Clima em Marrocos e quando ir

Como é o tempo em Marrocos

Com uma diversidade geográfica tão grande (costa, montanhas do Rif, montanhas do Atlas, deserto do Sahara, cidades imperiais no interior), Marrocos tem um clima muito diferenciado, conforme a região e a estação do ano.

Como referência, podemos orientar-nos pelas 4 estações normais do hemisfério Norte e, depois, ajustá-las à zona ou zonas que vamos visitar. A Norte, clima é tipo mediterrânico. Na costa Oeste é atlântico, parecido com Portugal mas, tendencialmente, um bocado mais quente. Para sul, mais próximo do Sahara, é mais desértico.

No Verão, particularmente em Agosto, as cidades interiores (Fés, Marrakech, etc) e o deserto podem estar um verdadeiro forno e tornar as visitas um bocado pesadas. Na costa um pouco menos menos, mas à medida que se anda para sul (Agadir, etc) o calor também começa a apertar. O que não é necessariamente mau!

No Inverno, a costa norte e atlântica apresentam temperaturas médias, melhores que em Portugal. Mas nas montanhas do Rif (Chefchaouen, etc) costuma estar nublado e chover ou nevar. No médio-alto Atlas, é quase certo que neva e pode até tornar-se agreste um pouco agreste.

Mapa clima Marrocos

Qual a melhor altura para viajar em Marrocos?

As alturas mais equilibradas e, provavelmente, melhores para visitar este país árabe serão, então, a Primavera (Mar-Mai), quando ainda há muito verde e a temperatura já está mais amena, e o Outono (Set-Nov), quando o calor mais intenso do Verão já passou.

Em todo o caso, viajar é viajar e cada um sabe de si.  E Marrocos é um país que pode ser visitado em qualquer altura do ano e oferece diferentes opções de divertimento. Já estive em Marrocos em diversas épocas e estações e sabe sempre bem experimentar fugir um pouco das alturas e locais mais fora dos circuitos turísticos habituais.

Para ver o tempo actual em Marrocos, por favor clicar no seguinte link: Tempo em Marrocos.

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a IATI.
Tours e bilhetes
Encontre tours à medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou a Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
 

Mais dicas de viagem sobre Marrocos

55 comentários em “Clima em Marrocos e quando ir”

  1. Olá,
    Gostaria muito de ir a Marraquexe com a minha família mas só posso em julho ou agosto.
    Será recomendável? Consegue-se aguentar fazer passeios de Moto4 e camelo e ir às cascatas com o calor?
    Obrigada

    • Olá Manuela! Pois… esses são, normalmente, meses de MUITO calor. Mas aquilo está cheio de turistas, pelo que não deve morrer muita gente! :) Nunca lá estive no pico do Verão, pelo que não posso falar por experiência própria. Boa viagem!

    • Olá Catarina! Isso da segurança às vezes é um pouco relativo. Dito isto, não é uma país perigoso por si só. As mulheres às vezes sentem alguma “pressão” pela atitude um pouco generalizada dos homens muçulmanos… mas sabendo lidar com isso, diria que é perfeitamente tranquilo viajares sozinha. Espero ter ajudado.

  2. Boas André
    Qual a melhor cidade para ficar em abril??? Comentaste que a temperatura é melhor q Portugal significa que dá para andar d tshirt e calções 😂😂😂

    • Olá Aurio! Bem, isso de “melhor cidade” é sempre muito relativo… até porque as temperatura variam muito conforme as regiões, altitude, proximidade da costa, etc. É uma questão de explorares um bocadinho, acho eu :)

Deixe um comentário