Comida e alimentação na Letónia

Como é a comida na Letónia

A cozinha na Letónia é surpreendentemente variada e saborosa, mas a sua verdadeira pérola são os mil e um tipos de panquecas que se encontram por todo o lado.

Quem gosta de batatas, carne, natas, panquecas e sopa será muito feliz. Em contra-partida, para comer pizzas, pasta al dente e afins é necessário ir a um restaurante especializado. As pizzas são uma mistura do que nós conhecemos a ingredientes locais, ou seja, uma desilusão para conhecedores. Existem, também, algumas receitas de bacalhau desconhecidas em Portugal como, por exemplo, com molho de cenoura.

Na minha opinião, a cozinha emprestada dos russos deve ser evitada, pois implica sopa de carne com natas frescas (que sabem azedas). A cozinha emprestada pela ocupação alemã inclui pão e salsichas.

Onde comer na Letónia

Por todo o país existem os restaurantes LIDO, onde há secções buffets à escolha, assim como pratos grelhados. Não parecem mais do que simples cantinas, mas são uma boa e barata introdução à cozinha local. Em Riga, há dois ou três.

Na Vieças Riga (Riga velha) há casas de panquecas dignas de vários repastos. Há desde panquecas de maçã a panquecas de carne. No inverno, há vinho quente com fruta, assim como uma sopa com leite e cerveja para os mais corajosos.

A vodka Letã é capaz de acabar com qualquer preconceito sobre bebidas brancas servirem apenas para coma alcoólico e não para gustação: há vodka mel, vodka pimenta, vodka frutos silvestres, etc.

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Voos
Encontre os melhores voos no Skyscanner ou no Kiwi.com
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a IATI
Tours e bilhetes
Marque os seus tours e compre bilhetes para atracções na GetYourGuide ou na Civitatis
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamento com os cartões Revolut, Curve, N26 ou TransferWise

Deixe um comentário