A Casa La Palma é um projecto de um casal espanhol de Málaga, Ana e Carlos, que compraram esta casa de habitação típica em Chefchaouen e a transformaram numa excelente guest-house onde recebem os hóspedes de uma forma muito amigável e personalizada.
Tem uma boa relação qualidade/preço e está localizada na parte alta da cidade, dentro da Medina e no meio de habitações de famílias locais. A localização pode ser, ao mesmo tempo, um ponto fraco e ponto forte. Fraco porque, a partir da praça central, tem que se subir bastante (mais de 100 degraus no total) para lá chegar; forte porque esse “passeio” vai desvendar as várias ruelas, lojas e casas em tons de azul, que são, na verdade, o maior atractivo de Chaouen. A magnífica vista desde o terraço da casa, sobre toda a cidade, convida a um entardecer relaxado a observar a vida local a passar.
Para chegar de carro até à casa e descarregar a bagagem deve-se seguir as indicações até ao Hotel Atlas Chaouen (que tem uma esplanada com a melhor vista da cidade), sempre a subir. Chegando ao hotel, continuar por uma estradinha do lado esquerdo até ao fim, que vai dar à porta Bab El Maharoc. O carro pode ficar estacionado no parque do hotel ou no parque do rio; ambos são vigiados e custam cerca de 10-15 Dirhams por dia. Um Grand Taxi desde Ceuta até Chefchaouen deve ficar por cerca de 280-300 Dh, preço para o carro em exclusivo, sem paragens para apanhar outros passageiros.
Os 5 quartos são bons. Estão muito bem decorados ao estilo marroquino, bem limpos e cuidados. Todos têm uma cama de casal e uma cama/sofá mais pequena (é normal esta terceira cama nos quartos marroquinos) que dá perfeitamente para uma terceira pessoa, quarto de banho privado, mesa e cadeiras de apoio, candeeiros e almofadas típicas, almofadas, etc. Não tem televisão, nem ar-condicionado. Os quartos de banho são simples mas bons, espaçosos e com um duche excelente. Fornecem toalhas.
Não tem propriamente restaurante, mas um bom pequeno-almoço caseiro está incluído no preço e há bebidas frescas na cozinha (foi-me oferecida uma de boas-vindas). As outras refeições podem ser tomadas num dos vários restaurantes da cidade. Há internet Wi-Fi gratuita em toda a casa, incluindo nos quartos.
Fiquei hospedado na Casa La Palma por 2 noites e recomendo para qualquer tipo de público, excepto para pessoas com mobilidade muito limitada, apenas por causa dos degraus da subida (a própria cidade é assim). Grupos de até 15 pessoas podem alugar a casa completa.
Reservar Casa La Palma