costa Amalfi

Os bilhetes podem ser comprados presencialmente no próprio porto ou online, fácil e rapidamente, através da Direct Ferries e da Omio.

Comprar bilhetes de ferry

Shuttle Bus e Transferes

A Pintour tem um Shutlle Bus com 6 horários por dia desde o aeroporto de Capodichino para algumas cidades da Costa Amalfi (Maori, Minori, Vietri, Cetara, Ravello, Atrani e Amalfi) que, dependendo da hora de chegada e da proximidade das paragens com o destino final, pode ser uma boa opção.

Uma opção mais cómoda e normalmente mais cara, mas que até pode compensar no caso de serem um grupo, é contratar um transfer privado até à porta do seu alojamento. Desde Nápoles, há várias opções. Pesquise no GetYourGuide ou no Civitatis.

Tours desde Nápoles para a Costa Amalfi e Capri
» Tour Costa Amalfi com tudo incluído
» Tour de um dia à Costa Almalfi
» Tour de um dia à ilha de Capri

Como se deslocar na Costa Amalfitana

A melhor forma de visitar a Costa Amalfi é de mota ou scooter, nomeadamente de Vespa ou não estivéssemos em Itália! Entendo que nem toda a gente saiba ou se sinta confortável para conduzir um veículo de duas rodas, mas se estiver à vontade com essa opção e se for numa época de bom tempo… nem hesite! Para além de não ficar dependente dos horários e da capacidade dos transportes públicos, uma mota irá dar-lhe imensa liberdade de movimentos e, em comparação com um carro, facilitar muito as questões de estacionamento e paragens em locais onde nem sequer existe parque (curvas na estrada, miradouros, etc). Em quase todas as cidades ao longo da costa, especialmente nas maiores (Sorrento, Amalfi, Maiori, etc), há diversos locais onde pode alugar. Se quiser reservar online com antecedência, tente na Freeway, Cooltra ou Rentalmotorbike.

Vespa em Capri

O carro também é uma boa opção, especialmente nos meses de menor pico de turismo, quando o problema do estacionamento não é tão crítico e quando o tempo já poderá estar um bocado frio ou chuvoso para andar de mota. O ideal será alugar o carro em Nápoles, Sorrento ou Salerno. Pesquise na Rentalcars ou na Economy Car Rentals. Não se esqueça, também, de reservar um alojamento com parque incluído!

Paragem de autocarro em Amalfi

No caso de não querer ou não poder andar de scooter ou de carro, tem sempre os transportes públicos. Nomeadamente, o autocarro SITA Bus, que liga praticamente todos as cidades e vilarejos entre si, e os barcos entre as principais cidades e vilas. Em alternativa, pode sempre juntar-se a um tour que, quase sempre, inclui todos os transportes.

Roteiro, onde dormir e o que visitar na Costa Amalfitana

O melhor sentido para fazer a Costa Amalfi é de Oeste para Este, isto é, de Positano para Vietri sul Mare. Desta forma, vai percorrer a estrada do lado do mar, o que vai proporcionar melhores vistas e, muito importante, vai permitir parar nos miradouros e estacionamentos muito mais facilmente. Acredite em mim, eu fiz nos dois sentidos! :)

Escolher um sítio para dormir é sempre uma decisão muito pessoal e que depende muito do gosto e orçamento de cada um. Em todo o caso, tal como acontece noutros destinos, na Costa Amalfi a localização exacta do alojamento é um factor muito importante. São várias as cidades, vilas e aldeias onde é possível ficar e cada uma tem as suas características, vantagens e desvantagens. Dentro dos destinos mais habituais, Sorrento pode ser mais prático, Positano mais glamoroso, Ravello mais romântico e Amalfi ou Maiori um pouco mais económicos e com mais vida local. E, depois, há todos os outros lugares menos badalados!

Sorrento

Se formos rigorosos, Sorrento não faz geograficamente parte da Costa Amalfitana. Mas, para além de ser uma cidade que vale muito a pena visitar, é a mais fácil de alcançar e a mais prática para montar base e explorar o resto da região. Especialmente para quem não viaja em veículo próprio e/ou prefere recorrer a tours organizados, é desde Sorrento que partem a maioria dos transportes e visitas, não só para a Costa Amalfi mas também para Capri, Nápoles, Pompeia e o vulcão Vesúvio.

Tours desde Sorrento
» Costa Amalfitana para grupos pequenos
» Excursão lowcost na Costa Almalfitana
» Tour nocturno em Positano
» Dia inteiro em Pompeia e Vesúvio

Sorrento, Costa Amalfi

Se vier por estrada desde Nápoles ou Pompeia, a vista desde a descida de Vico Equense vai deixá-lo logo de boca aberta! Depois, a cidade em si é muito pitoresca, com uma bonita basílica no largo principal e um centro histórico com ruas pedonais. Lá em baixo, para além do porto onde se pode chegar de ferry desde Nápoles ou apanhar um barco para Capri e algumas terras da Costa Amalfi, há um conjunto de praias muito curiosas e fotogénicas. Estas praias citadinas têm pouca areia, mas estão montadas entre molhes de pedra e madeira, formando grandes enseadas com água calma para tomar banho.

Alojamento em Sorrento
Sorrento é a cidade mais fácil de chegar e a principal base para visitar a Costa Amalfi, o que é simultaneamente uma vantagem e uma desvantagem. Por um lado, é daqui que saem a maioria dos tours e transportes para visitar a região. Por outro, é uma das cidades mais movimentas e com mais gente, chegando a atingir níveis absurdos durante os meses de Verão.

Fique em Sorrento se:
» Quiser uma localização estratégica com fácil acesso a transportes e tours diários
» Estiver a pensar fazer uma day-trip a Nápoles, Pompeia ou Capri
» Preferir um ambiente tradicional, mas com todas as conveniências modernas
» Não se importar muito com multidões (época alta)

Ver hotéis em Sorrento

Localizar no mapa: Sorrento, Vico Equense

Capri

Capri, Itália

Sempre ouvi falar em Capri, principalmente por ser um destino famoso entre celebridades, mas confesso que, se calhar por essa mesma razão, nunca despertou muito o meu interesse. Até que percebi que a ilha fica a uma curta viagem de barco desde Sorrento. E, já que estava ali, parecia-me um desperdício não a ir conhecer. E fiz muito bem! :)

Para além da actividade de ver e ser visto entre os famosos, Capri tem um pouco de tudo. Beleza natural e vistas de tirar o fôlego, comida óptima e restaurantes de topo, lojas de marcas internacionais… e uma cor de água de um azul inacreditável!

Capri, Itália

Para facilitar, e muito, as deslocações o ideal será alugar uma scooter. Se já alugou em Sorrento ou pretende alugar para visitar a Costa Amalfi (é a melhor forma de o fazer), pode levá-la no ferry e já tem o problema resolvido!

Como comprar bilhetes de ferry para Capri
Os bilhetes podem ser comprados presencialmente no porto de Sorrento e online através da Direct Ferries ou da Omio e também nos sites de alguns operadores, como a Caremar ou a Alilauro. Em época alta recomendo comprar online com antecedência!

A ilha tem duas cidades, não faça confusão: Capri e Anacapri (cujo significado no antigo idioma Grego é “acima de Capri”- está mais elevada). O ferry chega à Marina Grande. Daí, pode apanhar um funicular até à Piazzeta de Capri ou subir directamente para o centro histórico de Anacapri, onde se apanha o teleférico (na realidade é uma telecadeira aberta) para o topo do Monte Solaro. Depois de aproveitar as vistas e tirar dezenas de fotos, desça novamente para Anacapri e passeie pelas suas ruelas e praças.

Piazzetta de Capri, Itália

A partir de Anacapri, pode apanhar a estrada ou o autocarro para a Gruta Azul, mas se o seu objectivo é visitar o interior da gruta, note que fora de época (Outubro a Março) os pequenos barcos não estão a operar. Outra alternativa é fazer um tour desde a Marina Grande. Depois, siga para o centro de Capri. Comece na Piazzeta e vá caminhando até ao Giardini di Augusto, que tem umas vistas espectaculares. Se gostar muito de caminhadas e ainda tiver tempo, o Arco Natural pode ser um lugar interessante para conhecer.

Se não tiver transporte próprio, poderá fazer todas estas visitas de autocarro público ou num tour organizado. De uma forma ou de outra, não deixe de fazer um passeio de barco à volta da ilha. O visual é mesmo incrível!

Tours e actividades em Capri
» Tour guiado em Capri e Anacapri, com passeio de barco e transporte
» Passeio de barco com paragem na Gruta Azul
» Passeio glamour em pequeno grupo desde Sorrento ou Positano
» Excursão semi-privada desde Sorrento

Localizar no mapa: Ilha de Capri, Anacapri, Marina Grande, Piazzetta de Capri, Monte Solaro, Gruta Azul, Arco Natural

Positano

Positano, Costa Amalfi

Saindo de Sorrento, Positano será a primeira terra que vai encontrar e que já pertence, efectivamente, à Costa Amalfi. A posição geográfica desta antiga vila de pescadores é deslumbrante e, apesar do desenvolvimento e do grande crescimento turístico, Positano conseguiu preservar-se como uma pitoresca “cidade vertical”, com uma arquitectura e beleza cénica muito singulares.

Positano, Costa Amalfi
Positano, Costa Amalfi

A Igreja de Santa Maria Assunta é uma das mais emblemáticas da Costa Amalfitana e, sem dúvida alguma, um dos locais “obrigatórios” a visitar em Positano, especialmente para católicos e devotos à Virgem Maria. Mas o melhor mesmo é ir passeando pelas suas ruelas e escadarias sem uma rota específica, descendo até á praia e ao porto, de onde se tem uma vista fabulosa da cidade encaixada pela encosta acima.

Tantas vezes aclamada por diferentes escritores e poetas ou reproduzida em tela por pintores de todas as nacionalidades, Positano é também uma referência nas áreas da moda estilo marinheiro e da culinária. Assim, poderá contar com muitas boutiques, lojas e bancas de rua, bem como diversos acolhedores restaurantes, cafés e gelatarias onde pode provar excelentes doces e iguarias.

Positano, Costa Amalfi

É possível chegar a Positano de barco desde Nápoles, Sorrento, Amalfi e outras cidades e, também, viajar de/para as ilhas de Capri e Ischia. Pode comprar os bilhetes online pela Direct Ferries ou a Omio ou comprar presencialmente no porto.

Alojamento em Positano
Positano é um dos lugares mais chiques e mais caros para ficar em toda a Costa Amalfitana e onde ficam alguns hotéis de referência. Compras de luxo, restaurantes requintados e clubes nocturnos são a marca registada da cidade no que respeita a vida social.

Fique em Positano se:
» Gostar de ambientes de luxo e, quem sabe, cruzar-se com alguma celebridade
» Quiser fazer compras, especialmente roupa e calçado de luxo
» Não dispensar uma praia de areia (e não de rocha) à porta de casa
» Apreciar alguma agitação, bares e vida nocturna

Ver hotéis em Positano

Localizar no mapa: Positano, Igreja de Santa Maria Assunta

Praiano

Praiano, Costa Amalfi

Poucos quilómetros depois de Positano, Praiano é uma pequena vila muitas vezes negligenciada pelos viajantes, mas que tem tudo para ser uma boa alternativa, mais sossegada e mais barata, à sua vizinha famosa. O ambiente aqui é muito amigável e descontraído, não faltando diversos cafés e restaurantes para desfrutar de um cappuccino ou saborear as especialidades locais acompanhadas de um bom copo de vinho.

Para além das bonitas igrejas de San Gennaro e San Luca Evangelista, a principal atracção de Praiano são os seus penhascos e a sua pequena e encantadora praia de Marina di Praia. De resto, toda a zona envolvente é rica em natureza, com diversas enseadas e trilhos perdestes, o que faz com que este seja um destino muito procurados por amantes de trekking e caminhadas.

Localizar no mapa: Praiano, Igreja de San Gennaro, Igreja de San Luca Evangelista, Marina di Praia

Fiordo di Furore

Fiorde de Furore, Costa Amalfi

O fiorde ou cala de Furore é um dos locais mais fotografados da Costa Amalfitana e costuma fazer delícias em qualquer conta de Instagram! :) Como o próprio nome indica, trata-se de uma reentrância de mar no meio dos penhascos característicos desta zona, criando uma pequena baía escondida e uma adorável praia de água parada, quase como uma piscina natural.

Por ser um local tão protegido das ondulações e tempestades, durante os séculos X e XI, quando a República Marítima de Amalfi dominava o comércio marítimo no Mediterrâneo, este fiorde era utilizado como ponto de desembarque. As mercadorias eram depois transportadas em ombros até à vila por um longo e íngreme lanço de escadas que ainda hoje existe.

Actualmente (2019), a escadaria está parcialmente fechada devido ao perigo e a alguns acidentes com turistas, pelo que o acesso à praia propriamente dita é apenas possível de barco, mas é possível subir até um ponto alto de ter uma fantástica vista sobre a baía e a ponte. Devido à falta de estacionamento próximo, é difícil visitar este local se estiver a viajar de carro. As melhores alternativas são andar de scooter, que consegue estacionar na berma da estrada, ou apanhar o autocarro desde uma das cidades ou vilas vizinhas.

Um pouco adiante, antes de chegar a Conca dei Marini, fica a Gruta Esmeralda, que pode ser visitada em pequenos barcos a remos.

Localizar no mapa: Fiordo di Furore, Gruta Esmeralda, Conca dei Marini

Amalfi

Praia de Amalfi

Amalfi é a maior cidade ao longo da Costa Amalfitana e, aparentemente, a que lhe dá o nome. É um dos sítios mais populares para ficar hospedado, a seguir a Sorrento, e uma excelente alternativa aos preços altos de Positano. A sua localização, precisamente a meio, pode ser muito vantajosa para visitar a costa em duas partes e sentidos diferentes: um dia para Este e outro dia para Oeste. A partir de Amalfi também é fácil apanhar um ferry para Capri, mas lugares mais distantes como Pompeia ou Nápoles já não ficam tão acessíveis.

A cidade é bastante viva e movimentada. Tem uma grande praia de areia escura (não deixe de ir até à ponta do paredão para ver a cidade de frente) e um centro histórico pedonal com ruelas e tuneis cheios de óptimos restaurantes, gelatarias e pequenas mercearias. A cereja no topo do bolo é a sua majestosa Catedral, literalmente encaixada por entre os edifícios da praça central (Piazza Duomo). A não perder!

Centro de Amalfi
Catedral de Amalfi

Praticamente pegada, a menos de 1 Km de Amalfi, a pequena cidade de Atrani parece querer trepar encosta acima. Para além da sua boa praia, é possível explorar ambos os centros históricos de dia ou de noite, existindo até um túnel pedonal que praticamente as conecta.

Alojamento em Amalfi
Uma das grandes vantagens de Amalfi é a sua localização estratégica e o fácil acesso a autocarros e ferrys, facilitando muito as deslocações em ambos os sentidos da costa. Além disso, é uma cidade com bastante vida, cultura e boas infra-estruturas.

Fique em Amalfi se:
» Quiser ficar situado a meio da costa para visitar facilmente outras cidades
» Gostar de aproveitar o movimento e a vida do centro durante o dia
» Fazer praia é uma das suas prioridades
» Quiser acrescentar alguma arte e cultura aos seus dias de veraneio

Ver hotéis em Amalfi

Localizar no mapa: Amalfi, Piazza Duomo, Catedral de Santo André

Ravello

Ravello, Costa Amalfi

Ravello foi, provavelmente, a cidade que mais me surpreendeu em toda a Costa Amalfi. Em primeiro lugar, porque está situada numa posição elevada na montanha e empoleirada no topo de uma falésia, o que proporciona as melhores e mais impressionantes vistas sobre o mar e toda a costa.

Depois, porque a concentração de edifícios e actividades artísticas e culturais é, verdadeiramente, surpreendente e inesperada para uma vila tão pequena. Destes, pode-se destacar o Ravello Festival (um festival anual de música e artes), a surpreendente sala de concertos de música clássica dentro de uma igreja histórica (Santissima Annunziata) e até mesmo um auditório desenhado pelo conhecido arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer.

Consulte o programa de concertos na Annunziata no site da Ravello Concert Society.

Auditório Oscar Niemeyer, Ravello

A praça central, com uma visita à Catedral e à Villa Rufolo, pode ser um bom ponto de partida ou chegada. Mas, depois, perca-se pelas ruelas e vá espreitando entre os edifícios, pois quando menos espera pode encontrar uma vista magnifica. Como referência, para além do famoso Terraço do Infinito, que fica dentro da propriedade da magnífica Villa Cimbrone, anote a esplanada do Hotel Parsifal e o jardim Principessa di Piemonte, de acesso gratuito e onde é mesmo obrigatório ir. Mas, explore, porque há mais! :)

Ravello, Costa Amalfi
Jardim Principessa di Piemonte, Ravello

Alojamento em Ravello
Ravello é uma das aldeias mais românticas da Costa Amalfi. A maioria dos viajantes visita-a apenas de passagem durante o dia, o que significa que aqueles que ficam conseguem desfrutar dos seus finais de tarde e noites tranquilas. Se o luxo for o seu estilo, para além da Villa Cimbrone veja também os hotéis Belmond Hotel Caruso e Palazzo Avino. Neste último, delicie-se no restaurante Rossellinis, detentor de duas estrelas Michelin.

Fique em Ravello se:
» Viajar com a sua cara metade e procurar um ambiente romântico e requintado
» Não fizer questão de estar directamente na praia e preferir um pouco de montanha
» Apreciar o sossego dos finais de dia com vistas espectaculares sobre o mar
» Gostar de música clássica e quiser assistir a um concerto na Annunziata

Ver hotéis em Ravello

Localizar no mapa: Ravello, Santissima Annunziata, Auditório Oscar Niemeyer, Igreja Catedral, Villa Rufolo, Hotel Parsifal, Jardim Principessa di Piemonte, Terraço do Infinito

Maiori e Minori

Costa Amalfi, Maiori

Estas duas terras estão intimamente ligadas desde a Idade Média, quando o rei Filippo IV declarou Maiori, que na altura era o principal porto marítimo da República de Amalfi, como “Città Regia” (Cidade Real) e as baptizou de Reghinna Maior e Reghinna Menor. Hoje em dia, é certo que podem não ter o mesmo encanto e impacto visual de outras cidades e vilas da Costa Amalfitana, mas não deixam de ser interessantes e ter as suas próprias valências.

Maiori, Cota Amalfi

Guardada pelo castelo de San Nicola de Thoro-Plano, Maiori tem a maior praia de areia de toda a costa, bem como uma série de outras pequenas enseadas e grutas apenas acessíveis de barco, como a Grotta di Pandora. A sua disposição, com avenidas e passeios largos e com estacionamento suficiente, bem como os preços mais baixos dos hotéis e restaurantes, tornam-na num óptimo destino para famílias e uma boa base para quem viaja de carro próprio ou alugado.

Minori, Costa Amalfi

Em Minori, as principais atracções são provavelmente as ruínas da magnífica Villa Romana, um dos locais arqueológicos mais importantes da zona, e os terraços abrigados por vinhas e limoeiros. Abençoada por uma espécie de micro-clima, não há nada mais agradável do que, num dia quente de Verão, sentir a brisa fresca desde uma das suas casas típicas localizadas colina acima. Mas a grande fama de Minori vem, também, das suas especialidades de massa fresca, sendo que muitos dos seus restaurantes fazem parte do roteiro gastronómico de verdadeiros apreciadores.

Alojamento em Maiori
Maiori é mais larga e plana do que as outras cidades da Costa Amalfi. Pode não parecer tão típica e “bonitinha”, mas tem muita vida local e bastante menos turistas, uma vez que a maioria dos tours nem a inclui no itinerário. Por outro lado, oferece várias opções de alojamento, incluindo hostels ou outras alternativas económicas.

Fique em Maiori se:
» Viaja com crianças e procura um lugar com ambiente familiar
» Quer uma praia de areia com espaço suficiente para o guarda-sol
» Pretende fugir às multidões das outras cidades mais famosas
» Veio para provar os pratos de massa fresca de Minori

Ver hotéis em Maiori

Localizar no mapa: Maiori, Minori, Castelo de San Nicola de Thoro-Plano, Villa Romana

Cetara

Cetara, Costa Amalfi

Cetara é uma pequena vila piscatória que ainda hoje detém uma das mais importantes frotas de pesca de atum no Mediterrâneo. Por essa razão, é menos dependente do turismo que outras vilas da Costa Amafi, o que acaba por proporcionar um ambiente mais despretensioso e vivências mais genuínas. O porto é muito interessante e existem vários restaurantes locais para comer o famoso atum (quando está na época), peixe e marisco.

Quase ao lado de Cetara fica Erchie, uma pequena aldeia com uma grande torre romana e duas pequenas praias que, segundo a lenda, foi fundada por Hércules na altura da sua chegada da Grécia.

Localizar no mapa: Cetara, Porto de Cetara, Erchie

Vietri sul Mare

Vietri Sul Mar, Costa Amalfi

Tecnicamente, Vietri sul Mare é a última cidade da Costa Amalfi (ou a primeira, no caso de percorrer a costa no sentido inverso) e está localizada a apenas 3 km de Salerno, a capital da província, e praticamente colada ao seu grande porto. Comparativamente às outras cidades e vilas, Vietri é pouco solicitada pelo turismo e a sua principal atracção são os produtos de arte cerâmica, conhecidos por maiólica, que também enfeitam as ruas e vielas da cidade.

As suas duas grandes praias são populares entre os locais durante os meses de Verão, mas dificilmente este será um dos destinos mais interessantes para quem vem de fora especificamente para visitar a Costa Amalfitana. Assim, na minha opinião, não vale muito a pena investir tempo para fazer os quilómetros extra depois de Maiori ou Cetara.

Localizar no mapa: Vietri sul Mare, Salerno


Nomad - Os Povos das Filipinas  
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a IATI.
Tours e bilhetes
Encontre tours e compre bilhetes para atracções na GetYourGuide ou na Civitatis.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou a Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.

Deixe um comentário