Clima na Bolívia e quando ir

Como é o clima na Bolívia

A Bolívia é um país que se encontra numa zona de clima tropical e que, genericamente, tem duas grandes estações climáticas: Inverno (estação seca) e Verão (estação húmida).

Mas, para confundir tudo, por ser um território com diferenças tão díspares (vales temperados, planaltos semi-áridos, selva, lagos altiplanicos), o tempo na Bolívia varia muito conforme a altitude e a topografia da cada região. Grande parte da área do país está situado em altitude, pelo que as temperaturas variam muito entre o quente durante o dia o frio durante a noite. Nas terras altas, o sol pode ser intenso. Nas regiões mais baixas, a chuva pode ser implacável.

Clima na Bolívia

Estações climáticas na Bolívia

Inverno (estação seca): vai de Abril a Novembro e tem tendência para ser uma época mais fria e seca. Os dias são ligeiramente mais curtos mas, geralmente, mais ensolarados. As noites são mais frias, especialmente nas terras altas e durante os meses de Junho e Julho. O tempo é menos húmido (sendo que a chuva é uma possibilidade durante todo o ano) e as temperaturas nas terras baixas costumam estar mais amenas mas, entre Maio e Agosto, podem entrar algumas frentes frias vindas da Patagónia, que baixam drasticamente a temperatura em todo o país.

Verão (estação húmida): vai de Novembro a Março e caracteriza-se por ser uma estação mais quente e com mais chuva. Os dias tendem a ser quentes e húmidos nas regiões mais a Este, moderados a Sul e mais secos no Oeste. As chuvas são mais frequentes e intensas nas planícies e terras baixas, originando algumas inundações e estradas lamacentas que podem dificultar a mobilidade. As terras altas são menos afetadas pela chuva, mas é normal que os dias estejam sempre mais nublados. Esta é a altura em que as zonas rurais estão mais verdes, com plantas e flores a coloridas a desabrochar, mas não esquecer do repelente porque é também quando há mais mosquitos.

Qual a melhor época para viajar na Bolívia?

A Bolívia é um país bonito para visitar durante todo ano, mas há prós e contras em viajar nas diferentes estações. Planear antecipadamente os locais que pretende conhecer, os passeios que gostaria de fazer e o meio de transporte que vai utilizar ajudará muito para determinar a altura ideal para fazer esta viagem.

Existem cinco tipos de clima na Bolívia, intimamente ligados à geografia de cada região.

O primeiro, o clima dos Altos Antes compreende as cidades de La Paz, Lago Titicaca, Oruro e o Salar de Uyuni. Esta é a uma região cuja viagem deve ser agendada para o inverno (entre Abril e Outubro), uma vez que o clima é fresco e seco, havendo sol e registo de pouca chuva. Esta região – o Altiplano da Bolívia – é uma das mais visitadas.

Outro clima da Bolívia é o denominado de Terras Baixas Tropicais, que compreende as cidades de Trinidad e Santa Cruz de La Sierra e é caracterizado por humidade e calor durante ano inteiro. Entre Outubro e Maio a precipitação é frequente e ocorrem mesmo fenómenos de chuvas constantes e durante dias consecutivos.

Na Cordilheira Central, o clima é mais parecido com o mediterrâneo. As temperaturas variam entre os 15º e os 27º graus durante o dia e, à noite, baixam consideravelmente. A chuva ocorre no verão e nas cidades onde está presente – Cochabamba, Sucre, Tarija e Potosí – só na última é que costuma nevar, uma vez que está situada a 4.000 metros de altitude.

Destinos, roteiros e o que visitar na Bolívia
Por vezes referido como o “Tibete das Américas”, é um dos países mais remotos do hemisfério ocidental e o mais indígena de toda a América.
Ler mais

Mais quente e menos pluviosa, a região do Gran Chaco, que faz fronteira com o Paraguai, Brasil e Argentina, compreende temperaturas entre os 30º e os 40º graus. Por isso mesmo, é árida e seca, com chuva apenas entre Dezembro e Março.

O Vale dos Yungas é outro dos locais a visitar entre Abril e Outubro, de forma a evitar os meses de maiores chuvas. Localizado nas encostas orientais dos Andes, é um dos sítios abrangidos pelo clima tropical.

Assim, tendo em conta todas as variáveis, o melhor período para visitar a Bolívia será entre Maio e Outubro. Junho e Julho serão, provavelmente, os meses que apresentarão as melhores condições para visitar todos os tipos de geografia, dos vales às planícies, passando pelas às terras altas e as selvas húmidas.

Qual a melhor altura para visitar o Salar de Uyuni?

Salar de Uyuni, Bolívia

Toda a gente quer saber qual a melhor época para ver e percorrer o “maior espelho do mundo” no famoso Salar de Uyuni. Se esse for o principal objectivo da viagem, Março (final da estação húmida) e Abril (início da estação seca) serão os melhores meses. Durante os meses mais secos, não há água; durante os meses mais húmidos, há água a mais!

Para ver o tempo actual na Bolívia, por favor clicar no seguinte link: Tempo na Bolívia.

 
Planeia a tua viagem com estas ferramentas
Faz como eu! Estas são as principais ferramentas que utilizo na preparação das minhas viagens. Ao utilizares os links abaixo, poderás ter alguns descontos e vantagens e eu posso ganhar uma pequena comissão. Desta forma, ajudas-me a manter o blog sem pagares nada mais por isso.
Voos
Encontra os melhores voos no Skyscanner ou no Kiwi.com
Alojamento
Reserva o teu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb
Seguro de viagem
Faz sempre um bom seguro de viagem com a IATI ou a World Nomads
Tours e bilhetes
Marca tours e compra bilhetes para atracções através do GetYourGuide ou do Civitatis
Rent-a-car
Consegue os melhores preços no aluguer de carros com a Rentalcars.com ou a Rentcars
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamento com os cartões Revolut, Curve, N26 ou TransferWise

Precisas de ajuda para planear a tua próxima viagem?

Workshop Smart Travel

Deixe um comentário