Cartão Europeu de Seguro de Doença

O Cartão Europeu de Seguro de Doença, também conhecido por Cartão Europeu de Saúde, garante ao seu portador o acesso a cuidados de saúde durante uma estadia temporária em qualquer um dos Estados-Membros da União Europeia e outros Estados aderentes (Islândia, Listenstaine, Noruega e Suíça).

O que é o Cartão Europeu de Seguro de Doença

Algumas das principais preocupações dos viajantes estão relacionadas com as questões de segurança e assistência médica em caso doença ou acidente no estrangeiro, o que é fácil de entender. Ora, uma das vantagens de pertencer à União Europeia é poder beneficiar de um conjunto de políticas comuns que facilitam a circulação de pessoas no espaço composto pelos Estados-Membros.

Com este cartão qualquer cidadão europeu poderá aceder a cuidados de saúde durante uma estadia temporária em qualquer um dos Estados-Membros da União Europeia e outros Estados aderentes (Islândia, Listenstaine, Noruega e Suíça),

Esses cuidados de saúde serão prestados nas mesmas condições e ao mesmo custo que aos cidadãos beneficiários do sistema de saúde público (hospitais, centro de saúde, médicos, farmácias, etc) do respectivo país que se encontra a visitar. Em alguns países poderá ser totalmente gratuito; noutros, poderá haver lugar ao pagamento de taxas moderadoras ou comparticipações (como, por exemplo, acontece em Portugal).

Cartão Europeu Seguro de Saude

 

Quem pode requerer o Cartão Europeu de Seguro de Doença

Cidadãos Portugueses: sendo Portugal um Estado-Membro da União Europeia, praticamente qualquer cidadão português pode requerer o cartão, que será atribuído de forma gratuita. Nomeadamente:
+ Trabalhadores que se encontrem abrangidos por um regime de Segurança Social, não activos, pensionistas e respectivos familiares
+ Beneficiários de subsistemas de saúde públicos ou privados
+ Utentes do serviço nacional de saúde

Cidadãos Brasileiros: não sendo o Brasil um Estado-Membro da União Europeia, este cartão não se aplica a cidadãos brasileiros. Assim, a minha recomendação é fazerem um bom Seguro de Viagem sempre que viajarem para algum país europeu.

[box type=”alert”]Mesmo para cidadãos portugueses, o CESD não é uma alternativa a um seguro de viagem. Entre outras coisas, não cobre cuidados prestados em hospitais ou clínicas privadas, despesas de repatriamento ou, por exemplo, indemnizações por roubo ou danos de bens.[/box]

 

Como e onde requerer o Cartão Europeu de Seguro de Doença

Na internet: a forma mais simples e rápida de obter o cartão é fazer o respectivo pedido através da internet, nomeadamente no site da Segurança Social Directa. O cartão será depois enviado para a morada do titular no prazo aproximado de 7 dias úteis.

Presencialmente: quem não é utilizador da Segurança Social Directa, pode fazer o pedido do cartão presencialmente, nomeadamente nos balcões de atendimento da Segurança Social, nas Lojas/Espaços do Cidadão ou nos serviços do subsistema de saúde do interessado, se for o caso.

cartão CESD

 

Aplicação para smartphones

Existe uma aplicação do Cartão Europeu de Seguro de Doença para Android, iPhone e Windows Phone que inclui informações gerais, guia de utilização em cada um dos países, números de telefone de emergência, despesas e tratamentos abrangidos, como solicitar reembolsos e quem contactar em caso de extravio. A aplicação, que está disponível em 25 línguas, pode ser descarregada no site da Comissão Europeia.

Atenção: A app não substitui o cartão físico nem permite o seu download. O mesmo deve ser sempre levado durante a viagem.

cartão europeu saude seguro

Descarregar aplicação

 

Informação complementar actualizada

Para ver toda a informação sempre actualizada relativa ao Cartão Europeu de Saúde de Doença, por favor consultar as páginas da Segurança Social, da Comissão Europeia e do Eurocid.

   
Planeie a sua viagem com estas ferramentas
Faça como eu! Estas são as ferramentas que utilizo no planeamento e preparação das minhas viagens. Ao utilizar os links abaixo, poderá ter alguns benefícios e, ao mesmo tempo, ajuda-me a manter o blog sem pagar nada mais por isso.
Pesquisar voos
Pesquise os seus voos num agregador como o Skyscanner ou o Momondo.
Alojamento
Reserve o seu hotel, hostel ou guesthouse no Booking ou no Airbnb.
Seguro de viagem
Não arrisque! Faça sempre um bom seguro de viagem com a World Nomads ou a Globelink.
Tours e bilhetes
Encontre um tour à sua medida e compre bilhetes para atracções no GetYourGuide ou no Viator.
Rent-a-car
Consiga os melhores preços de aluguer de carros na Rentalcars ou na Economy Car Rentals.
Cartões Bancários
Poupe nas taxas de levantamentos em viagem com os cartões Revolut ou N26.
WiFi e Internet Móvel
Tenha internet ilimitada em qualquer país do mundo com o Skyroam.

Deixe um comentário