Continuamos para bingo

San Jose, Costa Rica
27 Junho 2007

A direcção do hotel onde estou agora alojado em San Jose é “Av Central y Calle Central, a 100 metros de la Catedral”. Apesar da cidade estar organizada por Calles e Avenidas com números, o que, na minha opiniao, é bastante eficiente, ninguém liga puto a isso e todas as direcções são assim. “Passeo Colon, 50 metros al Este de Pizza Hut”; “Avenida 2, a 100 metros de la Iglesia de la Soledad”. Acho que nem sequer existem números de porta.

“Barrio Mexico, 150 metros al Norte de Bar Mexico” é onde fica o escritório do cônsul honorário de Portugal na Costa Rica. Hoje entreguei, finalmente, os papeis e os dólares necessários para pedir um passaporte de emergência, que tem que ser passado pela Embaixada de Portugal na Colômbia. A Sra Mayela diz que todo o processo deve demorar cerca de 20 dias, mas eu tenho esperança que seja menos.

Esta viagem é para continuar! Provavelmente com alguns ajustes de itinerário e/ou temporais necessários para acomodar o rombo orçamental que resultou do assalto. Mas é para continuar, pelo menos enquanto tiver papeis e dinheiro para saltar de país em país.

Não vale a pena fazer mais contas, mais listas ou inventários. Estou farto de os ditar e de os ler em relatórios de policia, cartas para consulados e embaixadas, rent-a-car e seguradoras. E no meu caderno de escola comprado em Cobano. Por vezes ainda me lembro de algumas das coisas que foram roubadas, principalmente das que não tinham valor monetário relevante mas que dificilmente poderei repor. E, ás vezes, sonho que tive que voltar a Portugal para tirar um novo passaporte.

San Jose, Costa Rica

Mas, dia após dia, hora após hora, vou refazendo a minha bagagem. A física e a emocional. Uns calções e duas t-shirts novas compradas numa loja de roupa barata. Escova de dentes, gillete e espuma de barbear. Uma mochila e uma bolsa para documentos. Meio quilo de esperança e duas doses de coragem!

Também não vou abrir uma “linha de crédito” nem apelar aos vossos corações para me ajudarem a comprar uma máquina ou um computador novo. Não seria justo nem correcto da minha parte. No entanto, se alguma vez pensaram em apoiar este projecto, esta será, provavelmente, uma boa altura para o fazerem. Além do postal personalizado, acrescento agora, a título promocional, um link para o site/blog/página pessoal que me indicarem, numa secção específica a criar.

Amanhã já devo decidir o que vou fazer enquanto espero pelo passaporte, mas a minha cabeça está orientada para Pavones, a segunda esquerda mais comprida do mundo. Pelo menos fiquei com as pranchas e cheira-me que Neptuno vai dar uma mãozinha.

Pensando melhor, ainda bem que me roubaram. Andava muito pesado! ;)

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Voos
Encontre os melhores voos no Skyscanner ou no Kiwi.com
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a IATI
Tours e bilhetes
Marque os seus tours e compre bilhetes para atracções na GetYourGuide ou na Civitatis
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamento com os cartões Curve, N26 ou TransferWise
 

Mais dicas de viagem sobre Costa Rica

Deixe um comentário