Destinos, roteiros e onde ir na Colômbia

Mi Colômbia, tu Colômbia

A Colômbia é um dos países mais desenvolvidos da América do Sul e, infelizmente, muitas vezes mais falado por causa da droga e das guerrilhas do que pela diversidade e qualidade de turismo que tem para oferecer.

Do ponto de vista do viajante independente, é um país fácil de viajar e uma boa aventura que possibilita ver e fazer coisas diferentes, desde o charme colonial de muitas cidades, às paisagens rurais ou praias paradisíacas, nunca esquecendo a movida e boa disposição latina.

Ipiales e Santuário Las Lajas

Ipiales, Colombia

Provavelmente só passará por Ipiales quem entrar na Colômbia por terra desde o Equador. A cidade em si não tem especial interesse mas a grande atracção é o Santuário Las Lajas, uma majestosa basílica e um especial local de peregrinação para milhares de crentes. Vale muito a pena visitar e consegue-se chegar até lá facilmente desde o terminal de autocarros de Ipiales onde há carros partilhados a partir durante o dia todo. Ver informações detalhadas sobre a passagem da fronteira no artigo Como passar a fronteira Equador-Colômbia em Rumichaca.

Cali

Cali, Colombia

Santiago de Cali não é uma cidade especialmente interessante do ponto de vista turístico mas, estando-se de passagem e com tempo, também não é desperdício nenhum visitar e conhecer. Tem um centro interessante, com muito movimento e alguns edifícios, museus e igrejas com um contraste engraçado entre o antigo e o moderno. A zona histórica também merece uma visita, com subida a um dos morros ou miradouros de ponde se pode ver a cidade toda. Cali é conhecida como berço da salsa e das melhores escolas de dança e tem uma vida nocturna agitada.

Pereira, Armenia e Manizales

Pereira, Colombia

Pereira, Armenia e Manizales são as três cidades mais conhecidas do chamado “Eje Cafetero”, a zona de plantações do melhor café da Colômbia. As cidades, em si, acabam por ter algum interesse local mas servem essencialmente de base para os diversos passeios e tours que se podem fazer pelas aldeias à volta.

Salento

Salento, Colombia

Salento é uma das mais antigas aldeias cafeteiras e está localizada no meio de campos e montanhas verdes, a poucos quilómetros do majestoso Valle de Cocora. Excelente para aproveitar uns dias tranquilos em contacto com a natureza e com gente simples e genuína, fazendo caminhadas e passeios a cavalo, visitando quintas e plantações de café ou, simplesmente, estar pela praça a falar com que passa.

Valle de Cocora

Valle del Cocora, Colombia

O Valle de Cocora é um parque natural protegido e oferece uma das paisagens mais assombrosas da Colômbia, maioritariamente constituída pelas gigantes e esguias “palmas de cera”, a maior palmeira no mundo (pode atingir os 60 metros de altura) e árvore nacional da Colômbia. O vale por ser visitado a pé ou a cavalo, com ou sem guia, e há vários caminhos e trilhos marcados para percorrer. Para lá chegar, tem que se apanhar um táxi Jeep desde a praça central de Salento.

Bogotá

Bogota, Colombia

Bogotá é a capital da Colômbia e ponto de desembarque da maior dos voos internacionais vindos da Europa e mesmo do Brasil. É uma cidade vibrante e sofisticada que vale a pena conhecer e que tem o seu centro cultural e turístico no bairro da La Candelaria.

Medellín

Medellin, Colombia

Medellín é considerada a cidade modelo da Colômbia e também muito referenciada em fóruns internacionais. É moderna, bem organizada e tem um excelente sistema de transportes. Ideal para passar uns dias num ambiente mais cosmopolita, a passear pelas praças, visitar museus, o Parque dos Desejos, a Casa de Musica, o Jardim Botânico e, à noite, sair e beber um copo na zona do Parque Lleras. Outro bom programa é subir no metrocable até ao Parque Arví e passar aí uma manhã ou uma tarde.

Cartagena de Índias

Cartagena, Colombia

Cartagena é tão conhecida que praticamente dispensa apresentação. É, provavelmente, o destino mais visitado na Colômbia e, na verdade, com todo o mérito. Além do centro histórico, cercado pelas muralhas e onde se pode encontrar dezenas de bonitos edifícios e igrejas, a zona mais moderna de Manga, junto ao porto e à baía, também é muito interessante de conhecer. Outro passeio que recomendo é ir até Bocagrande e voltar a pé para o centro pelo passeio e calçadão junto ao mar.

Barranquilla

Barranquilla, Colombia

Barranquilla é uma cidade que, comparada com outros destinos na Colômbia, não tem grande interesse do ponto de vista turístico. A excepção, que atrai milhares de turistas nacionais e estrangeiros, é a festa do Carnaval que se realiza todos os anos pela altura da Páscoa e que é conhecido como o segundo maior do mundo, a seguir ao do Rio de Janeiro.

San Andres

San Andres, Colombia

Mais perto da costa da Nicarágua do que propriamente da Colômbia, esta ilha tem sido ao longo dos anos um destino demasiado popular que foi caindo em qualidade graças ao aumento desmedido de construções e comércio. De qualquer forma, e principalmente fora do centro, é um bom destino para aproveitar as praias de areia branca mar cristalino e um excelentes local para praticar mergulho.

Santa Marta

Santa Marta, Colombia

Santa Marta é o que Cartegena era há algumas décadas atrás, antes da chegada do turismo de massas. É uma cidade bonita, com um centro histórico e edifícios coloniais que puxam à nostalgia e ao romantismo, e que contrastam com os prédios modernos de Rodadero. Pode-se facilmente ficar alguns dias, pois à volta da cidade há vários sítios para passear e conhecer, como a famosa baía de Taganga e as suas praias ou o Parque Nacional de Tayrona.

Taganga

Taganga, Colombia

Taganga é uma pequena e idílica vila piscatória localizada a cerca de 15 minutos de viagem num táxi colectivo desde centro de Santa Marta. A praia principal, em frente à vila e onde existe o pequeno porto dos barcos de pesca, é bonita e boa para tomar banho e costuma ter bastante movimento locais nos feriados e fins-de-semana. A Playa Grande, que é na verdade o ex-líbris, pode-se aceder caminhando cerca de 30 minutos por um trilho ou apanhando um dos vários barcos que fazem o percurso até lá. O meu conselho? Ir de barco e voltar pelo trilho. Na praia há pequenos restaurantes e camas para alugar.

Casagrande e Rioacha

Casagrandre, Colombia

Casagrande, Rioacha e todas as praias que se encontram nesta grande extensão de costa a oeste de Santa Marta e em direcção à fronteira com a Venezuela são ainda um pouco isoladas e pouco exploradas pelo turismo. Dá para fazer algum surf em ondas pequenas, wind e kite surf e estar alguns dias longe do rebuliço da cidade.

   
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

12 comentários em “Destinos, roteiros e onde ir na Colômbia

  1. Olá André,
    Pode me ajudar a montar um roteiro de 10 dias?
    Quero conhecer um pouco deste país lindo entre Bogotá, Cartagena e San Andres. Pode sugerir alguns passeios imperdíveis?
    10 dias serão suficientes?
    Obrigada

Deixe um comentário