Castelo de sonhos

Não resisto. Faço de conta que me engano no caminho e saio da auto-estrada antes de chegar ao fim. Faço o “rali” desde Messines pela estrada secundária bem escura e estreita que aumenta a sensação de velocidade. Só quando avisto o castelo ao longe é que levanto o pé.

Tantas vezes sonhei atravessar Silves à noite com a minha amada ao meu lado, para lhe mostrar o castelo iluminado e fantasiar sobre as batalhas que ali se travaram e sobre os homens que ali morreram pelo amor da sua princesa.

Mas, mais uma vez, hoje atravesso sozinho. Dantes, a visão do castelo dava-me força e coragem. Hoje nem o consigo olhar bem… atravessa-me um sentimento de raiva profundo e acelero ainda mais. Faço o resto da estrada até Porto de Lagos no máximo, a exigir tudo do pobre Corsinha que em breve vai embora, e só descanso quando me atravesso na curva de Odelouca.

Seria honrado morrer nas muralhas do castelo, a lutar uma batalha por uma causa perdida ou um amor impossível, como antigamente. Mas não aqui, sozinho, numa curva apertada de uma estrada secundária escura e estreita.

Abrando, ponho um CD, desligo o ar condicionado e abro o vidro para sentir o cheiro das laranjeiras.

Talvez não me engane outra vez e siga sempre, sem me desviar, pelas estradas que outros fizerem para mim. Talvez, assim, consiga ter algum sossego e nunca mais voltar a sonhar com o Castelo de Silves.

Junho, 2004

——————–

UPDATE Março 2017
Não aprendi a lição e continuo a ir pela estrada secundária! :)

 
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Voos
Encontre os melhores voos no Skyscanner ou no Kiwi.com
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb
Seguro de viagem
Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a IATI
Tours e bilhetes
Marque os seus tours e compre bilhetes para atracções na GetYourGuide ou na Civitatis
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamento com os cartões Curve, N26 ou TransferWise
 

Mais dicas de viagem sobre Portugal

Deixe um comentário