Clima no Peru e quando ir

O clima no Peru tem, basicamente, duas estações principais: a seca (Inverno), de Abril a Outubro; e a húmida (Verão), de Novembro a Março. Mas, para confundir, apresenta 3 zonas geográficas bem distintas: a zona de costa, a Oeste; a selva amazónica, a Este; e as montanhas dos Andes, no centro, quase que dividindo o país a meio. Além da estação do ano, o clima, bem como os próprios hábitos e estilos de vida, variam bastante conforme a região.

Qual a melhor época para visitar o Peru?

A costa peruana é banhada pelo oceano Pacífico e a sua paisagem é, maioritariamente, árida e seca. Durante os meses de Inverno (Abr-Out) é normal estar um bocado frio e, quase sempre, uma fina camada de névoa a que os peruanos chamam “garua”, que, na minha opinião, não incomoda assim tanto nos vários dias fantásticos de “sol de inverno”. Durante o Verão (Nov-Mar), o tempo é mais quente e húmido (sendo que na costa chove sempre muito pouco) e, como não há “garua”, o sol brilha com mais força, chegando-se facilmente aos 30º graus e mais. Esta é a época em que os peruanos costumam fazer praia. Na zona Norte, já perto da fronteira com o Equador (Tumbes, Mancora, etc), o clima não sofre o efeito da corrente fria de Humboldt, pelo que é bom para fazer praia o ano inteiro e a temperatura da água do mar é quente, ao contrário do que acontece no resto da costa. O Peru não é um destino de praia por excelência e, fora desta zona Norte mais “tropical”, as paisagens costeiras podem até ser demasiado áridas e um pouco desoladoras… com a sua própria beleza nostálgica, é certo, mas nem toda a gente gosta (eu gosto!).

Na região da selva amazónica o clima é tipicamente de floresta tropical, húmido e com chuva abundante. A melhor altura para visitar esta zona é durante a temporada seca (Abr-Out), quando os rios diminuem o seu caudal e as estradas estão facilmente transitáveis. Durante a temporada húmida (Nov-Mar), caem sempre grandes chuvadas, pelo menos uma vez por dia, e alguns acessos podem ficar deteriorados. Ainda assim, estas chuvadas duram apenas algumas horas e depois o sol aparece. É procurar abrigo e esperar que passe, idealmente à conversa com os locais!

A garua em Miraflores, Lima.

As zonas altas da cordilheira dos Andes, onde se encontram as principais atracções turísticas do Peru (Cusco, Machu Picchu, Lago Titicaca, etc) também obedecem às mesmas temporadas seca a húmida. A melhor altura para visitar e para fazer o famoso Inca Trail, e outras actividades de trekking e montanhismo, é durante a temporada seca (Abr-Out), sendo que os meses mais concorridos são Jun-Ago, durante o período de férias na Europa e América do Norte. As amplitudes térmicas são grandes e é comum estarem 20º-25º graus durante o dia e, pela madrugada dentro, cair para temperaturas próximas de zero ou negativas. Durante os meses húmidos também é possível visitar esta zona, mas a experiência pode não ser tão agradável, com estradas e trilhos enlameados, etc.

Por último, convém referir que o Peru está sujeito ao fenómeno El Niño, que ocorre, em média, de 7 em 7 anos. Este fenómeno caracteriza-se por uma alteração súbita e em grande escala das correntes oceânicas e níveis da água do mar, bem como por uma alteração dramática dos padrões climáticos mundiais, e traz, quase sempre, tempestades de chuva e vento e grandes inundações.

Para ver o tempo actual no Peru, clique em Tempo no Peru.

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou Airbnb.
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre tours à medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.
 

Mais dicas de viagem sobre o Peru

78 comentários em “Clima no Peru e quando ir

  1. Eu Rosane , tudo bem,tenho um agência de mulheres a woman trip que vão fazer viagem ao Chile vem agosto,já fui ao Chile com essa agência este ano

  2. qual a moeda do país ?e devo compra-la no brasil?e existe perigo de eu ir sozinha?nao encontro companheiras…abraçao prof rosane..o blog da ro.

    • Olá Rosane! A moeda no Peru é o Nuevo Sol e podes comprá-la já no próprio país. Não creio que seja melhor comprares no Brasil. Quanto ao perigo em ires sozinha, depende mais de ti do que outra coisa qualquer! Boa viagem!

    • Rosane, você está querendo ir quando? Eu pretendo ir em agosto ou setembro de 2019. Também vou só, quem sabe vamos no mesmo dia.
      Meu nome é Giselli

Deixe um comentário