Clima na Grécia e quando ir

Como é o clima na Grécia

O clima na Grécia é, essencialmente, mediterrânico. Os Verões são, normalmente, quentes e secos e os Invernos mais frios e húmidos. Mas, apesar desta regularidade e de ser mais conhecido pelo sol, bom tempo e águas cristalinas, a Grécia é um país de alguns contrastes quando se fala de clima. Esta variedade deve-se, sobretudo, à sua topografia.

Estações climáticas e geografia na Grécia

Em termos de turismo, há três estações a ter em consideração no momento de planear uma viagem à Grécia.

» Estação alta (Verão): Junho-Agosto
» Meia estação (Primavera/Outono): Abril-Maio e Setembro-Outubro
» Estação baixa (Inverno): Novembro-Março

Mapa clima na Grécia

Nas ilhas, as temperaturas são sempre mais amenas. Em Maio, o tempo começa a melhorar e as temperaturas a subir para uma média de 20ºC. Em Junho, já podemos contar com temperaturas na ordem dos 25ºC-30ºC e com a água do mar bastante mais quentinha. Os meses mais quentes e secos na Grécia são, sem sombra de dúvidas, Julho e Agosto. No Inverno, as tempestades no Mediterrâneo provocam mau tempo, ventos frios e algumas chuvas torrenciais, sendo que ainda se pode apanhar vários dias de sol.

Na Grécia continental e nas zonas mais interiores e montanhosas do território, as temperaturas oscilam mais, um pouco à semelhança do que acontece em Portugal. No Verão, pode fazer muito calor e, no Inverno, muito frio. O Monte Olimpo (2.917 metros) é o ponto mais alto do país. O clima nas montanhas é alpino, apresentando temperaturas mais baixas e inversamente proporcionais ao nível de altitude. Os picos mais altos poderão ficar cobertos de neve durante alguns meses e há algumas estâncias de ski que “agradam a gregos e troianos”! :)

Atenas, a capital da Grécia, é uma cidade muito quente e seca durante o Verão, quando as temperaturas podem, facilmente, atingir os 40ºC e haver períodos de calor extremo. Mas, no Inverno, pode ser bastante fria e até mesmo nevar.

Ilha de Milos, Grécia

Qual a melhor altura para viajar na Grécia?

Na minha opinião, as melhores épocas para viajar na Grécia são a Primavera, os primeiros dias do Verão e o Outono. Mais concretamente:
» Desde meados de Abril até ao início de Junho
» Durante o mês de Setembro e até meados de Outubro

Durante estes períodos, a água do mar pode não estar tão quente, mas há menos pessoas, os preços são mais ajustados e a temperatura nas ilhas é amena. É a melhor altura para visitar as chamadas Ilhas Cíclades como, por exemplo, Santorini, Naxos, Milos, Paros, Ios, Mykonos e muitas outras.

Roteiro e guia de viagem para a ilha de Milos
Ler mais

No pico do Verão (Julho e Agosto), apesar da temperatura da água estar no seu melhor, há demasiados turistas na Grécia. Os voos e os hotéis são mais caros, as praias e as cidades estão muito cheias e o tempo pode ser demasiado abafado.

No Inverno, as ilhas de Rodes e Creta podem bons destinos para quem pretender aproveitar alguns dias tranquilos. Apesar de não ser a época ideal para visitar a Grécia, certamente irá descobrir um país totalmente diferente daquele a que nos habituaram as imagens dos postais!

Para ver o tempo actual na Grécia e as previsões para os próximos dias, clique no seguinte link:
» Ver tempo na Grécia

 
Planeia a tua viagem com estas ferramentas
Faz como eu! Estas são as principais ferramentas que utilizo na preparação das minhas viagens. Ao utilizares os links abaixo, poderás ter alguns descontos e vantagens e eu posso ganhar uma pequena comissão. Desta forma, ajudas-me a manter o blog sem pagares nada mais por isso.
Voos
Encontra os melhores voos no Skyscanner ou no Kiwi.com
Alojamento
Reserva o teu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb
Seguro de viagem
Faz sempre um bom seguro de viagem com a IATI ou a World Nomads
Tours e bilhetes
Marca tours e compra bilhetes para atracções através do GetYourGuide ou do Civitatis
Rent-a-car
Consegue os melhores preços no aluguer de carros com a Rentalcars.com ou a Rentcars
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamento com os cartões Revolut, Curve, N26 ou TransferWise

Precisas de ajuda para planear a tua próxima viagem?

Workshop Smart Travel

Deixe um comentário