Como chegar a Marrocos

Voos para Marrocos

Desde Portugal, as opções de voo directo são com a TAP ou Royal Air Maroc, que voam para Casablanca e Marrakech. A Iberia, via Madrid, também pode ser uma solução. Outras alternativas lowcost podem passar por fazer a viagem em duas pernas, utilizando uma das várias companhias que voam para Marrocos.

Deixo algumas sugestões, mas há outras:

> Lisboa-Madrid-Marrakech/Casablanca/Tanger com a easyJet
> Lisboa-Barcelona-Marrakech/Casablanca com a Vueling
> Lisboa-Madrid com a Vueling + Madrid-Marrakech/Tanger/Fés com a Ryanair

Desde o Brasil, não há voos directos para Marrocos, pelo que as melhores soluções deverão passar por voar via Lisboa ou Madrid, com a TAP ou Iberia, e/ou depois seguir um dos itinerários das lowcost sugeridos em cima.

Pesquisar voos para Marrocos

 

Ir de carro para Marrocos

Levar carro próprio desde Portugal e Espanha é outra forma comum de chegar ao Norte de África e, pessoalmente, a minha favorita. As travessias mais comuns são Algeciras-Ceuta (Ceuta ainda é Espanha) e Tarifa-Tanger. Há várias companhias de ferrys rápidos, com imensos horários por dia, a operar estes trajectos que demoram entre 35 minutos a 1 hora. Os horários e reserva de bilhetes estão disponíveis através dos seus websites: FRS, Acciona Transmeditarranea e Balearia. Também há umas companhias marroquinas, a Comanav e a Comarit, mas são navios maiores e mais lentos e, se o azar bater à porta, cheira-me que são os primeiros a afundar :)

A carta de condução portuguesa é suficiente para guiar em Marrocos, mas há 3 pontos importantes que devem ser verificados e tratados antes da partida, sob pena da passagem do carro não ser autorizada:
1. Se o carro não estiver em nome de um dos passageiros, é preciso uma declaração de autorização reconhecida por um notário. Atenção, portanto, aos carros da empresa, de amigos e familiares e rent-a-car. Aliás, a maioria das empresas de rent-a-car em Portugal não deixa levar os carros para Marrocos.
2. O seguro do carro deve incluir Marrocos como país de cobertura. Caso não inclua, é necessário fazer uma extensão temporária. Essa indicação vem na carta verde mas, na dúvida, ligue para a sua companhia para confirmar.
3. As autoridades Marroquinas obrigam a uma autorização temporária de circulação para veículos estrangeiros, que pode ser obtida na fronteira através do preenchimento do “papel amarelo” que os chatos vão estar a impingir nas imediações (apenas para depois pedirem um propina). Mas a forma mais prática é fazer o pré-preenchimento online no site da Douanes Marocaines, imprimir e entregar à chegada para porem os carimbos!

À chegada à fronteira, evitar chatos, guias, pseudo-guias, oportunistas, habilidosos e simpáticos. Ninguém terá alguma coisa de útil para oferecer. É ir directo às cabines das autoridades oficiais.

Uma boa alternativa lowcost e independente para chegar a Marrocos, para quem tem mais tempo e/ou quer evitar levar carro e andar de avião, é viajar de autocarro ou comboio até Tarifa ou Algeciras, passar de ferry para o outro lado e, desde a fronteira de Ceuta ou Tanger, apanhar um transporte local para onde se quiser. Pode moer um bocadinho mais, mas não mata! :)

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou Airbnb.
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre tours à medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.
 

Mais dicas de viagem sobre Marrocos

16 comentários em “Como chegar a Marrocos

  1. Olá André,
    Para passar de Algeciras-Ceuta para tanger ou marraquexe de ferry, é necessário passaporte?
    Obrigado.

  2. Viva André!
    Há anos que penso ir a Marrocos, mas sendo mulher viajar sozinha num país árabe, moderado é certo. Tem-me feito adiar essa viagem.
    Acha seguro viajar sozinha com o meu carro, explorando o país?

    Brigada,
    Mafalda

    • Olá Mafalda! Viajar sozinha, por si só, não me perece inseguro. Muito depende também da tua própria atitude. Mas, como tu própria disseste, é um “país árabe moderado” :)

Deixe um comentário