A cozinha senegalesa tem uma forte influência francesa e portuguesa mas, naturalmente, também muitas características da culinária do norte de África. Além disso, oferece as suas próprias iguarias e pratos que incorporam temperos de várias partes do mundo, principalmente de outros países africanos e muçulmanos.
Sendo o Senegal um país de mar, o peixe e o marisco costumam ser excelentes e acabam por ocupar um lugar de destaque na dieta alimentar. Também se come alguma carne, principalmente de cordeiro e aves. Carne de porco nem se encontra, uma vez que a esmagadora maioria do povo senegalês é muçulmano. O arroz, o couscous e os legumes são os acompanhamentos principais.
Em termos de bebidas, os sumos saudáveis e batidos de fruta são muito populares no Senegal, sendo o bouye (a fruta da famosa árvore baobá) o mais exclusivo. Também se utiliza bastante os hibiscos, gengibre, manga, graviola e outras futas silvestres.
As sobremesas costumam ser muito doces, combinando ingredientes nativos com a extravagância e o estilo característicos francês. São frequentemente servidos com frutas frescas e, tradicionalmente, seguidos de café ou chá.
Os amendoins senegaleses têm fama de serem os melhores do mundo e aparecem sempre a acompanhar uma cervejinha numa esplanada ou bar de praia. São mesmo muito bons!
Comer em restaurantes populares não é caro, mas não é uma pechincha como, por exemplo, na Ásia. Nos restaurantes “bons e caros” é fácil estourar o orçamento. Dakar é uma cidade cosmopolita e bastante cara dentro do meio trendy & lounge.
Comida no Senegal e pratos típicos
A comida no Senegal é boa e bem condimentada! O peixe e o marisco acabam por ocupar um lugar de destaque e o thiof (garoupa) com arroz é o prato oficial do país. Outra especialidade típica, que me lembro ter comido várias vezes, é um frango com molho de limão e cebola… mmm que maravilha!
Outros pratos que pode experimentar quando visitar o Senegal
» Selim Crusted Salmon: salmão com molho de especiarias e pimenta de selim
» Thiébou Yapp: arroz com carne, cozidos em molho de tomate e especiarias
» Bassi Salté: cuscuz de milho com carne e legumes
» Thiébou Guerté: arroz com amendoim, com carne ou vegetais
» Pastelles: pasteis de massa com recheio de peixe, carne ou legumes
» Dibi: cordeiro grelhado ou assado, com cebola e pão
Veja também estes artigos
• Roteiro e o que visitar no Senegal
• Informação essencial para viajar no Senegal
• Transportes locais no Senegal
• Hotéis e alojamentos no Senegal
Comida em Dakar realmente muito boa mas nas outras cidades como só Deus
Parabéns, pelo artigo e as indicações dos restaurantes.