O que é o Caminho Português de Santiago Interior
O Caminho Português de Santiago Interior é uma rota de peregrinação de origem medieval que atravessa 8 concelhos de Portugal, atravessando depois a fronteira por Verín e prosseguindo via Ourense até Santiago de Compostela.
É um dos cinco Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago propostos pelo Ministério da Cultura Português para adquirir o reconhecimento de património mundial pela UNESCO e apresenta-se como um “caminho de reflexão, desafio e superação”, propondo um percurso alternativo pelo interior, menos massificado, mais espiritual e em maior contacto com a natureza.
Etapas do Caminho Português de Santiago Interior
O Caminho Português de Santiago Interior tem uma extensão total de 387 kms, sendo que 214 kms atravessam o território nacional, entre Viseu e Chaves, numa sucessão de lugares com um elevado valor histórico e de enorme beleza.
Em território português, estas são as 11 etapas deste trajecto:
Etapa 1: Farminhão (Viseu) » Fontelo (Viseu) = 16 km
Etapa 2 :: Fontelo (Viseu) » Almargem (Viseu) = 16 km
Etapa 3 :: Almargem (Viseu) » Ribolhos (Castro Daire) = 23 km
Etapa 4 :: Ribolhos (Castro Daire) » Bigorne (Lamego) = 20 km
Etapa 5 :: Bigorne (Lamego) » Lamego (Lamego) = 16 km
Etapa 6 :: Lamego (Lamego) » Bertelo (Sta Marta de Penaguião) = 27 km
Etapa 7 :: Bertelo (Sta Marta de Penaguião) » Vila Real (Vila Real) = 11 km
Etapa 8 :: Vila Real (Vila Real) » Parada de Aguiar (Vila Pouca de Aguiar) = 26 km
Etapa 9 :: Parada de Aguiar (Vila Pouca de Aguiar) » Vidago (Chaves) = 23 km
Etapa 10 :: Vidago (Chaves) » Chaves (Chaves) = 18 km
Etapa 11 :: Chaves (Chaves) » Vilarelho da Raia (Chaves) = 15 km
Caminho Português de Santiago Interior em modo turismo
Acredito que pode haver diferentes razões para alguém querer fazer o Caminho de Santiago. Para uns poderá ser um chamamento religioso, para outros uma busca espiritual, um desafio físico, uma oportunidade de convívio… ou, simplesmente, porque está na moda! Tudo bem, cada um sabe de si.
Assim, quando surgiu o convite para fazer esta blog trip, fiquei entusiasmado, pois era uma oportunidade para conhecer uma perspectiva nova sobre uma região que tanto aprecio e experimentar um bocadinho do “caminho”… para, quem sabe um dia, aventurar-me em alguma coisa mais a sério.
O que proponho neste artigo é fazer este percurso em “modo turismo”, com maior enfoque na riqueza cultural e patrimonial presente nas cidades e aldeias que o caminho atravessa, mas com algumas incursões e caminhadas pelas partes mais selvagens e naturais.
Os peregrinos e caminheiros mais tradicionais e da velha guarda poderão desprezar esta alternativa, mas é um facto que o interesse nela existe e pode fazer muito bem às populações e negócios locais.
Viseu
Oficialmente, o Caminho Português de Santiago Interior começa em Farminhão, junto ao campo de golf do Montebelo. Mas, por simplicidade logística (transportes, alojamentos, etc), muita gente prefere iniciar no centro de Viseu.
A partir daí, o percurso segue para norte em direcção a Campo de Madalena, passa pelo aeródromo de Viseu e vai terminar no Albergue de Almargem (Tel: 962836335).
Etapa 1
Farminhão » Fontelo
16 km
3h30m
Difícil
Etapa 2
Fontelo » Almargem
16 km
3h
Médio
Pontos de Interesse
» Estrada Romana
» Painel de Azulejos do Rossio
» Jardim Tomás Ribeiro
» Largo da Sé
» Sé Catedral
» Museu Nacional Grão Vasco
» Igreja do Carmo
» Rua Direita
Onde dormir em Viseu
Para uma noite económica ao melhor estilo peregrino, o Allgo Hostel é uma excelente opção. Se prefere um hotel com mais algumas comodidades, veja as estas alternativas:
» Ryokan Hospedaria Japonesa
» Hotel Grão Vasco
» Avenida Boutique Hotel
» Palácio dos Melos
» Pousada de Viseu
Castro Daire
As Etapas 3 e 4, que percorrem maioritariamente o concelho de Castro Daire, são das mais desafiantes de todo o percurso mas, ao mesmo tempo, muito recompensadores em termos de paisagem.
Etapa 3
Almargem » Ribolhos
23 km
6h
Muito difícil
Etapa 4
Ribolhos » Bigorne
20 km
5h
Muito difícil
Pontos de Interesse
» Igreja Paroquial de Moledo
» Igreja Matriz de Mões
» Pelourinho de Mões
» Vila Boa
» Praia Fluvial da Folgosa (Rio Paiva)
» Igreja Matriz de Castro Daire
» Serra do Montemuro
Uma sugestão para caminheiros pouco experientes, é fazer o trecho que começa em Mões, passa por Vila Boa e termina no Albergue de Ribolhos (Tel: 232319154 ou 933942763). Podem, por exemplo, deixar o carro em Mões e, no final, a partir de Vila Boa ou de Ribolhos, regressar de autocarro, táxi ou à boleia.
Quem decidir seguir caminho, vai passar pela Praia Fluvial da Folgosa ou, em alternativa, atravessar o centro de Castro Daire, onde existem restaurantes e algumas opções de alojamento.
Depois, as coisas começam a ficar sérias e até chegar a Bigorne (já no concelho de Lamego) o Albergue da Moura Morta (Tel: 232319154 ou 933942763) é dos poucos locais disponíveis para pernoitar.
Lamego
Uma das etapas mais curtas e fáceis do Caminho Português de Santiago Interior termina na cidade de Lamego que, principalmente por razões familiares, me é muito querida. Se passar aqui algum tempo, é provável que veja algumas referências ao nome “Parente”.
Seja ou não um passeio com componente religiosa ou espiritual, uma visita ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é mesmo obrigatória!
Etapa 5
Bigorne » Lamego
16 km
3h15m
Médio
Pontos de Interesse
» Igreja Paroquial de Magueija
» Sé Catedral de Lamego
» Museu de Lamego
» Teatro Ribeiro Conceição
» Rua da Olaria
» Castelo de Lamego
» Caves Raposeira
» Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Onde dormir em Lamego
A Quinta da Timpeira e a Quinta de Recião são óptimas opções para ficar num ambiente familiar e em contacto com a natureza. Diga que vai por minha recomendação, pois é capaz de ter uma surpresa! Outras alternativas:
» Host’olaria
» 6/4 de Lamego
» Muralha Charm House
» Douro Castelo Signature Hotel
» Lamego Hotel & Life
Peso da Régua
A Etapa 6, a mais longa deste caminho interior, passa por três concelhos: Lamego, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião. Entramos da região do Alto Douro Vinhateiro e, na minha opinião, nos cenários mais bonitos de todo o percurso.
Etapa 6
Lamego » Bertelo
27 km
7h
Muito difícil
Intimamente ligada à produção e história do Vinho do Porto, a Régua pode ser um excelente ponto de paragem. Para além de haver muito aprender, aqui é possível encontrar uma oferta de alojamentos de grande qualidade!
Pontos de Interesse
» Miradouro de Santo António
» Ponte Pedonal da Régua
» Zona Ribeirinha do Peso da Régua
» Museu do Douro
» Casa do Douro
» Igreja Matriz do Peso da Régua
Onde dormir na Régua
Se tiver oportunidade e disponibilidade de orçamento, aponte directamente para o magnífico Six Senses Douro Valley! Caso contrário, veja estas alternativas:
» Residencial Douro
» Casa Vila Rosa
» Hotel Regua Douro
» Vila Gale Collection Douro
» The Wine House Hotel
Santa Marta de Penaguião
Depois da Régua, o caminho segue por Santa Marta de Penaguião e vai terminar a Etapa 6 em Bertelo, onde há um albergue (Tel: 259969115).
Etapa 6
Lamego » Bertelo
27 km
7h
Muito difícil
Etapa 7
Bertelo » Vila Real
11 km
3h
Muito difícil
Na pacata vila de Santa Marta, que integra também o roteiro da Estrada Nacional N2, tivemos uma simpática recepção por parte do Presidente da Câmara! Num miradouro com uma fantástica vista sobre quintas e vinhas, partilhamos um pequeno-almoço reforçado (bacalhau com babatas), tal como se serve aos trabalhadores no final da labuta.
Neste espaço, estão plantadas amostras das mais de 100 castas autorizadas na Região Demarcada do Douro e existe uma placa com o nome de cerca de 90 funcionários penaguienses prestaram serviço na Casa do Douro.
Pontos de Interesse
» Espaço Douro Vivo
» Capela de Santa Marta
» Igreja Paroquial de São Miguel de Lobrigos
» Cemitério de São Miguel de Lobrigos
» Caves Santa Marta
Onde dormir em Sta Marta de Penaguião
A oferta de alojamentos em Sta Marta de Penaguião é um pouco limitada, mas para quem aprecia algum isolamento pode ser um bom local para pernoitar.
» Hotel Oasis
» Casa Do Boteco
» Casa do Salgueiral
» MW Douro Wine & Spa
Vila Real
Apesar de simpática recepção no Posto de Turismo, infelizmente não tivemos muito tempo para visitar Vila Real. No entanto, estou certo que este será um ponto de paragem obrigatório, seja para quem está a fazer o caminho completo ou apenas a percorrer alguns trechos em “modo turismo”.
Etapa 7
Bertelo » Vila Real
11 km
3h
Muito difícil
Etapa 8
Vila Real » Parada de Aguiar
26 km
3h45m
Difícil
A Vila Real é bom chegar com fome e começar logo por saciar a barriga com os famosos “covilhetes”, seguidos de um café e uma “crista de galo” na histórica Pastelaria Gomes.
Pontos de Interesse
» Av. Carvalho Araújo
» Sé Catedral de Vila Real
» Praça Camilo Castelo Branco
» Câmara Municipal de Vila Real
» Museu de Vila Velha
» Capela de São Brás
» Passadiços do Corgo
» Paládio de Mateus
Onde dormir em Vila Real
Desde os quartos centrais da Novabila Guesthouse até herdades no meio das vinhas, com a Quinta da Corujeira em Vila Real há um pouco de tudo. Explore estas sugestões!
» Douro Village Hostel
» Hotel Miracorgo
» O Palacete
» Apartamentos do Prado In Douro
» Borralha Hotel, Restaurante & Spa
Vila Pouca de Aguiar
A Etapa 8 termina no Albergue de Santiago, em Parada, que é a alternativa mais evidente para pernoita para quem está a fazer o caminho em modo peregrino. Se for o caso, veja todas informações e como reservar no site oficial dos Albergues de Aguiar.
Etapa 8
Vila Real » Parada de Aguiar
26 km
3h45m
Difícil
Etapa 9
Parada de Aguiar » Vidago
23 km
4h
Fácil
A Etapa 9 é referida por muitos viajantes como a mais bonita do percurso e, provavelmente, é a minha preferida de todo o Caminho Português de Santiago Interior. Não só porque é a mais leve em termos de dificuldade… :) mas também porque atravessa aldeias e lugares muito bonitos como Cidadelha, Vila Meã, Pedras Salgadas e Vidago.
Pontos de Interesse
» Castelo de Pena Aguiar
» Igreja de Soutelo de Aguiar
» Ecovia do Tâmega e do Corgo
» Ponte de Cidadelha
» Igreja Românica de Santa Leocádia
» Parque termal das Pedras Salgadas
Onde dormir em Vila Pouca de Aguiar
Para se mimar um bocadinho, o Pedras Salgadas Spa & Nature Park é o local perfeito! Se procura apenas algo mais prático e económico, veja estas sugestões:
Chaves
As duas últimas etapas do Caminho Português de Santiago Interior percorrem o concelho de Chaves até Vilarelho da Raia e à fronteira com Espanha e á Via da Prata, onde se pode “apanhar” outro Caminho de Santigo.
Etapa 10
Vidago » Chaves
18 km
4h
Difícil
Etapa 11
Chaves » Vilarelho da Raia
15 km
3h
Médio
Localizada nas margens do Rio Tâmega, Chaves é uma cidade encantadora, cheias de referências e monumentos históricos que remontam aos tempos de ocupação romana. Do ponto de vista turístico, é o sítio perfeito para terminar esta aventura!
Pontos de Interesse
» Hotel Vidago Palace
» Fonte Termal das Águas Campilho
» Ponte Romana/Ponte de Trajano
» Torre de Menagem
» Igreja Matriz de Santa Maria Maior
» Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso
» Termas Romanas
» Km0 da EN2
Onde dormir em Chaves
O histórico e luxuoso Vidago Palace é um sonho de espaço e o Hotel Aquae Flaviae é uma referência na cidade. Mas há várias opções práticas e eficientes capazes de satisfazer tanto turistas como peregrinos.
» Ibis Styles Chaves
» Castelo Hotel
» Hotel Termas
» Alojamento Central
» Residencial Bem Estar
Mais informação sobre o Caminho Português de Santiago Interior
Para obter informações mais completas sobre o o Caminho Português de Santiago Interior, como mapas detalhado das etapas, localização e contactos dos albergues, credencial do peregrino, pontos de interesse, actualizações meteorológicas, etc… por favor consulte os canais oficiais através dos seguintes links.
:: Website: https://cpisantiago.org/
:: Facebook: https://www.facebook.com/cpisantiago
:: Instagram: https://www.instagram.com/cpisantiago/
Nota
Fiz esta viagem a convite do agrupamento de Municípios organizadores do Caminho Português de Santiago Interior. Como sempre, os conteúdos, referências e opiniões contidas neste artigo são pessoais e isentos de qualquer influência de parceiros institucionais ou comerciais.