Clima na Bolívia e quando ir

Como é o clima na Bolívia

A Bolívia é um país que se encontra numa zona de clima tropical e que, genericamente, tem duas grandes estações climáticas: Inverno (estação seca) e Verão (estação húmida).

Mas, para confundir tudo, por ser um território com diferenças tão díspares (vales temperados, planaltos semi-áridos, selva, lagos altiplanicos), o tempo varia muito conforme a altitude e a topografia da cada região. Grande parte da área do país está situado em altitude, pelo que as temperaturas variam muito entre o quente durante o dia o frio durante a noite. Nas terras altas, o sol pode ser intenso. Nas regiões mais baixas, a chuva pode ser implacável.

Clima na Bolívia

Estações climáticas na Bolívia

Inverno (estação seca): vai de Abril a Novembro e tem tendência para ser uma época mais fria e seca. Os dias são ligeiramente mais curtos mas, geralmente, mais ensolarados. As noites são mais frias, especialmente nas terras altas e durante os meses de Junho e Julho. O tempo é menos húmido (sendo que a chuva é uma possibilidade durante todo o ano) e as temperaturas nas terras baixas costumam estar mais amenas mas, entre Maio e Agosto, podem entrar algumas frentes frias vindas da Patagónia, que baixam drasticamente a temperatura em todo o país.

Verão (estação húmida): vai de Novembro a Março e caracteriza-se por ser uma estação mais quente e com mais chuva. Os dias tendem a ser quentes e húmidos nas regiões mais a Este, moderados a Sul e mais secos no Oeste. As chuvas são mais frequentes e intensas nas planícies e terras baixas, originando algumas inundações e estradas lamacentas que podem dificultar a mobilidade. As terras altas são menos afetadas pela chuva, mas é normal que os dias estejam sempre mais nublados. Esta é a altura em que as zonas rurais estão mais verdes, com plantas e flores a coloridas a desabrochar, mas não esquecer do repelente porque é também quando há mais mosquitos.

Qual a melhor época para viajar na Bolívia?

A Bolívia é um país bonito para visitar durante todo ano, mas há prós e contras em viajar nas diferentes estações. Planear antecipadamente os locais que pretende conhecer, os passeios que gostaria de fazer e o meio de transporte que vai utilizar ajudará muito para determinar a altura ideal para fazer esta viagem.

Existem cinco tipos de clima na Bolívia, intimamente ligados à geografia de cada região.

O primeiro, o clima dos Altos Antes compreende as cidades de La Paz, Lago Titicaca, Oruro e o Salar de Uyuni. Esta é a uma região cuja viagem deve ser agendada para o inverno (entre Abril e Outubro), uma vez que o clima é fresco e seco, havendo sol e registo de pouca chuva. Esta região – o Altiplano da Bolívia – é uma das mais visitadas.

Outro clima, denominado de Terras Baixas Tropicais, compreende as cidades de Trinidad e Santa Cruz de La Sierra e é caracterizado por humidade e calor durante ano inteiro. Entre Outubro e Maio a precipitação é frequente e ocorrem mesmo fenómenos de chuvas constantes e durante dias consecutivos.

Na Cordilheira Central, o clima é mais parecido com o mediterrâneo. As temperaturas variam entre os 15º e os 27º graus durante o dia e, à noite, baixam consideravelmente. A chuva ocorre no verão e nas cidades onde está presente – Cochabamba, Sucre, Tarija e Potosí – só na última é que costuma nevar, uma vez que está situada a 4.000 metros de altitude.

Destinos, roteiros e o que visitar na Bolívia
Por vezes referido como o “Tibete das Américas”, é um dos países mais remotos do hemisfério ocidental e o mais indígena de toda a América.
Ler mais

Mais quente e menos pluviosa, a região do Gran Chaco, que faz fronteira com o Paraguai, Brasil e Argentina, compreende temperaturas entre os 30º e os 40º graus. Por isso mesmo, é árida e seca, com chuva apenas entre Dezembro e Março.

O Vale dos Yungas é outro dos locais a visitar entre Abril e Outubro, de forma a evitar os meses de maiores chuvas. Localizado nas encostas orientais dos Andes, é um dos sítios abrangidos pelo clima tropical.

Assim, tendo em conta todas as variáveis, o melhor período para visitar a Bolívia será entre Maio e Outubro. Junho e Julho serão, provavelmente, os meses que apresentarão as melhores condições para visitar todos os tipos de geografia, dos vales às planícies, passando pelas às terras altas e as selvas húmidas.

Qual a melhor altura para visitar o Salar de Uyuni?

Salar de Uyuni, Bolívia

Toda a gente quer saber qual a melhor época para ver e percorrer o “maior espelho do mundo” no famoso Salar de Uyuni. Se esse for o principal objectivo da viagem, Março (final da estação húmida) e Abril (início da estação seca) serão os melhores meses. Durante os meses mais secos, não há água; durante os meses mais húmidos, há água a mais!

Para ver o tempo actual na Bolívia, por favor clicar no seguinte link: Tempo na Bolívia.

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Voos
Encontre os melhores voos no Skyscanner ou no Kiwi.com
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a IATI
Tours e bilhetes
Marque os seus tours e compre bilhetes para atracções na GetYourGuide ou na Civitatis
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamento com os cartões Curve, N26 ou TransferWise

Deixe um comentário