Como chegar à Argentina

Desde Portugal, a opção mais económica de voos para a Argentina será, provavelmente, com a Air Europa a partir de Londres (Gatwick) ou Madrid, o que implicará uma viagem adicional até uma destas cidades. Os voos que partem de Londres fazem escala em Madrid mas o mau jeito pode compensar em termos de custo, uma vez que se poderá poupar cerca de 200 Euros. Outras alternativas que podem valer a pena pesquisar são com a LAN, Iberia ou Aerolineas Argentinas, via Madrid, ainda que nas duas últimas as condições dos aviões já deixe um bocado a desejar.

Desde o Brasil e outros países vizinhos, os itinerários aéreos mais frequentes são com a Gol, TAM, LAN ou Aerolineas Argentinas.

Pesquisar voos para a Argentina

 

Por terra também há muito boas opções para cruzar a fronteira. Os autocarros na Argentina são muito confortáveis e a maioria inclui serviço de pequeno-almoço, almoço e jantar. Há várias opções para cruzar as fronteiras com o Chile, a Bolívia, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai e a maioria das empresas efectua estes trajectos durante a noite, o que é excelente para poupar dias de viagem e uma noite de hotel.

Convém fazer alguma pesquisa porque, se houver empresas dos países vizinhos a fazer a travessia, os preços são normalmente mais baixos. Por exemplo, entre Puerto Natales (Chile) e Ushuaia (Argentina) é mais económico utilizar uma empresa Chilena do que uma Argentina, e a qualidade do serviço é equivalente. A travessia entre a Argentina e o Chile é igualmente popular nos Andes, cruzando a cordilheira entre Mendoza (Argentina) e Santiago (Chile). Entre as duas cidades existem dezenas de autocarros diários que demoram cerca de 6-7h. Outra fronteira popular é entre Puerto Natales (Chile) e El Calafate (Argentina), sendo os autocarros também bastante frequentes tanto de um lado como do outro, embora predominem na parte da manhã. A viagem demora 5 horas. Nos últimos anos, a travessia de autocarro + barco entre Bariloche (Argentina) e Puerto Varas (Chile) também se tornou bastante popular. A viagem demora um dia inteiro pelo que deve ser começada logo de manhã cedo. Atenção que da Argentina para o Chile não se pode levar qualquer tipo de comida. Se transportar alguma coisa, declare-o. Se o fizer, não terá qualquer problema; caso contrário, se encontrarem comida na sua bagagem pode ter grandes problemas.

A travessia por terra entre a Argentina e o Brasil é bastante fácil em Puerto Iguazú e não demora mais do que 30 minutos. Aqui, é também possível atravessar para o Paraguai (Ciudad del Este), sendo que se passa pelo Brasil mas o autocarro não pára nesta fronteira.

Desde Buenos Aires, e da maioria das cidades do norte da Argentina, é possível apanhar autocarros directos para Assunção ou Conception (Paraguai), bem como para Montevideu (Uruguai). O ferry é outra opção para atravessar para Montevideu ou Colónia de Sacramiento (Uruguai) desde a capital Argentina.

Para a Bolívia, a forma mais popular de cruzar a fronteira é através de Salta, desfrutando da belíssima paisagem da Quebrada de Humahuaca.

Há imensas empresas de autocarros na América do Sul que fazem serviço internacional. Ficam os links de algumas delas e de sites que podem servir para referência e compra de passagens: Plataforma10, Omnilineas, Andesmar, Crucero del Norte, Cruz del Sur, Ormeno, Pluma Internacional, Pullman del Sur, El Rapido, Bus Sur.

   
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.
 

Mais dicas de viagem sobre Argentina

Deixe um comentário