Viajar de avião para a Letónia
A Air Baltic continua a ser a melhor opção para voar para e entre os países Bálticos, mas infelizmente não oferece voos directos desde Portugal. Assim, algumas das melhores alternativas para chegar a Riga, capital da Letónia, são:
» Brussels Airlines, via Buxelas.
» Lufthansa, via Frankfurt.
» WizzAir, via Londres (Luton).
» A TAP Portugal tem muitas alternativas de ligações desde Lisboa, Porto ou Faro.
Mas há muitas mais alternativas. O melhor talvez seja fazer o caminho ao contrário, ou seja, ver as cidades Europeias para onde a Air Baltic voa directo (ex: Madrid, Barcelona, Paris, Londres, Bruxelas, Frankfurt, etc.) e depois encontrar a melhor solução para ir de Portugal a essa escala.
Desde o Brasil, a solução será arranjar um voo para uma dessas capitais Europeias que a Air Baltic serve directamente e fazer a viagem em 2 ou 3 pernas.
Pesquisar voos para a Letónia
Chegar à Letónia de autocarro (ónibus)
Para que tem tempo suficiente e dinheiro a menos, o autocarro pode ser uma boa solução. Neste caso, as opções também são muitas mas a Eurolines oferece uma grande variedade de rotas de forma integrada (o Europass pode ser muito vantajoso) e tem, inclusivamente, um serviço especial a operar pelos países à volta da Letónia, o Lux Express. Desde a Europa do Norte, a Ecolines também pode ser uma boa solução.
No site da GoEuro pode-se comprar bilhetes para todas as opções mencionadas, com a vantagem de se conseguir pesquisar todas em simultâneo e de ser totalmente confiável.
Comprar bilhetes de autocarro
Ferry boats para a Letónia
Outra alternativa, que pode ser interessante para alguns viajantes, é ir de barco desde a Alemanha, Suécia ou Finlândia. Fica mais em conta (especialmente em época baixa) mas é, obviamente, um itinerário muito mais longo e demorado. Podem ver a Scandlines, a DFDS, a Tallink e o site DirectFerries.
Comboio desde a Rússia
Desde a Rússia, há dois comboios nocturnos diários que ligam Moscovo e São Petersburgo a Riga, e vice-versa. Os bilhetes têm que ser comprados nas bilheteiras da Russian Railways ou, à distância, através de alguma agência que trabalhe pela internet como, por exemplo, a Real Russia.
Viajar de carro na Letónia e países bálticos
E, claro, estando-se na Europa, o carro é sempre uma hipótese, particularmente viajando pela “Via Báltica”, que liga Varsóvia (Polónia), Kaunas (Lituânia), Riga (Letónia) e Tallin (Estónia). Um carta de condução emitida por qualquer país europeu é suficiente mas, se o carro estiver no nome de outra pessoa, é preciso levar uma autorização autenticada. Atenção, portanto, com os carros dos pais, da empresa, etc.