Se está a ler este artigo, o mais provável será morar em Portugal ou no Brasil. E, sendo assim, vai ter que apanhar um voos de longo curso para chegar à Tailândia e ao sudeste Asiático.
Voos para a Tailândia desde Portugal ou Brasil
Várias companhias Europeias voam para Bangkok, a capital da Tailândia. Desde Portugal, terá sempre que se ir via uma grande cidade Europeia. A Lufthansa é das que tem apresentado os melhores preços nos últimos anos. A Qantas e a British Airways também costumam ser boas opções válida via Londres.
As companhias do Médio Oriente, como a Qatar e a Emirates, são as que têm oferecido de forma mais consistente as tarifas mais para a Ásia, incluindo a Tailândia. Obrigam sempre a mais uma escala em Doha ou no Dubai para quem sai da Europa, mas pode valer a pena.
Desde o Brasil, as alternativas também passam por viajar via Europa e/ou Médio Oriente, com as mesmas companhias.
De qualquer forma, o mercado da aviação é muito competitivo e volátil, pelo que vale a pena fazer alguma prospecção na altura de comprar o bilhete.
Pesquisar voos para a Tailândia
Chegar à Tailândia desde os países vizinhos, por ar ou por terra
Chegando desde os países vizinhos, as companhias que cobrem mais rotas são a Singapore Airlines, a Air Asia e a Jet Star.
Por terra, uma travessia overland famosa e muito utilizada por viajantes é a que liga Bangkok (Tailândia) a Siem Riep (Cambodja) pela fronteira de Aranyaprathet/Poipet. Há vários operadores de turismo a fazer essa rota (ambos os sentidos) mas a grande maioria envolve esquemas como paragem em locais para gastar dinheiro, atrasos propositados chegar tarde ao destinos e forçar as pessoas a dormir numa guesthouse sugerida, etc. A melhor forma é fazer o percurso partido, isto é: de Siem Reap, apanhar um táxi partilhado até à fronteira; passar a fronteira a pé e, já do lado da Tailândia, apanhar um autocarro governamental para Bangkok. É mais simples, mais rápido (dá para fazer no próprio dia) e, provavelmente, mais barato. De Aranyaprathet para Bangkok também há comboio mas com horários menos frequentes que os autocarros. O mesmo método é válido no sentido inverso (Bangkok-Siem Reap). Se, por algum azar, a coisa correr mal em termos de horários, há hotéis-casino para dormir mesmo na fronteira.
Bilhetes de comboio Tailândia
Outra travessia overland também bastante utilizada e para quem chega à Tailândia desde Singapura e Malásia, geralmente pela rota do comboio Singapore > Kuala Lumpur > Penang > Bangkok. Fiz esta viagem e, ao contrário do que já li e ouvi, é bastante tranquila e recomendável. Os bilhetes podem ser comprados online na 12GoAsia.